ACIDENTES CAUSADOS POR DERRAMAMENTOS DE PETRÓLEO E DERIVADOS ENTRE AS ETAPAS DE EXPLORAÇÃO E TRANSPORTE TÊM O POTENCIAL DE CAUSAR EFEITOS AMBIENTAIS E ECONÔMICOS ADVERSOS SOBRE UMA GRANDE VARIEDADE DE RECURSOS NATURAIS E SERVIÇOS. EM DECORRÊNCIA DESTES FATORES, A NECESSIDADE DE TÉCNICAS DE REMEDIAÇÃO AMBIENTALMENTE CORRETAS E ECONOMICAMENTE VIÁVEIS TORNA-SE CADA VEZ MAIS INDISPENSÁVEIS NOS DIAS ATUAIS, LEVANDO AO INTERESSE NO USO DE MATERIAIS SORVENTES OLEOFÍLICOS E DE ORIGEM NATURAL BUSCANDO UMA MINIMIZAÇÃO DOS DANOS CAUSADOS. ASSIM, NO PRESENTE TRABALHO, VÁRIOS MÉTODOS DE MODIFICAÇÃO PARA MELHORIA DA HIDROFOBICIDADE DE FIBRAS LIGNOCELULÓSICAS VISANDO REMOÇÃO DE HIDROCARBONETOS DE AMBIENTES MARINHOS FORAM REVISADOS. OS INDICADORES DE DESEMPENHO DOS TRATAMENTOS, OU SEJA, MELHORIA NA CAPACIDADE DE SORÇÃO E NO POTENCIAL DE REMOÇÃO DO ÓLEO, EM FUNÇÃO DA APLICAÇÃO ESPECÍFICA E DAS CONDIÇÕES DE TESTE PELOS AUTORES DOS ESTUDOS, FORAM EXAMINADOS. COM BASE NOS RESULTADOS DA REVISÃO, FOI POSSÍVEL CONSTATAR A EFICÁCIA DAS FIBRAS LIGNOCELULÓSICAS MODIFICADAS NO PROPÓSITO DESEJADO, DE MODO A CLASSIFICÁ-LOS ENTRE OS MELHORES E MAIS ECOLÓGICOS SORVENTES DA ATUALIDADE EM COMPARAÇÃO COM OS SORVENTES SINTÉTICOS COMUMENTE EMPREGADOS EM DERRAMAMENTOS DE HIDROCARBONETOS.