Artigo Anais do XI CONGRESSO BRASILEIRO DE HISPANISTAS

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-19-1

APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ATIVAS OFFLINES

Palavra-chaves: Metodologias Ativas Offlines. Protagonismo. Língua Espanhola. Comunicação em Simpósio Temático ST13 - Metodologias e recursos inovadores na prática do ensino do espanhol como língua estrangeira
"2020-12-09 14:44:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 73893
    "edicao_id" => 145
    "trabalho_id" => 107
    "inscrito_id" => 106
    "titulo" => "APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ATIVAS OFFLINES"
    "resumo" => "São muitas as metodologias, hoje, que prezam por um ensino diferenciado do modelo tradicional, entre elas estão as chamadas metodologias ativas. Estas metodologias colocam o aluno como centro do processo de aprendizagem e o fazem protagonistas na relação professor – aprendizagem – aluno, prezando pela premissa do “aprender a aprender”, uma das bases dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Base Nacional Comum Curricular. Este trabalho se Justifica porque embora esteja em voga o apreço pelas metodologias não tradicionais, são, ainda, muitas escolas que fazem uso de metodologias passivas; justifica-se, também, a maneira offline porque muitos alunos e escolas não têm acesso à internet e o ensino remoto, na segunda década do século XXI, é prova disto. Nosso objetivo é colocar o aluno como protagonista de sua aprendizagem e de seu próprio saber. A metodologia deste trabalho se baseia em a apresentar algumas metodologias ativas sem o uso do meio virtual como PBL (Aprendizagem baseada em problemas), Jigsaw Classroom (sala de aula quebra-cabeças) e Rotação por Estações, com vistas ao ensino aprendizagem de língua espanhola, todas elas baseadas em um referencial teórico pertinente. Serão propostas tarefas de aprendizagem de espanhol com cada uma das metodologias ativas apresentadas. Este trabalho baseia-se, principalmente, em Moran e Bacich (2018), Araújo e Sastre (2009) e Mourão (2020). A conclusão que se chega é que as metodologias ativas impulsionam uma aprendizagem significativa, reflexiva e autônoma, longe do tradicionalismo das aulas de idiomas, o que favorece a formação de alunos críticos e protagonistas no seu processo de aprendizagem"
    "modalidade" => "Comunicação em Simpósio Temático"
    "area_tematica" => "ST13 - Metodologias e recursos inovadores na prática do ensino do espanhol como língua estrangeira"
    "palavra_chave" => "Metodologias ativas Offlines. Protagonismo. Língua Espanhola."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "5ffc3ab85a3c8_11012021084704.pdf"
    "created_at" => "2021-01-11 08:47:04"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE CAROLINA FERREIRA FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "ALINE"
    "autor_email" => "alinefarias19@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-congresso-brasileiro-de-hispanistas"
    "edicao_nome" => "Anais do XI CONGRESSO BRASILEIRO DE HISPANISTAS"
    "edicao_evento" => "CONGRESSO BRASILEIRO DE HISPANISTAS"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/hispanistas/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd2872e1b9e7_10122020173806.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-09 14:44:08"
    "publicacao_id" => 73
    "publicacao_nome" => "Revista HISPANISTA"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-19-1"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 73893
    "edicao_id" => 145
    "trabalho_id" => 107
    "inscrito_id" => 106
    "titulo" => "APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ATIVAS OFFLINES"
    "resumo" => "São muitas as metodologias, hoje, que prezam por um ensino diferenciado do modelo tradicional, entre elas estão as chamadas metodologias ativas. Estas metodologias colocam o aluno como centro do processo de aprendizagem e o fazem protagonistas na relação professor – aprendizagem – aluno, prezando pela premissa do “aprender a aprender”, uma das bases dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Base Nacional Comum Curricular. Este trabalho se Justifica porque embora esteja em voga o apreço pelas metodologias não tradicionais, são, ainda, muitas escolas que fazem uso de metodologias passivas; justifica-se, também, a maneira offline porque muitos alunos e escolas não têm acesso à internet e o ensino remoto, na segunda década do século XXI, é prova disto. Nosso objetivo é colocar o aluno como protagonista de sua aprendizagem e de seu próprio saber. A metodologia deste trabalho se baseia em a apresentar algumas metodologias ativas sem o uso do meio virtual como PBL (Aprendizagem baseada em problemas), Jigsaw Classroom (sala de aula quebra-cabeças) e Rotação por Estações, com vistas ao ensino aprendizagem de língua espanhola, todas elas baseadas em um referencial teórico pertinente. Serão propostas tarefas de aprendizagem de espanhol com cada uma das metodologias ativas apresentadas. Este trabalho baseia-se, principalmente, em Moran e Bacich (2018), Araújo e Sastre (2009) e Mourão (2020). A conclusão que se chega é que as metodologias ativas impulsionam uma aprendizagem significativa, reflexiva e autônoma, longe do tradicionalismo das aulas de idiomas, o que favorece a formação de alunos críticos e protagonistas no seu processo de aprendizagem"
    "modalidade" => "Comunicação em Simpósio Temático"
    "area_tematica" => "ST13 - Metodologias e recursos inovadores na prática do ensino do espanhol como língua estrangeira"
    "palavra_chave" => "Metodologias ativas Offlines. Protagonismo. Língua Espanhola."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "5ffc3ab85a3c8_11012021084704.pdf"
    "created_at" => "2021-01-11 08:47:04"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE CAROLINA FERREIRA FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "ALINE"
    "autor_email" => "alinefarias19@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-congresso-brasileiro-de-hispanistas"
    "edicao_nome" => "Anais do XI CONGRESSO BRASILEIRO DE HISPANISTAS"
    "edicao_evento" => "CONGRESSO BRASILEIRO DE HISPANISTAS"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/hispanistas/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd2872e1b9e7_10122020173806.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-09 14:44:08"
    "publicacao_id" => 73
    "publicacao_nome" => "Revista HISPANISTA"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-19-1"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 09 de dezembro de 2020

Resumo

São muitas as metodologias, hoje, que prezam por um ensino diferenciado do modelo tradicional, entre elas estão as chamadas metodologias ativas. Estas metodologias colocam o aluno como centro do processo de aprendizagem e o fazem protagonistas na relação professor – aprendizagem – aluno, prezando pela premissa do “aprender a aprender”, uma das bases dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Base Nacional Comum Curricular. Este trabalho se Justifica porque embora esteja em voga o apreço pelas metodologias não tradicionais, são, ainda, muitas escolas que fazem uso de metodologias passivas; justifica-se, também, a maneira offline porque muitos alunos e escolas não têm acesso à internet e o ensino remoto, na segunda década do século XXI, é prova disto. Nosso objetivo é colocar o aluno como protagonista de sua aprendizagem e de seu próprio saber. A metodologia deste trabalho se baseia em a apresentar algumas metodologias ativas sem o uso do meio virtual como PBL (Aprendizagem baseada em problemas), Jigsaw Classroom (sala de aula quebra-cabeças) e Rotação por Estações, com vistas ao ensino aprendizagem de língua espanhola, todas elas baseadas em um referencial teórico pertinente. Serão propostas tarefas de aprendizagem de espanhol com cada uma das metodologias ativas apresentadas. Este trabalho baseia-se, principalmente, em Moran e Bacich (2018), Araújo e Sastre (2009) e Mourão (2020). A conclusão que se chega é que as metodologias ativas impulsionam uma aprendizagem significativa, reflexiva e autônoma, longe do tradicionalismo das aulas de idiomas, o que favorece a formação de alunos críticos e protagonistas no seu processo de aprendizagem

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.