Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POESIA NA SALA DE AULA: APRENDENDO COM PRAZER

Palavra-chaves: GÊNEROS TEXTUAIS, POESIA, LEITURA Pôster (PO) LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO
"2014-09-18 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 7784
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1130
    "inscrito_id" => 905
    "titulo" => "POESIA NA SALA DE AULA: APRENDENDO COM PRAZER"
    "resumo" => "Este resumo tem por objetivo apresentar o trabalho desenvolvido com o gênero poético, destinado aos alunos do 1ª ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima, da cidade de Januária/MG. O trabalho vem sendo realizado pelas professoras regentes juntamente às acadêmicas bolsistas do PIBID/UNIMONTES do Curso de Pedagogia. Utilizou-se como referenciais teóricos os seguintes autores: Abramovich (1998), Cunha (1988), Freire (2011), Pinheiro (2007), Sorrenti (2007), Schneuwly, Dolz  e colaboradores (2013), dentre outros. A proposta metodológica priorizou a elaboração de sequência didática, destacando formato do texto, sonoridade das palavras, rimas e ritmos, reflexão sobre o significado e emoção, sugeridos pelo texto lido. As atividades ministradas no decorrer do trabalho são: leitura e escrita de textos poéticos, produção coletiva e individual, varal poético, sarau de poesia e dramatização de poesias. A sequência didática foi elaborada a partir do estudo minucioso dos textos, levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos, seleção de materiais e organização de atividades. O êxito do trabalho está relacionado ao repertório de poemas aos quais as crianças terão acesso, aos materiais que compõem a sequência didática, envolvimento e participação com a proposta e mediações realizadas pelas professoras e pelas bolsistas. Verifica-se a ampliação do conhecimento dos alunos sobre as leituras do gênero textual poesia e a formação de leitores na sala de aula de forma prazerosa."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO"
    "palavra_chave" => "GÊNEROS TEXTUAIS, POESIA, LEITURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_19_22_06_idinscrito_905_70fe87da63c01d543f2b6133128e4693.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDA LEITE BATISTA"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDA LEITE"
    "autor_email" => "leite.batista@bol.com.br"
    "autor_ies" => "UNIMONTES"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 7784
    "edicao_id" => 23
    "trabalho_id" => 1130
    "inscrito_id" => 905
    "titulo" => "POESIA NA SALA DE AULA: APRENDENDO COM PRAZER"
    "resumo" => "Este resumo tem por objetivo apresentar o trabalho desenvolvido com o gênero poético, destinado aos alunos do 1ª ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima, da cidade de Januária/MG. O trabalho vem sendo realizado pelas professoras regentes juntamente às acadêmicas bolsistas do PIBID/UNIMONTES do Curso de Pedagogia. Utilizou-se como referenciais teóricos os seguintes autores: Abramovich (1998), Cunha (1988), Freire (2011), Pinheiro (2007), Sorrenti (2007), Schneuwly, Dolz  e colaboradores (2013), dentre outros. A proposta metodológica priorizou a elaboração de sequência didática, destacando formato do texto, sonoridade das palavras, rimas e ritmos, reflexão sobre o significado e emoção, sugeridos pelo texto lido. As atividades ministradas no decorrer do trabalho são: leitura e escrita de textos poéticos, produção coletiva e individual, varal poético, sarau de poesia e dramatização de poesias. A sequência didática foi elaborada a partir do estudo minucioso dos textos, levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos, seleção de materiais e organização de atividades. O êxito do trabalho está relacionado ao repertório de poemas aos quais as crianças terão acesso, aos materiais que compõem a sequência didática, envolvimento e participação com a proposta e mediações realizadas pelas professoras e pelas bolsistas. Verifica-se a ampliação do conhecimento dos alunos sobre as leituras do gênero textual poesia e a formação de leitores na sala de aula de forma prazerosa."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "LINGUAGENS, LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO"
    "palavra_chave" => "GÊNEROS TEXTUAIS, POESIA, LEITURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_11_08_2014_19_22_06_idinscrito_905_70fe87da63c01d543f2b6133128e4693.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:12:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDA LEITE BATISTA"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDA LEITE"
    "autor_email" => "leite.batista@bol.com.br"
    "autor_ies" => "UNIMONTES"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais I CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2014"
    "edicao_logo" => "5e4a0671b0a63_17022020002017.png"
    "edicao_capa" => "5f1848d9ed142_22072020111033.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-09-18 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

Este resumo tem por objetivo apresentar o trabalho desenvolvido com o gênero poético, destinado aos alunos do 1ª ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima, da cidade de Januária/MG. O trabalho vem sendo realizado pelas professoras regentes juntamente às acadêmicas bolsistas do PIBID/UNIMONTES do Curso de Pedagogia. Utilizou-se como referenciais teóricos os seguintes autores: Abramovich (1998), Cunha (1988), Freire (2011), Pinheiro (2007), Sorrenti (2007), Schneuwly, Dolz e colaboradores (2013), dentre outros. A proposta metodológica priorizou a elaboração de sequência didática, destacando formato do texto, sonoridade das palavras, rimas e ritmos, reflexão sobre o significado e emoção, sugeridos pelo texto lido. As atividades ministradas no decorrer do trabalho são: leitura e escrita de textos poéticos, produção coletiva e individual, varal poético, sarau de poesia e dramatização de poesias. A sequência didática foi elaborada a partir do estudo minucioso dos textos, levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos, seleção de materiais e organização de atividades. O êxito do trabalho está relacionado ao repertório de poemas aos quais as crianças terão acesso, aos materiais que compõem a sequência didática, envolvimento e participação com a proposta e mediações realizadas pelas professoras e pelas bolsistas. Verifica-se a ampliação do conhecimento dos alunos sobre as leituras do gênero textual poesia e a formação de leitores na sala de aula de forma prazerosa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.