Artigo Anais do VI CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

A OLIMPÍADA NACIONAL EM HISTÓRIA DO BRASIL (ONHB) COMO FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO IFPB

Palavra-chaves: ENSINO DE HISTÓRIA, ONHB, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, , Comunicação Oral (CO) AT 03 - Pesquisa e Ensino em Ciências Humanas e Sociais
"2022-01-24" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 76959
    "edicao_id" => 181
    "trabalho_id" => 217
    "inscrito_id" => 1978
    "titulo" => """
      A OLIMPÍADA NACIONAL EM HISTÓRIA DO BRASIL (ONHB)\r\n
      COMO FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINO E\r\n
      APRENDIZAGEM NO IFPB
      """
    "resumo" => """
      NESTE TRABALHO REFLETIMOS SOBRE NOSSA EXPERIÊNCIA COMO ORIENTADORES NA 13ª EDIÇÃO DA OLIMPÍADA\r\n
      NACIONAL EM HISTÓRIA DO BRASIL (ONHB), PROJETO DE EXTENSÃO REALIZADO PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE\r\n
      CAMPINAS (UNICAMP). CONSOLIDADA NO CENÁRIO NACIONAL COMO UM DOS PRINCIPAIS EVENTOS DO GÊNERO, A\r\n
      ONHB ACONTECE DESDE 2009 E TEM CONTADO COM O ENGAJAMENTO DE UM CRESCENTE NÚMERO DE ESTUDANTES\r\n
      E PROFESSORES. ALÉM DISSO, VEM SENDO RECONHECIDA PELOS PROFISSIONAIS DO CAMPO COMO UM IMPORTANTE\r\n
      RECURSO DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE HISTÓRIA. NA EDIÇÃO 2021 DA ONHB, OPTAMOS POR\r\n
      IMPLEMENTAR UM PROJETO DE TRABALHO COLETIVO INTEGRANDO OS ALUNOS DOS CAMPI CATOLÉ DO ROCHA, MONTEIRO\r\n
      E PICUÍ DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB). NOSSA IDEIA ERA\r\n
      INSTRUMENTALIZAR ESSA EXPERIÊNCIA EXTRACURRICULAR MULTICAMPI VISANDO CONSOLIDAR O DESENVOLVIMENTO DAS\r\n
      HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DA ÁREA DE HISTÓRIA. NAS PÁGINAS QUE SEGUEM, ANALISAMOS ESSA EXPERIÊNCIA\r\n
      COMPARTILHADA DE PLANEJAMENTO E TRABALHO PEDAGÓGICO, RELATANDO SUA REVERBERAÇÃO NA NOSSA PRÁTICA\r\n
      DOCENTE. AS TEORIAS DO ENSINO DE HISTÓRIA MOLDARAM NOSSO TRABALHO TEÓRICO, BEM COMO A NOÇÃO DE\r\n
      CARTOGRAFIA. TRATA-SE, POIS, DE UM ESFORÇO DE REFLEXÃO DE NOSSAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ÁREA DA HISTÓRIA.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 03 - Pesquisa e Ensino em Ciências Humanas e Sociais"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE HISTÓRIA, ONHB, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA103_ID1978_29092021215953.pdf"
    "created_at" => "2021-12-06 10:38:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA CARLOS GEROLETI "
    "autor_nome_curto" => "LUCIANA CARLOS"
    "autor_email" => "geroleti@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-24"
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 76959
    "edicao_id" => 181
    "trabalho_id" => 217
    "inscrito_id" => 1978
    "titulo" => """
      A OLIMPÍADA NACIONAL EM HISTÓRIA DO BRASIL (ONHB)\r\n
      COMO FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINO E\r\n
      APRENDIZAGEM NO IFPB
      """
    "resumo" => """
      NESTE TRABALHO REFLETIMOS SOBRE NOSSA EXPERIÊNCIA COMO ORIENTADORES NA 13ª EDIÇÃO DA OLIMPÍADA\r\n
      NACIONAL EM HISTÓRIA DO BRASIL (ONHB), PROJETO DE EXTENSÃO REALIZADO PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE\r\n
      CAMPINAS (UNICAMP). CONSOLIDADA NO CENÁRIO NACIONAL COMO UM DOS PRINCIPAIS EVENTOS DO GÊNERO, A\r\n
      ONHB ACONTECE DESDE 2009 E TEM CONTADO COM O ENGAJAMENTO DE UM CRESCENTE NÚMERO DE ESTUDANTES\r\n
      E PROFESSORES. ALÉM DISSO, VEM SENDO RECONHECIDA PELOS PROFISSIONAIS DO CAMPO COMO UM IMPORTANTE\r\n
      RECURSO DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE HISTÓRIA. NA EDIÇÃO 2021 DA ONHB, OPTAMOS POR\r\n
      IMPLEMENTAR UM PROJETO DE TRABALHO COLETIVO INTEGRANDO OS ALUNOS DOS CAMPI CATOLÉ DO ROCHA, MONTEIRO\r\n
      E PICUÍ DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB). NOSSA IDEIA ERA\r\n
      INSTRUMENTALIZAR ESSA EXPERIÊNCIA EXTRACURRICULAR MULTICAMPI VISANDO CONSOLIDAR O DESENVOLVIMENTO DAS\r\n
      HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DA ÁREA DE HISTÓRIA. NAS PÁGINAS QUE SEGUEM, ANALISAMOS ESSA EXPERIÊNCIA\r\n
      COMPARTILHADA DE PLANEJAMENTO E TRABALHO PEDAGÓGICO, RELATANDO SUA REVERBERAÇÃO NA NOSSA PRÁTICA\r\n
      DOCENTE. AS TEORIAS DO ENSINO DE HISTÓRIA MOLDARAM NOSSO TRABALHO TEÓRICO, BEM COMO A NOÇÃO DE\r\n
      CARTOGRAFIA. TRATA-SE, POIS, DE UM ESFORÇO DE REFLEXÃO DE NOSSAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ÁREA DA HISTÓRIA.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 03 - Pesquisa e Ensino em Ciências Humanas e Sociais"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE HISTÓRIA, ONHB, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA103_ID1978_29092021215953.pdf"
    "created_at" => "2021-12-06 10:38:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA CARLOS GEROLETI "
    "autor_nome_curto" => "LUCIANA CARLOS"
    "autor_email" => "geroleti@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-24"
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2022

Resumo

NESTE TRABALHO REFLETIMOS SOBRE NOSSA EXPERIÊNCIA COMO ORIENTADORES NA 13ª EDIÇÃO DA OLIMPÍADA NACIONAL EM HISTÓRIA DO BRASIL (ONHB), PROJETO DE EXTENSÃO REALIZADO PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP). CONSOLIDADA NO CENÁRIO NACIONAL COMO UM DOS PRINCIPAIS EVENTOS DO GÊNERO, A ONHB ACONTECE DESDE 2009 E TEM CONTADO COM O ENGAJAMENTO DE UM CRESCENTE NÚMERO DE ESTUDANTES E PROFESSORES. ALÉM DISSO, VEM SENDO RECONHECIDA PELOS PROFISSIONAIS DO CAMPO COMO UM IMPORTANTE RECURSO DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE HISTÓRIA. NA EDIÇÃO 2021 DA ONHB, OPTAMOS POR IMPLEMENTAR UM PROJETO DE TRABALHO COLETIVO INTEGRANDO OS ALUNOS DOS CAMPI CATOLÉ DO ROCHA, MONTEIRO E PICUÍ DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB). NOSSA IDEIA ERA INSTRUMENTALIZAR ESSA EXPERIÊNCIA EXTRACURRICULAR MULTICAMPI VISANDO CONSOLIDAR O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DA ÁREA DE HISTÓRIA. NAS PÁGINAS QUE SEGUEM, ANALISAMOS ESSA EXPERIÊNCIA COMPARTILHADA DE PLANEJAMENTO E TRABALHO PEDAGÓGICO, RELATANDO SUA REVERBERAÇÃO NA NOSSA PRÁTICA DOCENTE. AS TEORIAS DO ENSINO DE HISTÓRIA MOLDARAM NOSSO TRABALHO TEÓRICO, BEM COMO A NOÇÃO DE CARTOGRAFIA. TRATA-SE, POIS, DE UM ESFORÇO DE REFLEXÃO DE NOSSAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ÁREA DA HISTÓRIA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.