Artigo Anais do VI CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

ENSINO DE MECÂNICA DOS SOLOS: EXPERIÊNCIA DA MONITORIA DE AULAS PRÁTICAS NO ENSINO REMOTO

Palavra-chaves: AULAS PRÁTICAS, ENSINO REMOTO, MONITORIA., , Pôster (PO) AT 06 - Engenharias  e Arquitetura : abordagens sobre Ensino e Pesquisa
"2022-01-24" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 77115
    "edicao_id" => 181
    "trabalho_id" => 265
    "inscrito_id" => 2296
    "titulo" => "ENSINO DE MECÂNICA DOS SOLOS: EXPERIÊNCIA DA MONITORIA DE AULAS PRÁTICAS NO ENSINO REMOTO"
    "resumo" => """
      O ENSINO DE MECÂNICA DOS SOLOS DE FORMA PRÁTICA APRESENTA-SE COMO UM IMPORTANTE MEIO PARA O\r\n
      APRIMORAMENTO DOS DISCENTES DE ENGENHARIA CIVIL, DESDE QUE SE APLIQUE A TEORIA VISTA EM SALA DE\r\n
      AULA EM EXPERIMENTOS QUE SÃO EXIGIDOS NO MERCADO DE TRABALHO. NO ENTANTO, COM O SURGIMENTO\r\n
      DA PANDEMIA DO COVID-19, HOUVE MUDANÇAS PONTUAIS NO PLANEJAMENTO DAS AULAS TEÓRICAS E\r\n
      PRINCIPALMENTE NO MÓDULO PRÁTICO, UMA VEZ QUE NÃO FOI POSSÍVEL REALIZAR TODOS OS EXPERIMENTOS\r\n
      EM DETRIMENTO DO DISTANCIAMENTO SOCIAL. NESSA PERSPECTIVA, COM O INTUITO DE AVALIAR AS\r\n
      METODOLOGIAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA, BEM COMO O PAPEL DA MONITORIA NA PRÁTICA\r\n
      LABORATORIAL PRESENCIAL E REMOTA DA DISCIPLINA DE MECÂNICA DOS SOLOS I, DURANTE O ENSINO REMOTO\r\n
      EMERGENCIAL NA UFC – CAMPUS RUSSAS, FORAM REALIZADAS ALÉM DA OBSERVAÇÃO DA METODOLOGIA\r\n
      UTILIZADA DURANTE AS PRÁTICAS, UMA PESQUISA DE CARÁTER QUALITATIVO COM OS DISCENTES DA REFERIDA\r\n
      DISCIPLINA. EM SUMA, PODE-SE CONCLUIR QUE OS ALUNOS VEEM ESSA EXPERIÊNCIA PRÁTICA, MESMO EM\r\n
      À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, COMO FUNDAMENTAL PARA O ESTABELECIMENTO DO APRENDIZADO. ALÉM DISSO, A\r\n
      MONITORIA DEIXOU OS ALUNOS MAIS PRÓXIMOS DA DISCIPLINA, VISTO QUE HÁ UMA MAIOR DEMANDA PARA\r\n
      O AFASTAMENTO DE DÚVIDAS E PERGUNTAS SOBRE OS ASSUNTOS. POR FIM, OBSERVA-SE QUE O PROGRAMA DE\r\n
      INICIAÇÃO À DOCÊNCIA É UMA VIA DE MÃO DUPLA, ONDE AMBOS OS ALUNOS ABSORVEM CONHECIMENTOS\r\n
      SOBRE AS AULAS MINISTRADAS, E HÁ UMA REAPRENDIZAGEM CONTÍNUA POR PARTE DOS MONITORES, QUE\r\n
      PRECISAM ESTAR EM CONSTANTE ATUALIZAÇÃO PARA AUXILIAR OS MONITORADOS DA MELHOR MANEIRA\r\n
      POSSÍVEL.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 06 - Engenharias\u{A0} e Arquitetura\u{A0}: abordagens sobre Ensino e Pesquisa"
    "palavra_chave" => "AULAS PRÁTICAS, ENSINO REMOTO, MONITORIA., ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "62064d5128a48_11022022084937.pdf"
    "created_at" => "2021-12-06 15:49:48"
    "updated_at" => "2022-02-11 09:49:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATO EVANGELISTA ALVES"
    "autor_nome_curto" => "RENATO"
    "autor_email" => "alvesrenato.ufc@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFC"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-24"
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 77115
    "edicao_id" => 181
    "trabalho_id" => 265
    "inscrito_id" => 2296
    "titulo" => "ENSINO DE MECÂNICA DOS SOLOS: EXPERIÊNCIA DA MONITORIA DE AULAS PRÁTICAS NO ENSINO REMOTO"
    "resumo" => """
      O ENSINO DE MECÂNICA DOS SOLOS DE FORMA PRÁTICA APRESENTA-SE COMO UM IMPORTANTE MEIO PARA O\r\n
      APRIMORAMENTO DOS DISCENTES DE ENGENHARIA CIVIL, DESDE QUE SE APLIQUE A TEORIA VISTA EM SALA DE\r\n
      AULA EM EXPERIMENTOS QUE SÃO EXIGIDOS NO MERCADO DE TRABALHO. NO ENTANTO, COM O SURGIMENTO\r\n
      DA PANDEMIA DO COVID-19, HOUVE MUDANÇAS PONTUAIS NO PLANEJAMENTO DAS AULAS TEÓRICAS E\r\n
      PRINCIPALMENTE NO MÓDULO PRÁTICO, UMA VEZ QUE NÃO FOI POSSÍVEL REALIZAR TODOS OS EXPERIMENTOS\r\n
      EM DETRIMENTO DO DISTANCIAMENTO SOCIAL. NESSA PERSPECTIVA, COM O INTUITO DE AVALIAR AS\r\n
      METODOLOGIAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA, BEM COMO O PAPEL DA MONITORIA NA PRÁTICA\r\n
      LABORATORIAL PRESENCIAL E REMOTA DA DISCIPLINA DE MECÂNICA DOS SOLOS I, DURANTE O ENSINO REMOTO\r\n
      EMERGENCIAL NA UFC – CAMPUS RUSSAS, FORAM REALIZADAS ALÉM DA OBSERVAÇÃO DA METODOLOGIA\r\n
      UTILIZADA DURANTE AS PRÁTICAS, UMA PESQUISA DE CARÁTER QUALITATIVO COM OS DISCENTES DA REFERIDA\r\n
      DISCIPLINA. EM SUMA, PODE-SE CONCLUIR QUE OS ALUNOS VEEM ESSA EXPERIÊNCIA PRÁTICA, MESMO EM\r\n
      À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, COMO FUNDAMENTAL PARA O ESTABELECIMENTO DO APRENDIZADO. ALÉM DISSO, A\r\n
      MONITORIA DEIXOU OS ALUNOS MAIS PRÓXIMOS DA DISCIPLINA, VISTO QUE HÁ UMA MAIOR DEMANDA PARA\r\n
      O AFASTAMENTO DE DÚVIDAS E PERGUNTAS SOBRE OS ASSUNTOS. POR FIM, OBSERVA-SE QUE O PROGRAMA DE\r\n
      INICIAÇÃO À DOCÊNCIA É UMA VIA DE MÃO DUPLA, ONDE AMBOS OS ALUNOS ABSORVEM CONHECIMENTOS\r\n
      SOBRE AS AULAS MINISTRADAS, E HÁ UMA REAPRENDIZAGEM CONTÍNUA POR PARTE DOS MONITORES, QUE\r\n
      PRECISAM ESTAR EM CONSTANTE ATUALIZAÇÃO PARA AUXILIAR OS MONITORADOS DA MELHOR MANEIRA\r\n
      POSSÍVEL.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 06 - Engenharias\u{A0} e Arquitetura\u{A0}: abordagens sobre Ensino e Pesquisa"
    "palavra_chave" => "AULAS PRÁTICAS, ENSINO REMOTO, MONITORIA., ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "62064d5128a48_11022022084937.pdf"
    "created_at" => "2021-12-06 15:49:48"
    "updated_at" => "2022-02-11 09:49:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATO EVANGELISTA ALVES"
    "autor_nome_curto" => "RENATO"
    "autor_email" => "alvesrenato.ufc@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFC"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-24"
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2022

Resumo

O ENSINO DE MECÂNICA DOS SOLOS DE FORMA PRÁTICA APRESENTA-SE COMO UM IMPORTANTE MEIO PARA O APRIMORAMENTO DOS DISCENTES DE ENGENHARIA CIVIL, DESDE QUE SE APLIQUE A TEORIA VISTA EM SALA DE AULA EM EXPERIMENTOS QUE SÃO EXIGIDOS NO MERCADO DE TRABALHO. NO ENTANTO, COM O SURGIMENTO DA PANDEMIA DO COVID-19, HOUVE MUDANÇAS PONTUAIS NO PLANEJAMENTO DAS AULAS TEÓRICAS E PRINCIPALMENTE NO MÓDULO PRÁTICO, UMA VEZ QUE NÃO FOI POSSÍVEL REALIZAR TODOS OS EXPERIMENTOS EM DETRIMENTO DO DISTANCIAMENTO SOCIAL. NESSA PERSPECTIVA, COM O INTUITO DE AVALIAR AS METODOLOGIAS DE ENSINO NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA, BEM COMO O PAPEL DA MONITORIA NA PRÁTICA LABORATORIAL PRESENCIAL E REMOTA DA DISCIPLINA DE MECÂNICA DOS SOLOS I, DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA UFC – CAMPUS RUSSAS, FORAM REALIZADAS ALÉM DA OBSERVAÇÃO DA METODOLOGIA UTILIZADA DURANTE AS PRÁTICAS, UMA PESQUISA DE CARÁTER QUALITATIVO COM OS DISCENTES DA REFERIDA DISCIPLINA. EM SUMA, PODE-SE CONCLUIR QUE OS ALUNOS VEEM ESSA EXPERIÊNCIA PRÁTICA, MESMO EM À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, COMO FUNDAMENTAL PARA O ESTABELECIMENTO DO APRENDIZADO. ALÉM DISSO, A MONITORIA DEIXOU OS ALUNOS MAIS PRÓXIMOS DA DISCIPLINA, VISTO QUE HÁ UMA MAIOR DEMANDA PARA O AFASTAMENTO DE DÚVIDAS E PERGUNTAS SOBRE OS ASSUNTOS. POR FIM, OBSERVA-SE QUE O PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA É UMA VIA DE MÃO DUPLA, ONDE AMBOS OS ALUNOS ABSORVEM CONHECIMENTOS SOBRE AS AULAS MINISTRADAS, E HÁ UMA REAPRENDIZAGEM CONTÍNUA POR PARTE DOS MONITORES, QUE PRECISAM ESTAR EM CONSTANTE ATUALIZAÇÃO PARA AUXILIAR OS MONITORADOS DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.