APRENDIZAGENS SOCIOEMOCIONAIS, AUTOCONFIANÇA, EMOÇÕES (SEJAM DE RAIVA, ALEGRIA, EMPATIA, FRUSTRAÇÃO, COOPERAÇÃO, RESPEITO ETC.) COMPÕEM OS PDI, PLANEJAMENTOS E PLANOS DE ENSINO ESCOLAR E ESTÃO PRESENTES COTIDIANAMENTE NAS APRENDIZAGENS DAS CRIANÇAS EM SEUS CONTEXTOS EDUCACIONAIS; EXEMPLIFICANDO, É AONDE DIRETORES, COORDENADORES E PROFESSORES AS ENSINAM O RESPEITO MÚTUO. NO ENTANTO, NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (JOGOS E BRINCADEIRAS) ALGUMAS NÃO ACEITAM AS REGRAS E MUITAS VEZES A FRUSTRAÇÃO É ALGO BEM PRESENTE E, NA MAIORIA DAS VEZES, HÁ DISCUSSÕES, ATÉ AGRESSÕES FÍSICAS E A NECESSÁRIA INTERVENÇÃO PROFESSORAL PARA A REFLEXÃO. DADA TAL CONSTATAÇÃO EMPÍRICA E COM OS DADOS PARCIAIS DE PESQUISA FINALIZADA, A QUESTÃO PROBLEMA DE PESQUISA ORA POSTA NO PRESENTE CONGRESSO É: AÇÕES PEDAGÓGICAS COM FOCO NAS APRENDIZAGENS SOCIOEMOCIONAIS IMPLICARIAM NUMA MANIFESTAÇÃO EMOCIONAL DIFERENCIADA DA CRIANÇA? O OBJETIVO FOI ANALISAR O IMPACTO DE AÇÕES PEDAGÓGICAS DO ENSINO DE JOGOS E BRINCADEIRAS, COM FOCO NAS APRENDIZAGENS DE COOPERAÇÃO, RESPEITO E EMPATIA E, POSSÍVEIS MUDANÇAS DE COMPORTAMENTOS SOCIOEMOCIONAIS DAS CRIANÇAS. PARA TANTO, NA REVISÃO DE LITERATURA FORAM ABORDADOS ESTUDOS REFERENTES ÀS EMOÇÕES, APRENDIZAGENS SOCIOEMOCIONAIS E EDUCAÇÃO ESCOLAR DO CORPO. O UNIVERSO DA PESQUISA DIZ RESPEITO A UM GRUPO SOCIAL REPRESENTATIVO DE ESTUDANTES COM NOVE E DEZ ANOS, TOTALIZANDO 29 CRIANÇAS, DE DUAS TURMAS DE 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, DO PERÍODO MATUTINO, DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DO INTERIOR DE SÃO PAULO. AS TÉCNICAS E INSTRUMENTOS DE PESQUISA FORAM ENTREVISTAS SEMI ESTRUTURADOS E DIÁRIOS DE CAMPO DESENVOLVIDOS PELA PROFESSORA-PESQUISADORA DURANTE AS INTERVENÇÕES. OS DADOS FORAM ANALISADOS CONFORME O MÉTODO DE ANÁLISE DE CONTEÚDO E DO EIXO: “O CORPO E SEUS SENTIDOS A PARTIR DOS JOGOS E DAS BRINCADEIRAS: RESPEITO, COOPERAÇÃO E EMPATIA”, EVIDENCIARAM-SE AS TEMÁTICAS: A) REPENSANDO A INCLUSÃO; B) O PROTAGONISMO ESTUDANTIL, C) RODA DE CONVERSA E D) EMOÇÕES, CONSTATANDO-SE POSTURAS DIFERENCIADAS COMO ESCUTAR OS COLEGAS, COLOCAR-SE NO GRUPO, EXPRESSAR SUAS IDÉIAS E RESPEITAR O PONTO DE VISTA DO OUTRO, CONSTITUINDO-SE COMO PRINCIPAIS EVIDÊNCIAS NAS MUDANÇAS DE COMPORTAMENTO QUE MAIS SE DESTACARAM NESTE PERCURSO.CONCLUIU-SE, PORTANTO, A EFICÁCIA DA APRENDIZAGEM SOCIOEMOCIONAL PARA QUE CRIANÇAS APRENDESSEM A LIDAR COM AS PRÓPRIAS EMOÇÕES E AS DO OUTRO ASSERTIVAMENTE E A URGÊNCIA DE UM PLANEJAMENTO (PDI) ESCOLAR COLETIVO NESTA PERSPECTIVA, BEM COMO, DE MAIS AÇÕES EDUCATIVAS COM OS FAMILIARES.