O ENTENDIMENTO DO QUE É CÉLULA É UM CONCEITO CHAVE PARA A ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO BIOLÓGICO, PORÉM SUA COMPREENSÃO COSTUMA SER ALGO COMPLEXO E ABSTRATO PARA MUITOS ALUNOS. A BUSCA POR FACILITAR A APRENDIZAGEM DESSES CONCEITOS MAIS COMPLEXOS E TORNAR SEU ESTUDO CADA VEZ MAIS ATRATIVO DEVE SER CONSTANTE. PARA ISSO, O DOCENTE DEVE PROCURAR DIFERENTES RECURSOS DIDÁTICOS E INCLUÍ-LOS EM SUAS AULAS. VISANDO AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PARA MINISTRAR AS AULAS DURANTE O ENSINO REMOTO, E A PREOCUPAÇÃO COM O ENTENDIMENTO DOS CONTEÚDOS RELACIONADOS AO ENSINO DA CITOLOGIA, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É FAZER O RELATO DA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS UTILIZADOS PARA AUXILIAR NA COMPREENSÃO DO CONTEÚDO PARA TURMAS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO, DURANTE AS AULAS ONLINE. UTILIZAMOS DURANTE AS AULAS RECURSOS DIDÁTICOS COMO JOGOS ONLINE, SITES INTERATIVOS, MÚSICA, ATIVIDADE PRÁTICA E A CONFECÇÃO DE UM LEPBOOK. COM O PASSAR DAS SEMANAS O NÚMERO DE ALUNOS NOS ENCONTROS SÍNCRONOS FOI DIMINUINDO GRADATIVAMENTE, PORÉM OS ALUNOS QUE OPTARAM POR PERMANECER NO ENSINO REMOTO CONTINUARAM INTERAGINDO NAS AULAS E REALIZANDO AS ATIVIDADES PROPOSTAS. NOTAMOS QUE OS ALUNOS DEMONSTRAVAM INTERESSE QUANDO JOGOS ERAM UTILIZADOS EM AULA, INTERAGINDO PELO CHAT EM CLIMA DE ANIMAÇÃO. OUTRA ATIVIDADE QUE OBTIVEMOS VÁRIAS DEVOLUTIVAS FOI A PRÁTICA PARA DEMONSTRAR O TRANSPORTE PELA MEMBRANA PLASMÁTICA. O LEPBOOK FOI O RECURSO EM QUE TIVEMOS MENOS SUCESSO, ACREDITAMOS QUE PELO FATO DE OS ALUNOS DESCONHECEREM A ATIVIDADE. PARA A PRÁTICA DOCENTE, A BUSCA POR ESSES RECURSOS PARA COMPLEMENTAR AS AULAS FOI UM DESAFIO ENRIQUECEDOR.