APRENDIZAGEM ATIVA: (RES)SIGNIFICAÇÕES A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA TEÓRICO-PRATICA VIVENCIADA NO ENSINO SUPERIOR
0 of 0"2021-02-09 09:36:46" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 ▼ // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [▶ "id" => 74198 "edicao_id" => 155 "trabalho_id" => 1938 "inscrito_id" => 7030 "titulo" => "APRENDIZAGEM ATIVA: (RES)SIGNIFICAÇÕES A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA TEÓRICO-PRATICA VIVENCIADA NO ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETO DE ESTUDO O CURSO DE APRENDIZAGEM ATIVA, REALIZADO COM PROFESSORES E ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA, QUE INSTIGOU O COMPARTILHAMENTO DE RESULTADOS OBTIDOS, A FIM DE AMPLIAR O CONHECIMENTO DA COMUNIDADE ACADÊMICA SOBRE O ASSUNTO ORA DISCUTIDO. O OBJETIVO GERAL É DESCREVER AS METODOLOGIAS ATIVAS, POR MEIOS DO COMPARTILHAMENTO DE EXPERIÊNCIAS TEÓRICO-PRÁTICAS, VIVENCIADAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E FUTUROS PEDAGOGOS. TRAÇAMOS COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS RECONHECER A APRENDIZAGEM ATIVA COMO UMA MUDANÇA DE PARADIGMA, DIFERENCIAR OS TIPOS DE METODOLOGIAS ATIVAS E SUAS POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO E ADAPTAÇÃO E PROPOR MEIOS ASSERTIVOS E ESTRATÉGIAS EFICAZES DA AULA ATIVA. PARA O ALCANCE DESSES OBJETIVOS, PERCORREMOS UM CAMINHO METODOLÓGICO QUE TEVE INÍCIO COM UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, FUNDAMENTADA NOS ESTUDOS DE ABREU (2009), BAUMAN (2009), DIESEL, BALDEZ E MARTINS (2017) E OUTROS. EM SEGUIDA, SEGUIMOS A TÉCNICA DE PESQUISA PARTICIPANTE, NA QUAL MINISTRAMOS UM CURSO PARA, APROXIMADAMENTE, 400 SUJEITOS, ENTRE OS QUAIS, METADE RESPONDEU, AO FINAL, UM QUESTIONÁRIO QUE, TAMBÉM, SERVIU DE INSTRUMENTO DE ANÁLISE DOS RESULTADOS. CONCLUÍMOS QUE A APRENDIZAGEM ATIVA É UMA FERRAMENTA DE EXTREMA RELEVÂNCIA PARA O SUCESSO DO EDUCANDO, DESDE QUE O PROFESSOR COMPREENDA QUE O APRENDIZADO SOMENTE SERÁ EXITOSO QUANDO O ALUNO FOR COLOCADO NO CENTRO DAS AÇÕES, COMO SUJEITO ATIVO DO SEU PRÓPRIO SABER. ◀O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETO DE ESTUDO O CURSO DE APRENDIZAGEM ATIVA, REALIZADO COM PROFESSORES E ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA, QUE INSTIGOU O CO ▶" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "E-book" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, METODOLOGIAS, ATIVO, PROTAGONISTA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD7_SA_ID7030_17102020141306.pdf" "created_at" => "2021-02-11 09:40:52" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACKELINE SOUSA SILVA" "autor_nome_curto" => "JACKELINE" "autor_email" => "jackeliness23@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-vii-conedu--conedu-em-casa----vol-02" "edicao_nome" => "E-book VII CONEDU (Conedu em Casa) - Vol 02" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DA EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2020/ebook2" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6023ea9d81da2_10022021111557.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-02-09 09:36:46" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [▶ "id" => 74198 "edicao_id" => 155 "trabalho_id" => 1938 "inscrito_id" => 7030 "titulo" => "APRENDIZAGEM ATIVA: (RES)SIGNIFICAÇÕES A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA TEÓRICO-PRATICA VIVENCIADA NO ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETO DE ESTUDO O CURSO DE APRENDIZAGEM ATIVA, REALIZADO COM PROFESSORES E ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA, QUE INSTIGOU O COMPARTILHAMENTO DE RESULTADOS OBTIDOS, A FIM DE AMPLIAR O CONHECIMENTO DA COMUNIDADE ACADÊMICA SOBRE O ASSUNTO ORA DISCUTIDO. O OBJETIVO GERAL É DESCREVER AS METODOLOGIAS ATIVAS, POR MEIOS DO COMPARTILHAMENTO DE EXPERIÊNCIAS TEÓRICO-PRÁTICAS, VIVENCIADAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E FUTUROS PEDAGOGOS. TRAÇAMOS COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS RECONHECER A APRENDIZAGEM ATIVA COMO UMA MUDANÇA DE PARADIGMA, DIFERENCIAR OS TIPOS DE METODOLOGIAS ATIVAS E SUAS POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO E ADAPTAÇÃO E PROPOR MEIOS ASSERTIVOS E ESTRATÉGIAS EFICAZES DA AULA ATIVA. PARA O ALCANCE DESSES OBJETIVOS, PERCORREMOS UM CAMINHO METODOLÓGICO QUE TEVE INÍCIO COM UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, FUNDAMENTADA NOS ESTUDOS DE ABREU (2009), BAUMAN (2009), DIESEL, BALDEZ E MARTINS (2017) E OUTROS. EM SEGUIDA, SEGUIMOS A TÉCNICA DE PESQUISA PARTICIPANTE, NA QUAL MINISTRAMOS UM CURSO PARA, APROXIMADAMENTE, 400 SUJEITOS, ENTRE OS QUAIS, METADE RESPONDEU, AO FINAL, UM QUESTIONÁRIO QUE, TAMBÉM, SERVIU DE INSTRUMENTO DE ANÁLISE DOS RESULTADOS. CONCLUÍMOS QUE A APRENDIZAGEM ATIVA É UMA FERRAMENTA DE EXTREMA RELEVÂNCIA PARA O SUCESSO DO EDUCANDO, DESDE QUE O PROFESSOR COMPREENDA QUE O APRENDIZADO SOMENTE SERÁ EXITOSO QUANDO O ALUNO FOR COLOCADO NO CENTRO DAS AÇÕES, COMO SUJEITO ATIVO DO SEU PRÓPRIO SABER. ◀O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETO DE ESTUDO O CURSO DE APRENDIZAGEM ATIVA, REALIZADO COM PROFESSORES E ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA, QUE INSTIGOU O CO ▶" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "E-book" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, METODOLOGIAS, ATIVO, PROTAGONISTA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD7_SA_ID7030_17102020141306.pdf" "created_at" => "2021-02-11 09:40:52" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACKELINE SOUSA SILVA" "autor_nome_curto" => "JACKELINE" "autor_email" => "jackeliness23@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-vii-conedu--conedu-em-casa----vol-02" "edicao_nome" => "E-book VII CONEDU (Conedu em Casa) - Vol 02" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DA EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2020/ebook2" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6023ea9d81da2_10022021111557.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2021-02-09 09:36:46" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [▶ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 ▶ #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [▶ "id" => 155 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-vii-conedu--conedu-em-casa----vol-02" "nome" => "E-book VII CONEDU (Conedu em Casa) - Vol 02" "nome_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DA EDUCAÇÃO" "descricao" => "Em 2020, o Congresso Nacional de Educação se reinventa com você! Pensando no bem-estar e segurança dos participantes e mantendo o compromisso com a disseminação de conhecimento, a sétima edição tendo como temática “Educação como (re)Existência: mudanças, conscientização e conhecimentos” traz um novo modelo de vivenciar a experiência do Maior Congresso de Educação do país: na sua casa. O delineamento da temática se pauta na ideia de pensar a educação como espaço-tempo de mudança, de (re)existir pela possibilidade de estabelecer diálogos e lugares de escuta, conscientização de direitos, deveres, saberes, práticas, conhecimentos científicos, culturais e sociais. Nos diferentes espaços de educar é importante que a colaboração, entre os pares e interinstitucional, seja a base para promover as mudanças que alavanquem os processos educacionais, a inclusão e a formação crítico-reflexiva dos sujeitos. O CONEDU em Casa é uma das formas de utilizar esses múltiplos espaços de educação e promover a sua participação em palestras, mesas-redondas, grupos de discussão e muitas outras atividades que farão parte da programação. ◀Em 2020, o Congresso Nacional de Educação se reinventa com você! Pensando no bem-estar e segurança dos participantes e mantendo o com ▶" "pasta" => "ebooks/conedu/2020/ebook2" "logo" => null "capa" => "6023ea9d81da2_10022021111557.jpg" "timbrado" => null "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2020-10-15" "final_evento" => "2020-10-17" "ano_publicacao" => 2021 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2021-02-09 09:36:46" "updated_at" => "2022-02-23 10:54:57" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [▶ "id" => 155 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-vii-conedu--conedu-em-casa----vol-02" "nome" => "E-book VII CONEDU (Conedu em Casa) - Vol 02" "nome_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DA EDUCAÇÃO" "descricao" => "Em 2020, o Congresso Nacional de Educação se reinventa com você! Pensando no bem-estar e segurança dos participantes e mantendo o compromisso com a disseminação de conhecimento, a sétima edição tendo como temática “Educação como (re)Existência: mudanças, conscientização e conhecimentos” traz um novo modelo de vivenciar a experiência do Maior Congresso de Educação do país: na sua casa. O delineamento da temática se pauta na ideia de pensar a educação como espaço-tempo de mudança, de (re)existir pela possibilidade de estabelecer diálogos e lugares de escuta, conscientização de direitos, deveres, saberes, práticas, conhecimentos científicos, culturais e sociais. Nos diferentes espaços de educar é importante que a colaboração, entre os pares e interinstitucional, seja a base para promover as mudanças que alavanquem os processos educacionais, a inclusão e a formação crítico-reflexiva dos sujeitos. O CONEDU em Casa é uma das formas de utilizar esses múltiplos espaços de educação e promover a sua participação em palestras, mesas-redondas, grupos de discussão e muitas outras atividades que farão parte da programação. ◀Em 2020, o Congresso Nacional de Educação se reinventa com você! Pensando no bem-estar e segurança dos participantes e mantendo o com ▶" "pasta" => "ebooks/conedu/2020/ebook2" "logo" => null "capa" => "6023ea9d81da2_10022021111557.jpg" "timbrado" => null "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2020-10-15" "final_evento" => "2020-10-17" "ano_publicacao" => 2021 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2021-02-09 09:36:46" "updated_at" => "2022-02-23 10:54:57" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [▶ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [▶ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 ▶ #items: array:1 [▶ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 ▶ #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [▶ "id" => 71 "edicao_id" => 155 "codigo" => "978-65-86901-28-3" "capa" => "6023eaac38684_10022021111612.jpg" "titulo" => "E-book VII CONEDU (Conedu em Casa) - Vol 02" "prefacio" => """ <strong>Educação como (re)Existência: mudanças, conscientização e conhecimentos</strong><br />\r\n <br />\r\n A compilação de textos, neste e-book, apresenta o delineamento relacionado à temática Educação como (re)existência: mudanças, conscientização e conhecimentos. A discussão envolve reavaliar formas de pensar a educação como um espaço-tempo de mudanças, de (re)existir pela possibilidade de estabelecer diálogos e lugares de escuta, conscientização de direitos, deveres, saberes, práticas, conhecimentos científicos, culturais e sociais. Seria ousado pensar a educação por esse viés? Como postulou Paulo Freire “a educação é um ato de ousadia” e, tomando essa proposição é que ousamos nos reinventar a cada dia para continuarmos promovendo uma formação que amplie os horizontes dos sujeitos que compõem essa engrenagem. <br />\r\n ◀A compilação de textos, neste e-book, apresenta o delineamento relacionado à temática Educação como (re)existênc ▶ <br />\r\n No ano de 2020, especificamente, toda uma estrutura de sociedade precisou de novas formas de agir e pensar para manter-se em funcionamento, incluindo as escolas e universidades. Os/as professores/as, por sua vez, foram chamados/as a dar sentido aos processos educacionais atendendo à demanda apresentada pela pandemia causada por um vírus (COVID-19). O distanciamento social imposto à população mundial evidenciou questões ambientais, sociais, culturais e econômicas pungentes nos fazendo relacionar ontem e hoje. Salientando que a humanidade já passou por outras crises sanitárias, por exemplo, a gripe espanhola. O que podemos aprender com essa experiência? <br />\r\n ◀No ano de 2020, especificamente, toda uma estrutura de sociedade precisou de novas formas de agir e pensar para manter-se em funcionamento, incluindo as escolas ▶ <br />\r\n O contexto pandêmico tornou a conectividade pauta urgente de maneira geral e, especificamente, também no âmbito educacional. O vocabulário docente foi permeado de palavras como síncrono, assíncrono, on-line etc. A escola foi posta em xeque e o papel social docente ficou mais em evidência. Conceitos, já cristalizados no campo educacional também foram disputados em um modelo que polarizou presencial versus virtual. Nesse sentido, educação, ensino, aprendizagem, mediação, aula e avaliação, por exemplo, tornaram-se conceitos-chave de debates em vários momentos na pandemia. Concomitantemente a desigualdade mostrou sua face brutal demonstrando a dureza da realidade de um sem número de estudantes brasileiros e reafirmando que não estamos todo/as em um mesmo lugar, a condição social é uma chave de análise importante para pensarmos e problematizarmos esse contexto. Assim sendo, pobreza, processos de inclusão e exclusão, bem como, dimensões humanitárias foram pautas de debates sobre esse processo de (re)existir. <br />\r\n ◀O contexto pandêmico tornou a conectividade pauta urgente de maneira geral e, especificamente, também no âmbito educacional. O vocabulá ▶ <br />\r\n A análise do impacto desse momento, ainda será sentida por nós e pelas futuras gerações que precisarão reencontrar na educação o caminho para a mudança. Esse caminho envolve sujeitos, interações, desenvolvimento emocional, cognitivo e social. Não se trata apenas de acessar o conhecimento contido em livros e aulas, mas de compreender o mundo pela leitura de seus próprios sujeitos em que a experiência, em sua dimensão singular e coletiva, encontra novos contornos. O axioma proposto por Paulo Freire, que em 2021 celebramos seu centenário, ainda se faz necessário por reafirmarmos que “a leitura do mundo precede a leitura da palavra.” O mundo que vivemos hoje prescinde de mudanças, transformações e (re)existências com novas leituras. <br />\r\n ◀A análise do impacto desse momento, ainda será sentida por nós e pelas futuras gerações que precisarão reencontrar na ▶ <br />\r\n Precisamos pensar, também, com Ailton Krenak (2019), a necessidade das ideias para adiar o fim do mundo, de maneira que mobilizados e sensibilizados por tudo que vivemos em tempos pandêmicos a educação possa nos trazer uma dimensão consciente de saberes, ora silenciados, ora marginalizados. O que queremos aprender para o futuro? É preciso pensar, a partir de agora, que novos horizontes borram os sentidos de educação necessitando de ressignificações mais humanas e possíveis. Os textos que vocês lerão nesse e-book são frutos de uma socialização que se fez emergente e necessária nesse momento de crise. <br />\r\n ◀Precisamos pensar, também, com Ailton Krenak (2019), a necessidade das ideias para adiar o fim do mundo, de maneira que mobilizados e sensibilizados por ▶ <br />\r\n Por fim, nos diferentes espaços de educar é importante que a colaboração, entre os pares e interinstitucional, ou seja, a coletividade seja a base para a promoção das mudanças que alavanquem processos educacionais, as diversas formas de inclusão e a formação crítico-reflexiva dos sujeitos. Que possamos adiar o fim do mundo (Krenak, 2019) tendo a esperança que nos engajaremos na construção de novas narrativas, conhecimentos e possibilidades. <br />\r\n ◀Por fim, nos diferentes espaços de educar é importante que a colaboração, entre os pares e interinstitucional, ou seja, a coletivida ▶ <br />\r\n Referências<br />\r\n FREIRE, P. A importância do ato de ler. 23 ed. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989. <br />\r\n <br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Paula Almeida de Castro (UEPB)<br />\r\n Luiz Paulo Cruz Borges (UERJ) """ "conselho_editorial" => """ Abigail Fregni Lins - UEPB<br />\r\n Eduardo Gomes Onofre - UEPB<br />\r\n Francisca Geny Lustosa - UFCE<br />\r\n Juarez Nogueira Lins - UEPB<br />\r\n Luis Paulo Cruz Borges - UERJ<br />\r\n Marcelo Gomes Germano - UEPB<br />\r\n Margareth Maria de Melo - UEPB<br />\r\n Paula Almeida de Castro - UEPB<br />\r\n Roberto Kennedy Gomes Franco - UNILAB<br />\r\n Sandra Maciel de Almeida - UFF<br />\r\n Tânia Serra Azul Machado Bezerra - UECE<br />\r\n Thiago Luiz Alves dos Santos - UERJ<br />\r\n Walcéa Barreto Alves - UFF """ "ficha_catalografica" => "602fe260cf3c0_19022021130800.pdf" "arquivo" => "190220211340_E-BOOK--EDUCACAO-COMO--RE-EXISTENCIA--MUDANCAS--CONSCIENTIZACAO-E-CONHECIMENTOS---VOLUME-02.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2021 "created_at" => "2021-02-09 09:36:46" "updated_at" => "2022-02-23 10:54:57" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [▶ "id" => 71 "edicao_id" => 155 "codigo" => "978-65-86901-28-3" "capa" => "6023eaac38684_10022021111612.jpg" "titulo" => "E-book VII CONEDU (Conedu em Casa) - Vol 02" "prefacio" => """ <strong>Educação como (re)Existência: mudanças, conscientização e conhecimentos</strong><br />\r\n <br />\r\n A compilação de textos, neste e-book, apresenta o delineamento relacionado à temática Educação como (re)existência: mudanças, conscientização e conhecimentos. A discussão envolve reavaliar formas de pensar a educação como um espaço-tempo de mudanças, de (re)existir pela possibilidade de estabelecer diálogos e lugares de escuta, conscientização de direitos, deveres, saberes, práticas, conhecimentos científicos, culturais e sociais. Seria ousado pensar a educação por esse viés? Como postulou Paulo Freire “a educação é um ato de ousadia” e, tomando essa proposição é que ousamos nos reinventar a cada dia para continuarmos promovendo uma formação que amplie os horizontes dos sujeitos que compõem essa engrenagem. <br />\r\n ◀A compilação de textos, neste e-book, apresenta o delineamento relacionado à temática Educação como (re)existênc ▶ <br />\r\n No ano de 2020, especificamente, toda uma estrutura de sociedade precisou de novas formas de agir e pensar para manter-se em funcionamento, incluindo as escolas e universidades. Os/as professores/as, por sua vez, foram chamados/as a dar sentido aos processos educacionais atendendo à demanda apresentada pela pandemia causada por um vírus (COVID-19). O distanciamento social imposto à população mundial evidenciou questões ambientais, sociais, culturais e econômicas pungentes nos fazendo relacionar ontem e hoje. Salientando que a humanidade já passou por outras crises sanitárias, por exemplo, a gripe espanhola. O que podemos aprender com essa experiência? <br />\r\n ◀No ano de 2020, especificamente, toda uma estrutura de sociedade precisou de novas formas de agir e pensar para manter-se em funcionamento, incluindo as escolas ▶ <br />\r\n O contexto pandêmico tornou a conectividade pauta urgente de maneira geral e, especificamente, também no âmbito educacional. O vocabulário docente foi permeado de palavras como síncrono, assíncrono, on-line etc. A escola foi posta em xeque e o papel social docente ficou mais em evidência. Conceitos, já cristalizados no campo educacional também foram disputados em um modelo que polarizou presencial versus virtual. Nesse sentido, educação, ensino, aprendizagem, mediação, aula e avaliação, por exemplo, tornaram-se conceitos-chave de debates em vários momentos na pandemia. Concomitantemente a desigualdade mostrou sua face brutal demonstrando a dureza da realidade de um sem número de estudantes brasileiros e reafirmando que não estamos todo/as em um mesmo lugar, a condição social é uma chave de análise importante para pensarmos e problematizarmos esse contexto. Assim sendo, pobreza, processos de inclusão e exclusão, bem como, dimensões humanitárias foram pautas de debates sobre esse processo de (re)existir. <br />\r\n ◀O contexto pandêmico tornou a conectividade pauta urgente de maneira geral e, especificamente, também no âmbito educacional. O vocabulá ▶ <br />\r\n A análise do impacto desse momento, ainda será sentida por nós e pelas futuras gerações que precisarão reencontrar na educação o caminho para a mudança. Esse caminho envolve sujeitos, interações, desenvolvimento emocional, cognitivo e social. Não se trata apenas de acessar o conhecimento contido em livros e aulas, mas de compreender o mundo pela leitura de seus próprios sujeitos em que a experiência, em sua dimensão singular e coletiva, encontra novos contornos. O axioma proposto por Paulo Freire, que em 2021 celebramos seu centenário, ainda se faz necessário por reafirmarmos que “a leitura do mundo precede a leitura da palavra.” O mundo que vivemos hoje prescinde de mudanças, transformações e (re)existências com novas leituras. <br />\r\n ◀A análise do impacto desse momento, ainda será sentida por nós e pelas futuras gerações que precisarão reencontrar na ▶ <br />\r\n Precisamos pensar, também, com Ailton Krenak (2019), a necessidade das ideias para adiar o fim do mundo, de maneira que mobilizados e sensibilizados por tudo que vivemos em tempos pandêmicos a educação possa nos trazer uma dimensão consciente de saberes, ora silenciados, ora marginalizados. O que queremos aprender para o futuro? É preciso pensar, a partir de agora, que novos horizontes borram os sentidos de educação necessitando de ressignificações mais humanas e possíveis. Os textos que vocês lerão nesse e-book são frutos de uma socialização que se fez emergente e necessária nesse momento de crise. <br />\r\n ◀Precisamos pensar, também, com Ailton Krenak (2019), a necessidade das ideias para adiar o fim do mundo, de maneira que mobilizados e sensibilizados por ▶ <br />\r\n Por fim, nos diferentes espaços de educar é importante que a colaboração, entre os pares e interinstitucional, ou seja, a coletividade seja a base para a promoção das mudanças que alavanquem processos educacionais, as diversas formas de inclusão e a formação crítico-reflexiva dos sujeitos. Que possamos adiar o fim do mundo (Krenak, 2019) tendo a esperança que nos engajaremos na construção de novas narrativas, conhecimentos e possibilidades. <br />\r\n ◀Por fim, nos diferentes espaços de educar é importante que a colaboração, entre os pares e interinstitucional, ou seja, a coletivida ▶ <br />\r\n Referências<br />\r\n FREIRE, P. A importância do ato de ler. 23 ed. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989. <br />\r\n <br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Paula Almeida de Castro (UEPB)<br />\r\n Luiz Paulo Cruz Borges (UERJ) """ "conselho_editorial" => """ Abigail Fregni Lins - UEPB<br />\r\n Eduardo Gomes Onofre - UEPB<br />\r\n Francisca Geny Lustosa - UFCE<br />\r\n Juarez Nogueira Lins - UEPB<br />\r\n Luis Paulo Cruz Borges - UERJ<br />\r\n Marcelo Gomes Germano - UEPB<br />\r\n Margareth Maria de Melo - UEPB<br />\r\n Paula Almeida de Castro - UEPB<br />\r\n Roberto Kennedy Gomes Franco - UNILAB<br />\r\n Sandra Maciel de Almeida - UFF<br />\r\n Tânia Serra Azul Machado Bezerra - UECE<br />\r\n Thiago Luiz Alves dos Santos - UERJ<br />\r\n Walcéa Barreto Alves - UFF """ "ficha_catalografica" => "602fe260cf3c0_19022021130800.pdf" "arquivo" => "190220211340_E-BOOK--EDUCACAO-COMO--RE-EXISTENCIA--MUDANCAS--CONSCIENTIZACAO-E-CONHECIMENTOS---VOLUME-02.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2021 "created_at" => "2021-02-09 09:36:46" "updated_at" => "2022-02-23 10:54:57" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [▶ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [▶ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [▶ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] }