Artigo Anais IV ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

LEMINSKI PARA CRIANÇAS: A POESIA LÚDICA E IMAGÉTICA DE PAULO LEMINSKI NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

"2012-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 742
    "edicao_id" => 3
    "trabalho_id" => 109
    "inscrito_id" => 219
    "titulo" => "LEMINSKI PARA CRIANÇAS: A POESIA LÚDICA E IMAGÉTICA DE PAULO LEMINSKI NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Weslley BARBOSAJosé Hélder Pinheiro Alves (orientador)UFCG – CAPESA obra de Paulo Leminski, longe de cristalizar-se à mercê dos ditames do seu tempo, é marcada pela experimentação em relação à linguagem e pela pluralidade de fôrmas utilizadas. Lúdica e imagética, sua poesia é capaz de encantar leitores das mais diferentes idades e preferências. Propomos aqui explorar estas características, de modo a desenvolver um trabalho com alguns poemas de Leminski em uma turma do 6º ano do ensino fundamental. Assim, partiremos de um primeiro momento de análise de alguns textos para, em seguida, estabelecermos a proposta de abordagem em sala de aula. Para tanto, nos valeremos principalmente dos postulados de Marques (2001) e Franchetti (2010) sobre a obra do poeta e de Pinheiro (2007) e Colomer (2007) acerca da metodologia da abordagem do poema em sala de aula."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "4f6311c0738f248a323f8425b0b286b8_219_109_.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:09:19"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ WESLLEY BARBOSA DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "WESLLEY BARBOSA"
    "autor_email" => "weslleybarbosa.literatura"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENLIJE"
    "edicao_evento" => "IV Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b73cb0e3d_16022020184220.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b4573556_22072020133725.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 742
    "edicao_id" => 3
    "trabalho_id" => 109
    "inscrito_id" => 219
    "titulo" => "LEMINSKI PARA CRIANÇAS: A POESIA LÚDICA E IMAGÉTICA DE PAULO LEMINSKI NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Weslley BARBOSAJosé Hélder Pinheiro Alves (orientador)UFCG – CAPESA obra de Paulo Leminski, longe de cristalizar-se à mercê dos ditames do seu tempo, é marcada pela experimentação em relação à linguagem e pela pluralidade de fôrmas utilizadas. Lúdica e imagética, sua poesia é capaz de encantar leitores das mais diferentes idades e preferências. Propomos aqui explorar estas características, de modo a desenvolver um trabalho com alguns poemas de Leminski em uma turma do 6º ano do ensino fundamental. Assim, partiremos de um primeiro momento de análise de alguns textos para, em seguida, estabelecermos a proposta de abordagem em sala de aula. Para tanto, nos valeremos principalmente dos postulados de Marques (2001) e Franchetti (2010) sobre a obra do poeta e de Pinheiro (2007) e Colomer (2007) acerca da metodologia da abordagem do poema em sala de aula."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "4f6311c0738f248a323f8425b0b286b8_219_109_.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:09:19"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ WESLLEY BARBOSA DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "WESLLEY BARBOSA"
    "autor_email" => "weslleybarbosa.literatura"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENLIJE"
    "edicao_evento" => "IV Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b73cb0e3d_16022020184220.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b4573556_22072020133725.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2012

Resumo

Weslley BARBOSAJosé Hélder Pinheiro Alves (orientador)UFCG – CAPESA obra de Paulo Leminski, longe de cristalizar-se à mercê dos ditames do seu tempo, é marcada pela experimentação em relação à linguagem e pela pluralidade de fôrmas utilizadas. Lúdica e imagética, sua poesia é capaz de encantar leitores das mais diferentes idades e preferências. Propomos aqui explorar estas características, de modo a desenvolver um trabalho com alguns poemas de Leminski em uma turma do 6º ano do ensino fundamental. Assim, partiremos de um primeiro momento de análise de alguns textos para, em seguida, estabelecermos a proposta de abordagem em sala de aula. Para tanto, nos valeremos principalmente dos postulados de Marques (2001) e Franchetti (2010) sobre a obra do poeta e de Pinheiro (2007) e Colomer (2007) acerca da metodologia da abordagem do poema em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.