O BRASIL VIVENCIA UMA VERDADEIRA REVOLUÇÃO DEMOGRÁFICA, CONFIGURANDO-SE COMO UM JOVEM PAÍS JÁ DE CABELOS BRANCOS. NO ENTANTO, SOMADAS ÀS MUDANÇAS DECORRENTES DO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO, A PESSOA IDOSA BRASILEIRA VIVENCIA DIVERSAS DIFICULDADES. COM A PANDEMIA DA COVID-19, PROBLEMAS DE VÁRIAS ORDENS GANHARAM MAIS VISIBILIDADE OU FORAM POTENCIALIZADAS. NESSE SENTIDO, A CRIATIVIDADE SE DESTACA COMO IMPORTANTE FERRAMENTA PARA NOVAS DESCOBERTAS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. ASSIM, O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA ANALISAR O PAPEL DA CRIATIVIDADE NO PROCESSO DE ENFRENTAMENTO ÀS ADVERSIDADES, RESTRIÇÕES E REPERCUSSÕES CAUSADAS PELA PANDEMIA DA COVID-19. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA DE CARÁTER DESCRITIVO CUJA AMOSTRA FOI COMPOSTA POR 27 PESSOAS IDOSAS DE AMBOS OS SEXOS, COM IDADE ACIMA DE 60 ANOS SELECIONADOS PELA TÉCNICA DE AMOSTRAGEM BOLA DE NEVE (SNOWBALL SAMPLING). OS ENCONTROS FORAM REALIZADOS ATRAVÉS DA PLATAFORMA GOOGLE MEET POR MEIO DE OFICINAS EM DINÂMICA DE GRUPO NO PERÍODO DE JANEIRO A AGOSTO DE 2021 CADA UMA COM DURAÇÃO DE 1H30M. FOI UTILIZADA A ANÁLISE TEMÁTICA DE CONTEÚDO. OS RESULTADOS APONTARAM A CRIATIVIDADE COMO UM MEIO PARA (RE)DESCOBRIR AMBIENTES, TECNOLOGIAS, PREPARO DE REFEIÇÕES, ATIVIDADES E ESTRATÉGIAS E, COM ISSO, INICIAR E/OU RETORNAR ALGUMAS ATIVIDADES, MANTER A INTERAÇÃO SOCIAL, EXPRESSAR SENTIMENTOS, LIDAR COM A NOVA ROTINA E O TEMPO LIVRE E ELABORAR ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO, CONTRIBUINDO PARA NO PROCESSO DE DESCOBERTA DE NOVAS FORMAS DE VIVER DIANTE DO CONTEXTO PANDÊMICO.