POESIA NA SALA DE AULA: APRENDENDO COM PRAZER
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 7784 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1130 "inscrito_id" => 905 "titulo" => "POESIA NA SALA DE AULA: APRENDENDO COM PRAZER" "resumo" => "Este resumo tem por objetivo apresentar o trabalho desenvolvido com o gênero poético, destinado aos alunos do 1ª ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima, da cidade de Januária/MG. O trabalho vem sendo realizado pelas professoras regentes juntamente às acadêmicas bolsistas do PIBID/UNIMONTES do Curso de Pedagogia. Utilizou-se como referenciais teóricos os seguintes autores: Abramovich (1998), Cunha (1988), Freire (2011), Pinheiro (2007), Sorrenti (2007), Schneuwly, Dolz e colaboradores (2013), dentre outros. A proposta metodológica priorizou a elaboração de sequência didática, destacando formato do texto, sonoridade das palavras, rimas e ritmos, reflexão sobre o significado e emoção, sugeridos pelo texto lido. As atividades ministradas no decorrer do trabalho são: leitura e escrita de textos poéticos, produção coletiva e individual, varal poético, sarau de poesia e dramatização de poesias. A sequência didática foi elaborada a partir do estudo minucioso dos textos, levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos, seleção de materiais e organização de atividades. O êxito do trabalho está relacionado ao repertório de poemas aos quais as crianças terão acesso, aos materiais que compõem a sequência didática, envolvimento e participação com a proposta e mediações realizadas pelas professoras e pelas bolsistas. Verifica-se a ampliação do conhecimento dos alunos sobre as leituras do gênero textual poesia e a formação de leitores na sala de aula de forma prazerosa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO" "palavra_chave" => "GÊNEROS TEXTUAIS, POESIA, LEITURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_19_22_06_idinscrito_905_70fe87da63c01d543f2b6133128e4693.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA LEITE BATISTA" "autor_nome_curto" => "FERNANDA LEITE" "autor_email" => "leite.batista@bol.com.br" "autor_ies" => "UNIMONTES" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 7784 "edicao_id" => 23 "trabalho_id" => 1130 "inscrito_id" => 905 "titulo" => "POESIA NA SALA DE AULA: APRENDENDO COM PRAZER" "resumo" => "Este resumo tem por objetivo apresentar o trabalho desenvolvido com o gênero poético, destinado aos alunos do 1ª ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima, da cidade de Januária/MG. O trabalho vem sendo realizado pelas professoras regentes juntamente às acadêmicas bolsistas do PIBID/UNIMONTES do Curso de Pedagogia. Utilizou-se como referenciais teóricos os seguintes autores: Abramovich (1998), Cunha (1988), Freire (2011), Pinheiro (2007), Sorrenti (2007), Schneuwly, Dolz e colaboradores (2013), dentre outros. A proposta metodológica priorizou a elaboração de sequência didática, destacando formato do texto, sonoridade das palavras, rimas e ritmos, reflexão sobre o significado e emoção, sugeridos pelo texto lido. As atividades ministradas no decorrer do trabalho são: leitura e escrita de textos poéticos, produção coletiva e individual, varal poético, sarau de poesia e dramatização de poesias. A sequência didática foi elaborada a partir do estudo minucioso dos textos, levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos, seleção de materiais e organização de atividades. O êxito do trabalho está relacionado ao repertório de poemas aos quais as crianças terão acesso, aos materiais que compõem a sequência didática, envolvimento e participação com a proposta e mediações realizadas pelas professoras e pelas bolsistas. Verifica-se a ampliação do conhecimento dos alunos sobre as leituras do gênero textual poesia e a formação de leitores na sala de aula de forma prazerosa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO" "palavra_chave" => "GÊNEROS TEXTUAIS, POESIA, LEITURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_19_22_06_idinscrito_905_70fe87da63c01d543f2b6133128e4693.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA LEITE BATISTA" "autor_nome_curto" => "FERNANDA LEITE" "autor_email" => "leite.batista@bol.com.br" "autor_ies" => "UNIMONTES" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conedu" "edicao_nome" => "Anais I CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014" "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png" "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }