ESTE TRABALHO É FRUTO QUALIFICADO DA DISCIPLINA, EDUCAÇÃO BRASILEIRA, MINISTRADA PELA PROFESSORA DRA. ELIZABETH MIRANDA NO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM EDUCAÇÃO, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE - UFAC. O ARTIGO BUSCA FAZER UM DIÁLOGO DO OBJETO DE ESTUDO DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO DO AUTOR COM ALGUNS AUTORES TRABALHADOS NA DISCIPLINA SUPRACITADA, POIS TRATARÁ DA EDUCAÇÃO NO BRASIL DURANTE A PRIMEIRA PASSAGEM DO GOVERNO DE GETÚLIO VARGAS, QUE VAI DE 1930 ATÉ O GOLPE DE 1937. A INTENÇÃO É JUSTAMENTE REALIZAR UM ENFOQUE NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS QUE VARGAS ESTABELECEU DURANTE SEU GOVERNO NESSE PERÍODO, POR MEIO DE ALGUMAS ARTICULAÇÕES E CRIAÇÕES, PARA ISSO CONTEMPLAREMOS A ARTICULAÇÃO DELE COM FRANCISCO CAMPOS, MINISTRO DE SEU GOVERNO QUE ASSIM COMO ELE BUSCAVA FAZER DO BRASIL UM ESTADO NACIONAL, FORTE E CENTRALIZADO. ALIANÇARAM-SE COM A IGREJA CATÓLICA QUE VOLTOU A TER INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA INCLUSIVE COM A IMPLANTAÇÃO DO ENSINO RELIGIOSO NAS ESCOLAS DESTE PAÍS. PROMULGARAM UMA REFORMULAÇÃO DO ENSINO SECUNDÁRIO NA QUAL DEFINIA CADA VEZ MAIS O ENSINO DUALISTA, ALTAMENTE EXERCIDO NESTE GOVERNO. CRIARAM A UNIVERSIDADE BRASILEIRA CONTEMPLANDO UMA REIVINDICAÇÃO ANTIGA DA ELITE DESTE PAÍS. PORTANTO, ESTE TRABALHO APRESENTA JUSTAMENTE O DESPERTAR DESTE PERÍODO TÃO SIGNIFICATIVO NO CAMPO EDUCACIONAL E AO MESMO TEMPO TÃO DELICADO AO TRABALHAR ASPECTOS POLÍTICOS E HISTÓRICOS AO MESMO TEMPO.