O ESTADO E A SOCIEDADE SEMPRE PROCURARAM UTILIZAR A EDUCAÇÃO COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE PODER, INFLUENCIANDO-A E ORIENTANDO-A DE ACORDO COM SEUS INTERESSES E ASPIRAÇÕES. NESSE PROJETO, O SISTEMA EDUCATIVO, EM DIFERENTES ÉPOCAS, FORA UTILIZADO COMO VIA PARA DIFUNDIR IDEOLOGIAS E IMPLEMENTAR E NORMATIZAR PROPOSTAS POLÍTICAS-EDUCATIVAS QUE BUSCASSEM CORRESPONDER ÀS EXPECTATIVAS E AS DEMANDAS DO SETORES POLÍTICO-ECONÔMICOS NO SENTIDO DE FORTALECER OS IDEAIS CAPITALISTAS. DIANTE DESSA CONJUNTURA, O PRESENTE ARTIGO PROPÕE DESCREVER, BREVEMENTE, ALGUNS FATOS HISTÓRICOS – OCORRIDOS NO PERÍODO COLONIAL À SEGUNDA REPÚBLICA –, REFLETINDO E ANALISANDO CRITICAMENTE COMO ESSA INTER-RELAÇÃO ENTRE POLÍTICA, SOCIEDADES E EDUCAÇÃO PODE TER INFLUENCIADO E CONTRIBUÍDO NA ORGANIZAÇÃO E CONSTITUIÇÃO DO PROCESSO EDUCATIVO DO BRASIL, TORNANDO-SE UM FATOR PREPONDERANTE PARA CONDUZIR OS RUMOS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA ATÉ OS DIAS ATUAIS.