VIDEOCONFERÊNCIA NAS DEFESAS DE MESTRADO DO PPGL DA UESPI EM TEMPO DE PANDEMIA: UMA ANÁLISE DOS AFFORDANCES
0 of 0"2021-09-03 11:59:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 ▼ // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [▶ "id" => 75825 "edicao_id" => 177 "trabalho_id" => 78 "inscrito_id" => 444 "titulo" => "VIDEOCONFERÊNCIA NAS DEFESAS DE MESTRADO DO PPGL DA UESPI EM TEMPO DE PANDEMIA: UMA ANÁLISE DOS AFFORDANCES" "resumo" => "DURANTE A CRISE PANDÊMICA, OS CURSOS DE MESTRADO EM GERAL SE VIRAM OBRIGADOS A REALIZAR SUAS ATIVIDADES ACADÊMICAS APENAS NA FORMA ONLINE, O QUE OS FEZ RECORRER AOS ARTEFATOS TÉCNICOS DISPONÍVEIS NA WEB, ENTRE ELES A VIDEOCONFERÊNCIA. A PRESENTE PESQUISA É UM RECORTE DE UMA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO QUE ENCONTRA-SE EM ANDAMENTO. VISA CONHECER AS AÇÕES POTENCIAIS QUE A INTEGRALIZAÇÃO DO USO DA VIDEOCONFERÊNCIA TEM OPORTUNIZADO ÀS DEFESAS DE MESTRADO NO CONTEXTO DA PANDEMIA. PARTIR-SE-Á DA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES QUE ATUAM EM CURSOS DE MESTRADO SOBRE AS POSSIBILIDADES DE AÇÃO QUE EMERGIRAM, E ESTÃO EMERGINDO, DESSE EVENTO ACADÊMICO AO SER MEDIADO POR ESSA TECNOLOGIA. BUSCOU-SE EMBASAMENTO NA TEORIA DO AFFORDANCE, APOIANDO-SE TAMBÉM NO CONCEITO DE COMUNICAÇÃO MEDIADA POR COMPUTADOR, DIALOGANDO COM AUTORES COMO: ISTAN (2013), SANTOS COSTA (2013), MIRIC (2015), MINA (2017), SMITH (2018), ALQBAILAT (2019), KAVIANI, TAMIM E GHAEMI (2020), ZHUO (2020). A METODOLOGIA ADOTADA SERÁ UM ESTUDO DE CASO, DE NATUREZA APLICADA, DE CARÁTER EXPLORATÓRIO E DESCRITIVO. PARA COLETARMOS DADOS, ELEGEMOS COMO PARTICIPANTES DA PESQUISA UMA AMOSTRA DE 13 DOCENTES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL) DA UESPI, TANTO DA ÁREA DE LINGUÍSTICA QUANTO DE LITERATURA. TAL ESCOLHA SE DEVE AO FATO DE ESTES POSSUÍREM EXPERIÊNCIA TANTO COM A DEFESA DA DISSERTAÇÃO PRESENCIAL QUANTO A VIRTUAL, O QUE OS TORNA MAIS APTOS PARA PERCEBEREM AS MUDANÇAS E CONTRIBUIÇÕES QUE ESSA PRÁTICA AVALIATIVA MEDIADA POR VIDEOCONFERÊNCIA PODE OFERECER PARA A COMUNIDADE ACADÊMICA. APLICAREMOS UM QUESTIONÁRIO QUE ESTÁ ORGANIZADO COM VISTA A IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS AFFORDANCES ADVINDOS DO USO DESSA FERRAMENTA EM DEFESAS DE MESTRADO DURANTE A PANDEMIA. A ANÁLISE TERÁ UMA ABORDAGEM QUALI-QUANTITATIVA. A RELEVÂNCIA DESTA PESQUISA ESTÁ NAS CONTRIBUIÇÕES COGNITIVAS, SOCIAIS, LINGUÍSTICAS E TECNOLÓGICAS QUE SUAS REFLEXÕES PODEM OFERECER PARA O EMPODERAMENTO DO SUJEITO NA SUA RELAÇÃO COM OS RECURSOS QUE O AMBIENTE DISPONIBILIZA. ◀DURANTE A CRISE PANDÊMICA, OS CURSOS DE MESTRADO EM GERAL SE VIRAM OBRIGADOS A REALIZAR SUAS ATIVIDADES ACADÊMICAS APENAS NA FORMA ONLINE, O QUE OS FEZ RECORRER ▶" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 06: ABORDAGEM DOS LETRAMENTOS, AFFORDANCE E AGÊNCIA: UMA RESPOSTA CRÍTICA NA NOVA FASE DA LINGUÍSTICA APLICADA" "palavra_chave" => "AFFORDANCES, VIDEOCONFERÊNCIA, DEFESA DE MESTRADO, PANDEMIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV158_MD1_SA106_ID444_11072021192416.pdf" "created_at" => "2021-10-08 17:46:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRÍSIA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "BRÍSIA BARBOSA" "autor_email" => "brisiameb@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ - UESPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "x-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura" "edicao_nome" => "Anais do X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA" "edicao_evento" => """ X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA\r\n X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA / VI COLOQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / V SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE - CHÃO DA ESCOLA """ "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/linguas/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61323834928c4_03092021115900.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-09-03 11:59:00" "publicacao_id" => 81 "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [▶ "id" => 75825 "edicao_id" => 177 "trabalho_id" => 78 "inscrito_id" => 444 "titulo" => "VIDEOCONFERÊNCIA NAS DEFESAS DE MESTRADO DO PPGL DA UESPI EM TEMPO DE PANDEMIA: UMA ANÁLISE DOS AFFORDANCES" "resumo" => "DURANTE A CRISE PANDÊMICA, OS CURSOS DE MESTRADO EM GERAL SE VIRAM OBRIGADOS A REALIZAR SUAS ATIVIDADES ACADÊMICAS APENAS NA FORMA ONLINE, O QUE OS FEZ RECORRER AOS ARTEFATOS TÉCNICOS DISPONÍVEIS NA WEB, ENTRE ELES A VIDEOCONFERÊNCIA. A PRESENTE PESQUISA É UM RECORTE DE UMA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO QUE ENCONTRA-SE EM ANDAMENTO. VISA CONHECER AS AÇÕES POTENCIAIS QUE A INTEGRALIZAÇÃO DO USO DA VIDEOCONFERÊNCIA TEM OPORTUNIZADO ÀS DEFESAS DE MESTRADO NO CONTEXTO DA PANDEMIA. PARTIR-SE-Á DA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES QUE ATUAM EM CURSOS DE MESTRADO SOBRE AS POSSIBILIDADES DE AÇÃO QUE EMERGIRAM, E ESTÃO EMERGINDO, DESSE EVENTO ACADÊMICO AO SER MEDIADO POR ESSA TECNOLOGIA. BUSCOU-SE EMBASAMENTO NA TEORIA DO AFFORDANCE, APOIANDO-SE TAMBÉM NO CONCEITO DE COMUNICAÇÃO MEDIADA POR COMPUTADOR, DIALOGANDO COM AUTORES COMO: ISTAN (2013), SANTOS COSTA (2013), MIRIC (2015), MINA (2017), SMITH (2018), ALQBAILAT (2019), KAVIANI, TAMIM E GHAEMI (2020), ZHUO (2020). A METODOLOGIA ADOTADA SERÁ UM ESTUDO DE CASO, DE NATUREZA APLICADA, DE CARÁTER EXPLORATÓRIO E DESCRITIVO. PARA COLETARMOS DADOS, ELEGEMOS COMO PARTICIPANTES DA PESQUISA UMA AMOSTRA DE 13 DOCENTES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL) DA UESPI, TANTO DA ÁREA DE LINGUÍSTICA QUANTO DE LITERATURA. TAL ESCOLHA SE DEVE AO FATO DE ESTES POSSUÍREM EXPERIÊNCIA TANTO COM A DEFESA DA DISSERTAÇÃO PRESENCIAL QUANTO A VIRTUAL, O QUE OS TORNA MAIS APTOS PARA PERCEBEREM AS MUDANÇAS E CONTRIBUIÇÕES QUE ESSA PRÁTICA AVALIATIVA MEDIADA POR VIDEOCONFERÊNCIA PODE OFERECER PARA A COMUNIDADE ACADÊMICA. APLICAREMOS UM QUESTIONÁRIO QUE ESTÁ ORGANIZADO COM VISTA A IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS AFFORDANCES ADVINDOS DO USO DESSA FERRAMENTA EM DEFESAS DE MESTRADO DURANTE A PANDEMIA. A ANÁLISE TERÁ UMA ABORDAGEM QUALI-QUANTITATIVA. A RELEVÂNCIA DESTA PESQUISA ESTÁ NAS CONTRIBUIÇÕES COGNITIVAS, SOCIAIS, LINGUÍSTICAS E TECNOLÓGICAS QUE SUAS REFLEXÕES PODEM OFERECER PARA O EMPODERAMENTO DO SUJEITO NA SUA RELAÇÃO COM OS RECURSOS QUE O AMBIENTE DISPONIBILIZA. ◀DURANTE A CRISE PANDÊMICA, OS CURSOS DE MESTRADO EM GERAL SE VIRAM OBRIGADOS A REALIZAR SUAS ATIVIDADES ACADÊMICAS APENAS NA FORMA ONLINE, O QUE OS FEZ RECORRER ▶" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 06: ABORDAGEM DOS LETRAMENTOS, AFFORDANCE E AGÊNCIA: UMA RESPOSTA CRÍTICA NA NOVA FASE DA LINGUÍSTICA APLICADA" "palavra_chave" => "AFFORDANCES, VIDEOCONFERÊNCIA, DEFESA DE MESTRADO, PANDEMIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV158_MD1_SA106_ID444_11072021192416.pdf" "created_at" => "2021-10-08 17:46:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRÍSIA BARBOSA" "autor_nome_curto" => "BRÍSIA BARBOSA" "autor_email" => "brisiameb@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ - UESPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "x-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura" "edicao_nome" => "Anais do X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA" "edicao_evento" => """ X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA\r\n X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA / VI COLOQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / V SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE - CHÃO DA ESCOLA """ "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/linguas/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61323834928c4_03092021115900.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-09-03 11:59:00" "publicacao_id" => 81 "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] }