A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NO PROCESSO DE INFERÊNCIAS E COMPREENSÃO LEITORA DE ALUNOS NO ENSINO FUNDAMENTAL
"2021-09-03 11:59:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75841 "edicao_id" => 177 "trabalho_id" => 117 "inscrito_id" => 500 "titulo" => "A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NO PROCESSO DE INFERÊNCIAS E COMPREENSÃO LEITORA DE ALUNOS NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O OBJETIVO DESTA PESQUISA É ANALISAR A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NA REALIZAÇÃO DE INFERÊNCIAS E COMPREENSÃO LEITORA NO ENSINO FUNDAMENTAL. A PESQUISA FUNDAMENTA-SE NOS ESTUDOS DE, FREITAS (2002), FONTANA (2005), GASPARIN (2012) E MASETTO (2013), QUANTO À MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA, E DE COSCARELLI (2002), KLEIMAN (2004), KOCH E ELIAS (2014), MARCUSCHI (2008) E RODRIGUES E CERUTTI-RIZZATTI (2011), A RESPEITO DE INFERÊNCIAS E COMPREENSÃO LEITORA, POSSIBILITANDO UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR DA TEMÁTICA. NA METODOLOGIA, ADOTA-SE A ABORDAGEM QUALITATIVA, COMPLEMENTADA PELA ABORDAGEM QUANTITATIVA, EM UMA PESQUISA DE CAMPO, COM PROCEDIMENTOS REMOTOS, E DE CARÁTER APLICADO. OS PARTICIPANTES DA PESQUISA SÃO VINTE E DOIS ALUNOS DE QUATRO TURMAS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE TERESINA, PIAUÍ. PARA GERAÇÃO DOS DADOS, FAZ-SE UMA ATIVIDADE DIAGNÓSTICA SOBRE INFERÊNCIAS NA COMPREENSÃO LEITORA DO GÊNERO TEXTUAL REPORTAGEM E APLICA-SE UM QUESTIONÁRIO DIRECIONADO À DOCENTE DAS TURMAS E OUTRO QUESTIONÁRIO VOLTADO AOS DISCENTES. OS RESULTADOS DA PESQUISA MOSTRAM QUE, NOS TRABALHOS DE MEDIAÇÃO DURANTE AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, A PROFESSORA ADOTA METODOLOGIAS VOLTADAS ÀS NECESSIDADES E DIFICULDADES DOS ALUNOS. NA VISÃO DOS DISCENTES, 86,4% DOS PARTICIPANTES DA PESQUISA CONSIDERAM QUE A MEDIAÇÃO DA PROFESSORA É ADEQUADA NO SENTIDO DE ORIENTAR AS INFERÊNCIAS E FACILITAR A COMPREENSÃO LEITORA, E 13,6% NÃO JUSTIFICARAM A RESPOSTA. CONCLUI-SE QUE A MEDIAÇÃO DA PROFESSORA É INDISPENSÁVEL NO PROCESSO DE INFERÊNCIAS E COMPREENSÃO LEITORA DOS ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, ADOTANDO METODOLOGIAS ADEQUADAS QUE LEVAM EM CONTA OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS DISCENTES E AS INFORMAÇÕES TEXTUAIS E CONTEXTUAIS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 04: A CONFLUÊNCIA DE PRINCÍPIOS LINGUÍSTICOS E EDUCACIONAIS COM VISTAS A ORIENTAÇÃO PARA COMPREENSÃO LEITORA" "palavra_chave" => "MEDIAÇÃO DO PROFESSOR, INFERÊNCIAS, COMPREENSÃO LEITORA, ENSINO FUNDAMENTAL, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV158_MD1_SA104_ID500_12072021215519.pdf" "created_at" => "2021-10-08 17:46:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAIANE SOARES DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "RAIANE ARAUJO" "autor_email" => "raianesoaresa@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "x-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura" "edicao_nome" => "Anais do X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA" "edicao_evento" => """ X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA\r\n X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA / VI COLOQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / V SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE - CHÃO DA ESCOLA """ "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/linguas/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61323834928c4_03092021115900.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-09-03 11:59:00" "publicacao_id" => 81 "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75841 "edicao_id" => 177 "trabalho_id" => 117 "inscrito_id" => 500 "titulo" => "A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NO PROCESSO DE INFERÊNCIAS E COMPREENSÃO LEITORA DE ALUNOS NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "O OBJETIVO DESTA PESQUISA É ANALISAR A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NA REALIZAÇÃO DE INFERÊNCIAS E COMPREENSÃO LEITORA NO ENSINO FUNDAMENTAL. A PESQUISA FUNDAMENTA-SE NOS ESTUDOS DE, FREITAS (2002), FONTANA (2005), GASPARIN (2012) E MASETTO (2013), QUANTO À MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA, E DE COSCARELLI (2002), KLEIMAN (2004), KOCH E ELIAS (2014), MARCUSCHI (2008) E RODRIGUES E CERUTTI-RIZZATTI (2011), A RESPEITO DE INFERÊNCIAS E COMPREENSÃO LEITORA, POSSIBILITANDO UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR DA TEMÁTICA. NA METODOLOGIA, ADOTA-SE A ABORDAGEM QUALITATIVA, COMPLEMENTADA PELA ABORDAGEM QUANTITATIVA, EM UMA PESQUISA DE CAMPO, COM PROCEDIMENTOS REMOTOS, E DE CARÁTER APLICADO. OS PARTICIPANTES DA PESQUISA SÃO VINTE E DOIS ALUNOS DE QUATRO TURMAS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE TERESINA, PIAUÍ. PARA GERAÇÃO DOS DADOS, FAZ-SE UMA ATIVIDADE DIAGNÓSTICA SOBRE INFERÊNCIAS NA COMPREENSÃO LEITORA DO GÊNERO TEXTUAL REPORTAGEM E APLICA-SE UM QUESTIONÁRIO DIRECIONADO À DOCENTE DAS TURMAS E OUTRO QUESTIONÁRIO VOLTADO AOS DISCENTES. OS RESULTADOS DA PESQUISA MOSTRAM QUE, NOS TRABALHOS DE MEDIAÇÃO DURANTE AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, A PROFESSORA ADOTA METODOLOGIAS VOLTADAS ÀS NECESSIDADES E DIFICULDADES DOS ALUNOS. NA VISÃO DOS DISCENTES, 86,4% DOS PARTICIPANTES DA PESQUISA CONSIDERAM QUE A MEDIAÇÃO DA PROFESSORA É ADEQUADA NO SENTIDO DE ORIENTAR AS INFERÊNCIAS E FACILITAR A COMPREENSÃO LEITORA, E 13,6% NÃO JUSTIFICARAM A RESPOSTA. CONCLUI-SE QUE A MEDIAÇÃO DA PROFESSORA É INDISPENSÁVEL NO PROCESSO DE INFERÊNCIAS E COMPREENSÃO LEITORA DOS ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, ADOTANDO METODOLOGIAS ADEQUADAS QUE LEVAM EM CONTA OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS DISCENTES E AS INFORMAÇÕES TEXTUAIS E CONTEXTUAIS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ST 04: A CONFLUÊNCIA DE PRINCÍPIOS LINGUÍSTICOS E EDUCACIONAIS COM VISTAS A ORIENTAÇÃO PARA COMPREENSÃO LEITORA" "palavra_chave" => "MEDIAÇÃO DO PROFESSOR, INFERÊNCIAS, COMPREENSÃO LEITORA, ENSINO FUNDAMENTAL, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV158_MD1_SA104_ID500_12072021215519.pdf" "created_at" => "2021-10-08 17:46:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAIANE SOARES DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "RAIANE ARAUJO" "autor_email" => "raianesoaresa@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "x-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura" "edicao_nome" => "Anais do X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA" "edicao_evento" => """ X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA\r\n X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA / VI COLOQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / V SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE - CHÃO DA ESCOLA """ "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/linguas/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "61323834928c4_03092021115900.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-09-03 11:59:00" "publicacao_id" => 81 "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }