CAMINH?ES OFF-ROAD S?O EMPREGADOS EM MINAS A C?U ABERTO E SUBTERR?NEAS, PARA TRANSPORTE DE MATERIAL
S?LIDO A PEQUENAS E M?DIAS DIST?NCIAS. AL?M DA EVIDENTE VANTAGEM DE FLEXIBILIDADE EM SUA UTILIZA??O,
ESSES CAMINH?ES PROPORCIONAM AINDA A POSSIBILIDADE DE CICLOS R?PIDOS E VIDA ?TIL M?DIA E LONGA. DE
MODO GERAL, OS SEUS MOTORES FUNCIONAM TANTO A DIESEL COMO A GNL, E SEU MECANISMO ? SIMILAR A UM
MOTOR QUATRO TEMPOS. ESSES MOTORES BASICAMENTE S?O M?QUINAS QUE TRANSFORMAM ENERGIA T?RMICA EM
ENERGIA MEC?NICA. DENTRE AS IN?MERAS VANTAGENS COM RELA??O AO USO DO GNL, PODE-SE CITAR QUE ESSES
CAMINH?ES EMITEM MENORES QUANTIDADES DE GASES DO EFEITO ESTUFA NA ATMOSFERA, COM UMA REDU??O EM
TORNO DE PELO MENOS 20%. OUTRO BENEF?CIO ? QUE POSSUEM MAIOR AUTONOMIA DE COMBUST?VEL, POIS PODEM
PERCORRER CERCA DE 1.000 QUIL?METROS SEM REABASTECIMENTO. AS AN?LISES ECON?MICAS DE QUE TRATAM ESSE
ARTIGO, LEVARAM ? CONCLUS?O DE QUE O INVESTIMENTO NO USO DO GNL EM CAMINH?ES OFF-ROAD ? BASTANTE
VI?VEL DE APLICA??O E QUE N?O SE RESTRINGE A ESSES TIPOS DE M?QUINAS, MAS PODE TAMB?M SER EMPREGADO
A OUTROS EQUIPAMENTOS PRESENTES NA MINERA??O. ESTIMOU-SE UM PAYBACK DE APROXIMADAMENTE TR?S ANOS
PARA O INVESTIMENTO EM UMA FROTA DE 11 CAMINH?ES. OS GANHOS AMBIENTAIS E ECON?MICOS, SOMADOS ?
GRANDE CAPACIDADE DE DENSIDADE ENERG?TICA DO GNL, MOSTRAM A SUA ENORME CONTRIBUI??O PARA OS FINS
ECON?MICOS AOS QUAIS A SUA UTILIZA??O TEM GRANDE POTENCIAL DE EXPLORA??O.