ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR COMO A LITERATURA NEGRA INFANTO-JUVENIL PODE SER BENÉFICA NO PROTAGONISMO DAS CRIANÇAS AFRO-BRASILEIRAS O INTUITO É REFLETIR SOBRE TAIS APRESENTAÇÕES, A FIM DE DESCOBRIR COMO AS CRIANÇAS NEGRAS TÊM DESCONSTRUÍDO OS ESTEREÓTIPOS ESTABELECIDOS E EXCLUDENTES ACERCA DA RAÇA NEGRA, TAIS COMO: O DO NEGRO SEM CULTURA, FEIO, SELVAGEM, RELACIONADOS ÀS DEPRECIAÇÕES RELIGIOSAS E TODA E QUALQUER FORMA DE PRECONCEITO. A LITERATURA EXERCE UM LUGAR FUNDAMENTAL PARA A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA NACIONAL, E ASSIM, NOSSO INTERESSE TEM SIDO OBSERVAR O SURGIMENTO DE UMA NOVA IDEIA DE NAÇÃO A PARTIR DA VEICULAÇÃO DE NOVOS DISCURSOS EM TORNO DA IDENTIDADE NEGRA. SERÁ UTILIZADA A LEI N°10639/03 NA QUAL PERMEIA AS DISCUSSÕES EM TORNO DA HISTÓRIA E PRESERVAÇÃO DA CULTURA NEGRA. A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SERÁ A METODOLOGIA DE PESQUISA UTILIZADA NESTE ARTIGO, COM AS BASES DE DADOS GOOGLE ACADÊMICO E SCIELO (SCIENTIFIC ELETRONIC LIBRARY ONLINE), ALÉM DE LIVROS, TESES E DISSERTAÇÕES, ENTRE OS ANOS 2010 A 2020. SENDO ASSIM, PODE-SE DIZER QUE PARA AS CRIANÇAS, A DESCOBERTA DE SUA ORIGEM AFRICANA, O IDENTIFICA COMO PARTE DE PESSOAS AFRODESCENDENTES, E PODE SER MOTIVO DE ORGULHO DE SEUS ANCESTRAIS E DE SUAS HISTÓRIAS E CULTURAS.