ESTE ARTIGO TEM O OBJETIVO DE IDENTIFICAR A PRESENÇA DE CONTEÚDOS EDUCATIVOS EM EMISSORAS DE TELEVISÃO DOS SETORES PÚBLICO E PRIVADO, COMPREENDENDO, ASSIM, A RELEVÂNCIA DA TV COMO UM ESPAÇO PARA EDUCAR, POTENCIALIZADO PELAS POSSIBILIDADES DE ACESSO ÀS ÁREAS DO CONHECIMENTO ATRAVÉS DA NARRATIVA AUDIOVISUAL E DO AMPLO ALCANCE TERRITORIAL QUE ESTE MEIO DE COMUNICAÇÃO PROPORCIONA. AS DISCUSSÕES RESGATARAM INICIATIVAS HISTÓRICAS DE PROGRAMAS EDUCATIVOS NA MÍDIA BRASILEIRA E, POSTERIORMENTE, FORAM ANALISADAS AS PROGRAMAÇÕES ATUAIS DAS DUAS PRINCIPAIS EMISSORAS NACIONAIS DE TELEVISÃO PRIVADAS (GLOBO E SBT) E PÚBLICAS (TV BRASIL E TV CULTURA), O QUE PERMITIU, ENTRE OUTRAS COISAS, IDENTIFICAR A DIFICULDADE DA MÍDIA COMERCIAL EM OFERTAR PROGRAMAÇÕES DE CARÁTER EDUCATIVO. ALÉM DISSO, VERIFICOU-SE QUE NAS EMISSORAS PÚBLICAS HOUVE MAIOR OCORRÊNCIA DE PROGRAMAS VOLTADOS À TEMÁTICA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA.