O ENVELHECIMENTO HUMANO É UM PROCESSO QUE PODE SER CARACTERIZADO COMO COMPLEXO, LENTO E GRADUAL, QUE ENVOLVE VÁRIOS FATORES BIOLÓGICOS, PSICOLÓGICOS E SOCIAIS. DESSA FORMA, TORNA-SE FUNDAMENTAL PERCEBER AS MUDANÇAS RELEVANTES QUE OS IDOSOS SOFREM NESTA ETAPA DA VIDA PARA QUE ASSIM POSSAM SER REALIZADAS INTERVENÇÕES SIGNIFICATIVAS QUE CORROBOREM PARA UMA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DESSA POPULAÇÃO. O OBJETIVO DO PRESENTE ESTUDO CONSISTE PRINCIPALMENTE EM COMPREENDER DE QUE MANEIRA A PSICOPEDAGOGIA PODE CONTRIBUIR COM A QUALIDADE DE VIDA NA TERCEIRA IDADE BASEANDO-SE EM PRÁTICAS LÚDICAS. DESSE MODO, O ESTUDO TEM UMA ABORDAGEM DESCRITIVA, EXPLORATÓRIA E QUALITATIVA. POR MEIO DESTE, FOI POSSÍVEL REFLETIR SOBRE A RELEVÂNCIA DA LUDICIDADE NO PROCESSO DO DESENVOLVIMENTO HUMANO, TENDO EM VISTA QUE O BRINCAR É UMA ATIVIDADE NATURAL E ESPONTÂNEA. PORTANTO, FOI POSSÍVEL COMPREENDER QUE ATRAVÉS DAS ATIVIDADES LÚDICAS VIABILIZAM-SE TRANSFORMAÇÕES ACERCA DE PROCESSOS EMOCIONAIS, COGNITIVOS E PEDAGÓGICOS. AS INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS LÚDICAS POSSIBILITAM AO O IDOSO EXPRESSAR SEUS SENTIMENTOS, INTERESSES E HOBBIES, CRIANDO ASSIM, UM AMBIENTE ESTIMULANTE PARA O INDIVÍDUO ADOTAR EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZADO E ESTILOS DE VIDA SAUDÁVEIS. O TRABALHO PSICOPEDAGÓGICO JUNTO AO IDOSO OPORTUNIZA UMA VISÃO INTEGRAL DA PESSOA IDOSA, SEM EXCLUIR A CONJECTURA NO QUAL ESTÁ INTEGRADO, DESSA FORMA, INVESTIGAM-SE OS CAMINHOS QUE O IDOSO APRENDE E COMPREENDE, DESENVOLVE, EXPERIMENTA E MODIFICA O CONHECIMENTO. AS ATIVIDADES LÚDICAS, EXERCÍCIOS DE AGILIDADE MENTAL, ATIVIDADES FÍSICAS, PODEM AUXILIAR NO PROCESSO DE MELHORA DA QUALIDADE DE VIDA, PROPICIANDO NOVAS APRENDIZAGENS E AMBIENTES DE CONVIVÊNCIA.