A UTILIZAÇÃO DO PETRÓLEO COMO FONTE DE ENERGIA FOI ESSENCIAL PARA GARANTIR O DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL PELA OFERTA DE COMBUSTÍVEIS COM DIFERENTES ESPECIFICAÇÕES. O COMBUSTÍVEL DE MAIOR VALOR DE MERCADO É A GASOLINA TIPO C, QUE É COMERCIALIZADA COMO UMA MISTURA DE NAFTA, SOLVENTES E ETANOL ANIDRO. NO CENÁRIO BRASILEIRO, COM A NECESSIDADE DE REDUZIR A DEPENDÊNCIA DO PETRÓLEO E A BUSCA PELA MELHORA DA OCTANAGEM DO COMBUSTÍVEL, A GASOLINA PASSOU A RECEBER A ADIÇÃO DE ETANOL ANIDRO. ADEMAIS, FOI DESENVOLVIDO MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA À ETANOL HIDRATADO, BUSCANDO APRIMORAR A FLEXIBILIDADE QUANTO AO COMBUSTÍVEL UTILIZADO. DESDE O INÍCIO DO SÉCULO XXI, DESPONTARAM OS VEÍCULOS FLEX QUE OPERAM COM UMA MISTURA EM QUALQUER PROPORÇÃO DE ETANOL HIDRATADO E GASOLINA TIPO C. DE ACORDO COM A AGÊNCIA NACIONAL DE PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS (ANP), DEVE-SE RESPEITAR A PROPORÇÃO DE ADIÇÃO DE 27% EM VOLUME DE ÁLCOOL ANIDRO COM 1% DE TOLERÂNCIA NA GASOLINA TIPO C. O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI ANALISAR AMOSTRAS DE GASOLINA TIPO C DE POSTOS REVENDEDORES DA CIDADE DE LAVRAS (MG), A FIM DE DETERMINAR O TEOR DE ETANOL ANIDRO, COMPARANDO COM AS ESPECIFICAÇÕES IMPOSTAS PELA AGÊNCIA REGULADORA. OS TESTES FORAM REALIZADOS SEGUINDO O MÉTODO DA PROVETA (NBR 13992/2005). OS RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE 61,90% DAS AMOSTRAS ANALISADAS APRESENTAM TEOR DE ETANOL ANIDRO EM DESACORDO COM A FAIXA ESTABELECIDA PELA ANP, SENDO QUE, DENTRE OS 15 POSTOS CREDENCIADOS, 9 EXTRAPOLARAM A FAIXA PERMITIDA. CONCLUI-SE QUE A MAIORIA DOS POSTOS ANALISADOS COMERCIALIZAM GASOLINA FORA DA ESPECIFICAÇÃO.