ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A PRIMEIRA ETAPA DA EDUCA??O B?SICA DA EDUCA??O BRASILEIRA ? LUZ DO PER?ODO DE DISTANCIAMENTO DESENCADEADOS COM O COVID-19. A LEGISLA??O N?O ALTEROU AT? ESTE MOMENTO NENHUMA DAS DIRETRIZES QUE APRESENTAREMOS A SEGUIR QUE REGEM ESTA ETAPA DA EDUCA??O NACIONAL. REALIZAMOS UMA PESQUISA DOCUMENTAL PARTINDO DA LEGISLA??O EDUCACIONAL EM VOGA REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCA??O INFANTIL (RCNEI), AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCA??O INFANTIL (DCNEI) E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E CONCLU?MOS QUE ESSE NOVO PANORAMA DISRUPTIVO A PARTIR DO ADVENTO DO NOVO CORONA V?RUS (COVID-19) QUE SE APRESENTOU COM UMA PANDEMIA ESCAL?VEL PROVOCOU A NECESSIDADE DE UMA REFLEX?O EDUCACIONAL NO ?MBITO DO PRIMEIRA ETAPA DA EDUCA??O B?SICA, QUE FOI SISTEMATIZA NO CONTEXTO DO RECONHECIMENTO DA CRIAN?A COM CIDAD?, DA EDUCA??O COMO UM DIREITO FUNDAMENTAL, A SER GARANTIDO ESPECIALMENTE PELO ESTADO, VISANDO O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DAS CRIAN?AS E CRIANDO BASES PARA A FORMA??O DO CIDAD?O E FUTURO TRABALHADOR.