ESTUDO DA VIABILIDADE DO USO DE GNL COMO COMBUSTÍVEL
DE CAMINHÕES OFF-ROAD
"2021-04-29 08:13:40" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 75291 "edicao_id" => 160 "trabalho_id" => 36 "inscrito_id" => 521 "titulo" => """ ESTUDO DA VIABILIDADE DO USO DE GNL COMO COMBUSTÍVEL\r\n DE CAMINHÕES OFF-ROAD """ "resumo" => """ CAMINH?ES OFF-ROAD S?O EMPREGADOS EM MINAS A C?U ABERTO E SUBTERR?NEAS, PARA TRANSPORTE DE MATERIAL\r\n S?LIDO A PEQUENAS E M?DIAS DIST?NCIAS. AL?M DA EVIDENTE VANTAGEM DE FLEXIBILIDADE EM SUA UTILIZA??O,\r\n ESSES CAMINH?ES PROPORCIONAM AINDA A POSSIBILIDADE DE CICLOS R?PIDOS E VIDA ?TIL M?DIA E LONGA. DE\r\n MODO GERAL, OS SEUS MOTORES FUNCIONAM TANTO A DIESEL COMO A GNL, E SEU MECANISMO ? SIMILAR A UM\r\n MOTOR QUATRO TEMPOS. ESSES MOTORES BASICAMENTE S?O M?QUINAS QUE TRANSFORMAM ENERGIA T?RMICA EM\r\n ENERGIA MEC?NICA. DENTRE AS IN?MERAS VANTAGENS COM RELA??O AO USO DO GNL, PODE-SE CITAR QUE ESSES\r\n CAMINH?ES EMITEM MENORES QUANTIDADES DE GASES DO EFEITO ESTUFA NA ATMOSFERA, COM UMA REDU??O EM\r\n TORNO DE PELO MENOS 20%. OUTRO BENEF?CIO ? QUE POSSUEM MAIOR AUTONOMIA DE COMBUST?VEL, POIS PODEM\r\n PERCORRER CERCA DE 1.000 QUIL?METROS SEM REABASTECIMENTO. AS AN?LISES ECON?MICAS DE QUE TRATAM ESSE\r\n ARTIGO, LEVARAM ? CONCLUS?O DE QUE O INVESTIMENTO NO USO DO GNL EM CAMINH?ES OFF-ROAD ? BASTANTE\r\n VI?VEL DE APLICA??O E QUE N?O SE RESTRINGE A ESSES TIPOS DE M?QUINAS, MAS PODE TAMB?M SER EMPREGADO\r\n A OUTROS EQUIPAMENTOS PRESENTES NA MINERA??O. ESTIMOU-SE UM PAYBACK DE APROXIMADAMENTE TR?S ANOS\r\n PARA O INVESTIMENTO EM UMA FROTA DE 11 CAMINH?ES. OS GANHOS AMBIENTAIS E ECON?MICOS, SOMADOS ?\r\n GRANDE CAPACIDADE DE DENSIDADE ENERG?TICA DO GNL, MOSTRAM A SUA ENORME CONTRIBUI??O PARA OS FINS\r\n ECON?MICOS AOS QUAIS A SUA UTILIZA??O TEM GRANDE POTENCIAL DE EXPLORA??O. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 05: Engenharia de Gás Natural" "palavra_chave" => "CAMINHÕES OFF-ROAD, GNL, MOTORES, ANÁLISE ECONÔMICA, GANHOS AMBIENTAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV147_MD1_SA5_ID521_20042021223543.pdf" "created_at" => "2021-06-10 09:03:17" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCO AURÉLIO DIAS FERREIRA" "autor_nome_curto" => "MARCO AURÉLIO D. F." "autor_email" => "madiasf@usp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-conepetro-e-vi-wepetro" "edicao_nome" => "Anais do IV CONEPETRO E VI WEPETRO" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS E VI WORKSHOP DE ENGENHARIA DE PETRÓLEO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conepetro/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa71427c9b_08062021142124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-04-29 08:13:40" "publicacao_id" => 23 "publicacao_nome" => "Revista CONEPETRO" "publicacao_codigo" => "2446-8339" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 75291 "edicao_id" => 160 "trabalho_id" => 36 "inscrito_id" => 521 "titulo" => """ ESTUDO DA VIABILIDADE DO USO DE GNL COMO COMBUSTÍVEL\r\n DE CAMINHÕES OFF-ROAD """ "resumo" => """ CAMINH?ES OFF-ROAD S?O EMPREGADOS EM MINAS A C?U ABERTO E SUBTERR?NEAS, PARA TRANSPORTE DE MATERIAL\r\n S?LIDO A PEQUENAS E M?DIAS DIST?NCIAS. AL?M DA EVIDENTE VANTAGEM DE FLEXIBILIDADE EM SUA UTILIZA??O,\r\n ESSES CAMINH?ES PROPORCIONAM AINDA A POSSIBILIDADE DE CICLOS R?PIDOS E VIDA ?TIL M?DIA E LONGA. DE\r\n MODO GERAL, OS SEUS MOTORES FUNCIONAM TANTO A DIESEL COMO A GNL, E SEU MECANISMO ? SIMILAR A UM\r\n MOTOR QUATRO TEMPOS. ESSES MOTORES BASICAMENTE S?O M?QUINAS QUE TRANSFORMAM ENERGIA T?RMICA EM\r\n ENERGIA MEC?NICA. DENTRE AS IN?MERAS VANTAGENS COM RELA??O AO USO DO GNL, PODE-SE CITAR QUE ESSES\r\n CAMINH?ES EMITEM MENORES QUANTIDADES DE GASES DO EFEITO ESTUFA NA ATMOSFERA, COM UMA REDU??O EM\r\n TORNO DE PELO MENOS 20%. OUTRO BENEF?CIO ? QUE POSSUEM MAIOR AUTONOMIA DE COMBUST?VEL, POIS PODEM\r\n PERCORRER CERCA DE 1.000 QUIL?METROS SEM REABASTECIMENTO. AS AN?LISES ECON?MICAS DE QUE TRATAM ESSE\r\n ARTIGO, LEVARAM ? CONCLUS?O DE QUE O INVESTIMENTO NO USO DO GNL EM CAMINH?ES OFF-ROAD ? BASTANTE\r\n VI?VEL DE APLICA??O E QUE N?O SE RESTRINGE A ESSES TIPOS DE M?QUINAS, MAS PODE TAMB?M SER EMPREGADO\r\n A OUTROS EQUIPAMENTOS PRESENTES NA MINERA??O. ESTIMOU-SE UM PAYBACK DE APROXIMADAMENTE TR?S ANOS\r\n PARA O INVESTIMENTO EM UMA FROTA DE 11 CAMINH?ES. OS GANHOS AMBIENTAIS E ECON?MICOS, SOMADOS ?\r\n GRANDE CAPACIDADE DE DENSIDADE ENERG?TICA DO GNL, MOSTRAM A SUA ENORME CONTRIBUI??O PARA OS FINS\r\n ECON?MICOS AOS QUAIS A SUA UTILIZA??O TEM GRANDE POTENCIAL DE EXPLORA??O. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 05: Engenharia de Gás Natural" "palavra_chave" => "CAMINHÕES OFF-ROAD, GNL, MOTORES, ANÁLISE ECONÔMICA, GANHOS AMBIENTAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV147_MD1_SA5_ID521_20042021223543.pdf" "created_at" => "2021-06-10 09:03:17" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCO AURÉLIO DIAS FERREIRA" "autor_nome_curto" => "MARCO AURÉLIO D. F." "autor_email" => "madiasf@usp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-conepetro-e-vi-wepetro" "edicao_nome" => "Anais do IV CONEPETRO E VI WEPETRO" "edicao_evento" => "IV CONGRESSO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PETRÓLEO, GÁS NATURAL E BIOCOMBUSTÍVEIS E VI WORKSHOP DE ENGENHARIA DE PETRÓLEO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conepetro/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60bfa71427c9b_08062021142124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-04-29 08:13:40" "publicacao_id" => 23 "publicacao_nome" => "Revista CONEPETRO" "publicacao_codigo" => "2446-8339" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }