O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETO DE ESTUDO O CURSO DE APRENDIZAGEM ATIVA, REALIZADO COM PROFESSORES E ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA, QUE INSTIGOU O COMPARTILHAMENTO DE RESULTADOS OBTIDOS, A FIM DE AMPLIAR O CONHECIMENTO DA COMUNIDADE ACADÊMICA SOBRE O ASSUNTO ORA DISCUTIDO. O OBJETIVO GERAL É DESCREVER AS METODOLOGIAS ATIVAS, POR MEIOS DO COMPARTILHAMENTO DE EXPERIÊNCIAS TEÓRICO-PRÁTICAS, VIVENCIADAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E FUTUROS PEDAGOGOS. TRAÇAMOS COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS RECONHECER A APRENDIZAGEM ATIVA COMO UMA MUDANÇA DE PARADIGMA, DIFERENCIAR OS TIPOS DE METODOLOGIAS ATIVAS E SUAS POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO E ADAPTAÇÃO E PROPOR MEIOS ASSERTIVOS E ESTRATÉGIAS EFICAZES DA AULA ATIVA. PARA O ALCANCE DESSES OBJETIVOS, PERCORREMOS UM CAMINHO METODOLÓGICO QUE TEVE INÍCIO COM UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, FUNDAMENTADA NOS ESTUDOS DE ABREU (2009), BAUMAN (2009), DIESEL, BALDEZ E MARTINS (2017) E OUTROS. EM SEGUIDA, SEGUIMOS A TÉCNICA DE PESQUISA PARTICIPANTE, NA QUAL MINISTRAMOS UM CURSO PARA, APROXIMADAMENTE, 400 SUJEITOS, ENTRE OS QUAIS, METADE RESPONDEU, AO FINAL, UM QUESTIONÁRIO QUE, TAMBÉM, SERVIU DE INSTRUMENTO DE ANÁLISE DOS RESULTADOS. CONCLUÍMOS QUE A APRENDIZAGEM ATIVA É UMA FERRAMENTA DE EXTREMA RELEVÂNCIA PARA O SUCESSO DO EDUCANDO, DESDE QUE O PROFESSOR COMPREENDA QUE O APRENDIZADO SOMENTE SERÁ EXITOSO QUANDO O ALUNO FOR COLOCADO NO CENTRO DAS AÇÕES, COMO SUJEITO ATIVO DO SEU PRÓPRIO SABER.