O ENSINO DE MATEMÁTICA NAS ESCOLAS É UM DESAFIO CONSTANTE, TENDO EM VISTA QUE A FALTA DE INTERESSE DOS ALUNOS PELA DISCIPLINA AUMENTA PROGRESSIVAMENTE, NECESSITANDO DE METODOLOGIAS ALTERNATIVAS, COMO POR EXEMPLO, O LÚDICO, PARA MODIFICAR ESSE CENÁRIO E DESPERTAR NOS ALUNOS O DESEJO DE APRENDER MATEMÁTICA. ESSE TRABALHO TEVE POR OBJETIVO UTILIZAR A PINTURA DE FIGURAS FOLCLÓRICAS COMO INSTRUMENTO DE ENSINO DE MATEMÁTICA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM PATOS, PARAÍBA. A METODOLOGIA CONSISTIU EM PINTURAS DE PERSONAGENS DO FOLCLORE BRASILEIRO EM TELAS DE PAPEL PARANÁ. EM SEGUIDA, HOUVE A RESOLUÇÃO DE CÁLCULOS MATEMÁTICOS ENVOLVENDO AS QUATRO OPERAÇÕES BÁSICAS DA MATEMÁTICA (ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO) POR PARTE DOS ALUNOS, E OS ACERTOS ERAM ESCRITOS NO CORPO DOS PERSONAGENS, PARA POSTERIOR EXIBIÇÃO EM UM EVENTO CULTURAL REALIZADO NA ESCOLA. FOI OBSERVADO ENVOLVIMENTO E PARTICIPAÇÃO EFETIVA DOS ALUNOS DURANTE O DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE LÚDICA, ASSIM COMO SIGNIFICATIVA APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO MATEMÁTICO TRABALHADO, CONTRIBUINDO PARA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS POR MEIO DE UM MÉTODO DINÂMICO DE ENSINO. A ATIVIDADE LÚDICA COMO A PINTURA TEM A CAPACIDADE DE PROMOVER A INTERAÇÃO DOS ALUNOS, ESTIMULAR A CRIATIVIDADE E O INTERESSE POR DISCIPLINAS POUCO VALORIZADAS PELOS ALUNOS, COMO A MATEMÁTICA, SE REPORTANDO COMO UMA FORMA DE ATRIBUIR SIGNIFICADO DO CONTEÚDO E DA DISCIPLINA NA REALIDADE DO ALUNO.