Artigo Anais do IV CONEPETRO E VI WEPETRO

ANAIS de Evento

ISSN: 2446-8339

ESTUDO DA VIABILIDADE DO USO DE GNL COMO COMBUSTÍVEL DE CAMINHÕES OFF-ROAD

Palavra-chaves: CAMINHÕES OFF-ROAD, GNL, MOTORES, ANÁLISE ECONÔMICA, GANHOS AMBIENTAIS Comunicação Oral (CO) AT 05: Engenharia de Gás Natural
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      S?LIDO A PEQUENAS E M?DIAS DIST?NCIAS. AL?M DA EVIDENTE VANTAGEM DE FLEXIBILIDADE EM SUA UTILIZA??O,\r\n
      ESSES CAMINH?ES PROPORCIONAM AINDA A POSSIBILIDADE DE CICLOS R?PIDOS E VIDA ?TIL M?DIA E LONGA. DE\r\n
      MODO GERAL, OS SEUS MOTORES FUNCIONAM TANTO A DIESEL COMO A GNL, E SEU MECANISMO ? SIMILAR A UM\r\n
      MOTOR QUATRO TEMPOS. ESSES MOTORES BASICAMENTE S?O M?QUINAS QUE TRANSFORMAM ENERGIA T?RMICA EM\r\n
      ENERGIA MEC?NICA. DENTRE AS IN?MERAS VANTAGENS COM RELA??O AO USO DO GNL, PODE-SE CITAR QUE ESSES\r\n
      CAMINH?ES EMITEM MENORES QUANTIDADES DE GASES DO EFEITO ESTUFA NA ATMOSFERA, COM UMA REDU??O EM\r\n
      TORNO DE PELO MENOS 20%. OUTRO BENEF?CIO ? QUE POSSUEM MAIOR AUTONOMIA DE COMBUST?VEL, POIS PODEM\r\n
      PERCORRER CERCA DE 1.000 QUIL?METROS SEM REABASTECIMENTO. AS AN?LISES ECON?MICAS DE QUE TRATAM ESSE\r\n
      ARTIGO, LEVARAM ? CONCLUS?O DE QUE O INVESTIMENTO NO USO DO GNL EM CAMINH?ES OFF-ROAD ? BASTANTE\r\n
      VI?VEL DE APLICA??O E QUE N?O SE RESTRINGE A ESSES TIPOS DE M?QUINAS, MAS PODE TAMB?M SER EMPREGADO\r\n
      A OUTROS EQUIPAMENTOS PRESENTES NA MINERA??O. ESTIMOU-SE UM PAYBACK DE APROXIMADAMENTE TR?S ANOS\r\n
      PARA O INVESTIMENTO EM UMA FROTA DE 11 CAMINH?ES. OS GANHOS AMBIENTAIS E ECON?MICOS, SOMADOS ?\r\n
      GRANDE CAPACIDADE DE DENSIDADE ENERG?TICA DO GNL, MOSTRAM A SUA ENORME CONTRIBUI??O PARA OS FINS\r\n
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Publicado em 29 de abril de 2021

Resumo

CAMINH?ES OFF-ROAD S?O EMPREGADOS EM MINAS A C?U ABERTO E SUBTERR?NEAS, PARA TRANSPORTE DE MATERIAL S?LIDO A PEQUENAS E M?DIAS DIST?NCIAS. AL?M DA EVIDENTE VANTAGEM DE FLEXIBILIDADE EM SUA UTILIZA??O, ESSES CAMINH?ES PROPORCIONAM AINDA A POSSIBILIDADE DE CICLOS R?PIDOS E VIDA ?TIL M?DIA E LONGA. DE MODO GERAL, OS SEUS MOTORES FUNCIONAM TANTO A DIESEL COMO A GNL, E SEU MECANISMO ? SIMILAR A UM MOTOR QUATRO TEMPOS. ESSES MOTORES BASICAMENTE S?O M?QUINAS QUE TRANSFORMAM ENERGIA T?RMICA EM ENERGIA MEC?NICA. DENTRE AS IN?MERAS VANTAGENS COM RELA??O AO USO DO GNL, PODE-SE CITAR QUE ESSES CAMINH?ES EMITEM MENORES QUANTIDADES DE GASES DO EFEITO ESTUFA NA ATMOSFERA, COM UMA REDU??O EM TORNO DE PELO MENOS 20%. OUTRO BENEF?CIO ? QUE POSSUEM MAIOR AUTONOMIA DE COMBUST?VEL, POIS PODEM PERCORRER CERCA DE 1.000 QUIL?METROS SEM REABASTECIMENTO. AS AN?LISES ECON?MICAS DE QUE TRATAM ESSE ARTIGO, LEVARAM ? CONCLUS?O DE QUE O INVESTIMENTO NO USO DO GNL EM CAMINH?ES OFF-ROAD ? BASTANTE VI?VEL DE APLICA??O E QUE N?O SE RESTRINGE A ESSES TIPOS DE M?QUINAS, MAS PODE TAMB?M SER EMPREGADO A OUTROS EQUIPAMENTOS PRESENTES NA MINERA??O. ESTIMOU-SE UM PAYBACK DE APROXIMADAMENTE TR?S ANOS PARA O INVESTIMENTO EM UMA FROTA DE 11 CAMINH?ES. OS GANHOS AMBIENTAIS E ECON?MICOS, SOMADOS ? GRANDE CAPACIDADE DE DENSIDADE ENERG?TICA DO GNL, MOSTRAM A SUA ENORME CONTRIBUI??O PARA OS FINS ECON?MICOS AOS QUAIS A SUA UTILIZA??O TEM GRANDE POTENCIAL DE EXPLORA??O.

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