Artigo Anais IV ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

O ROMANCE DOM CASMURRO NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA INOVADORA DE PRÁTICAS DE ENSINO PARA A FORMAÇÃO DE JOVENS LEITORES

0 of 0
"2012-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 775 "edicao_id" => 3 "trabalho_id" => 387 "inscrito_id" => 323 "titulo" => "O ROMANCE DOM CASMURRO NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA INOVADORA DE PRÁTICAS DE ENSINO PARA A FORMAÇÃO DE JOVENS LEITORES" "resumo" => "O ensino de literatura nas escolas prioriza, na maioria das vezes, o estudo da história da literatura, deixando em segundo plano o estudo das obras literárias. E estas, quando são levadas para sala de aula são apenas fragmentos afetando a compreensão da obra e desvinculando-se de um dos aspectos mais relevantes do ensino de literatura a formação de alunos-leitores. Pensando nisso, produzimos uma sequência didática tendo como base o romance Dom Casmurro de Machado de Assis, por ser uma obra que trata de temas atemporais como a religiosidade e o adultério, que despertam o interesse dos jovens leitores. O presente trabalho tem Como objetivo incentivar a leitura de romances no ensino médio para a formação de jovens leitores. Para embasar nossas pesquisas tomamos como suporte as contribuições dos teóricos Braga (2003), Candido (2002), Martins (2006), Geraldi (2000), entre outros.O ensino de literatura nas escolas prioriza, na maioria das vezes, o estudo da história da literatura, deixando em segundo plano o estudo das obras liter" "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "nofile.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-10 13:09:19" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA VIEIRA ALVES" "autor_nome_curto" => "LUCIANA VIEIRA" "autor_email" => "lucianavieiracg@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA-UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enlije" "edicao_nome" => "Anais IV ENLIJE" "edicao_evento" => "IV Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2012" "edicao_logo" => "5e49b73cb0e3d_16022020184220.jpg" "edicao_capa" => "5f186b4573556_22072020133725.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 775 "edicao_id" => 3 "trabalho_id" => 387 "inscrito_id" => 323 "titulo" => "O ROMANCE DOM CASMURRO NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA INOVADORA DE PRÁTICAS DE ENSINO PARA A FORMAÇÃO DE JOVENS LEITORES" "resumo" => "O ensino de literatura nas escolas prioriza, na maioria das vezes, o estudo da história da literatura, deixando em segundo plano o estudo das obras literárias. E estas, quando são levadas para sala de aula são apenas fragmentos afetando a compreensão da obra e desvinculando-se de um dos aspectos mais relevantes do ensino de literatura a formação de alunos-leitores. Pensando nisso, produzimos uma sequência didática tendo como base o romance Dom Casmurro de Machado de Assis, por ser uma obra que trata de temas atemporais como a religiosidade e o adultério, que despertam o interesse dos jovens leitores. O presente trabalho tem Como objetivo incentivar a leitura de romances no ensino médio para a formação de jovens leitores. Para embasar nossas pesquisas tomamos como suporte as contribuições dos teóricos Braga (2003), Candido (2002), Martins (2006), Geraldi (2000), entre outros.O ensino de literatura nas escolas prioriza, na maioria das vezes, o estudo da história da literatura, deixando em segundo plano o estudo das obras liter" "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "nofile.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:46" "updated_at" => "2020-06-10 13:09:19" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA VIEIRA ALVES" "autor_nome_curto" => "LUCIANA VIEIRA" "autor_email" => "lucianavieiracg@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA-UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enlije" "edicao_nome" => "Anais IV ENLIJE" "edicao_evento" => "IV Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2012" "edicao_logo" => "5e49b73cb0e3d_16022020184220.jpg" "edicao_capa" => "5f186b4573556_22072020133725.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 29 de agosto de 2012

Resumo

O ensino de literatura nas escolas prioriza, na maioria das vezes, o estudo da história da literatura, deixando em segundo plano o estudo das obras literárias. E estas, quando são levadas para sala de aula são apenas fragmentos afetando a compreensão da obra e desvinculando-se de um dos aspectos mais relevantes do ensino de literatura a formação de alunos-leitores. Pensando nisso, produzimos uma sequência didática tendo como base o romance Dom Casmurro de Machado de Assis, por ser uma obra que trata de temas atemporais como a religiosidade e o adultério, que despertam o interesse dos jovens leitores. O presente trabalho tem Como objetivo incentivar a leitura de romances no ensino médio para a formação de jovens leitores. Para embasar nossas pesquisas tomamos como suporte as contribuições dos teóricos Braga (2003), Candido (2002), Martins (2006), Geraldi (2000), entre outros.

Compartilhe:

Visualização do Artigo

Infelizmente, não conseguimos localizar o arquivo para download. Mas não se preocupe, nossa equipe já foi notificada do problema e já estamos trabalhando para a resolução! Tente novamente mais tarde!

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.