A VELHICE CONECTADA NA PUBLICIDADE EM VÍDEO BRASILEIRA
"2020-12-10 11:46:30" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 73564 "edicao_id" => 149 "trabalho_id" => 524 "inscrito_id" => 1922 "titulo" => "A VELHICE CONECTADA NA PUBLICIDADE EM VÍDEO BRASILEIRA" "resumo" => "ESTE ARTIGO TRAZ UM PANORAMA DAS REPRESENTAÇÕES DOS IDOSOS EM PEÇAS PUBLICITÁRIAS EM VÍDEO, COM FOCO EM IMAGENS QUE RETRATAM INDIVÍDUOS DESTA FAIXA ETÁRIA USANDO TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS). O OBJETIVO DO PANORAMA FOI IDENTIFICAR SE O IDOSO É ABORDADO COMO PÚBLICO-ALVO RELEVANTE OU APENAS COMO PERSONAGEM COADJUVANTE E QUAIS SÃO OS ESTEREÓTIPOS ASSOCIADOS À VELHICE MAIS RECORRENTES NESSAS MENSAGENS PUBLICITÁRIAS. O CORPUS DA ANÁLISE FOI COMPOSTO POR 42 ANÚNCIOS, VEICULADOS ENTRE 2011 E 2017, RETRATANDO IDOSOS EM INTERAÇÃO COM AS TICS. A METODOLOGIA ESCOLHIDA FOI A ANÁLISE DE CONTEÚDO (AC) E OS INDICADORES OBSERVADOS SEGUIRAM AS MEDIAÇÕES COMUNICATIVAS DA CULTURA DE MARTÍN-BARBERO. FOI IDENTIFICADO QUE O SEGMENTO DE MERCADO QUE MAIS UTILIZA PERSONAGENS IDOSOS EM CONTATO COM AS TICS É O DE TECNOLOGIA EM SI, COM 43% DO TOTAL DOS ANÚNCIOS DA AMOSTRA. EM SEGUIDA, SURGEM OS BANCOS, COM 24% DA AMOSTRA. O ESTEREÓTIPO MAIS RECORRENTE, PRESENTE EM 37% DAS PEÇAS, FOI CHAMADO PELAS AUTORAS DE AVÓS DIGITAIS E REFORÇA UMA PERCEPÇÃO DE QUE O IDOSO É LIGADO À FAMÍLIA, TRANSMITE AMABILIDADE E GENTILEZA E USA A TECNOLOGIA COM DESENVOLTURA. NO TOTAL, SETE ESTEREÓTIPOS FORAM IDENTIFICADOS, DEMONSTRANDO UMA HETEROGENEIDADE DE VISÕES ACERCA DA VELHICE PRESENTE NO MERCADO PUBLICITÁRIO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 07: Novas tecnologias e envelhecimento" "palavra_chave" => "ENVELHECIMENTO, IDOSOS, TICS, PUBLICIDADE BRASILEIRA, ESTEREÓTIPOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV136_MD1_SA7_ID1922_10092020095525.pdf" "created_at" => "2020-12-11 09:59:41" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA CRISTINA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "AMANDA OLIVEIRA" "autor_email" => "amandac_oliveira@yahoo.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-vii-cieh" "edicao_nome" => "Anais do VII CIEH" "edicao_evento" => "CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENVELHECIMENTO HUMANO" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cieh/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd234c6854b3_10122020114630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 11:46:30" "publicacao_id" => 10 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (CIEH)" "publicacao_codigo" => "2318-0854" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 73564 "edicao_id" => 149 "trabalho_id" => 524 "inscrito_id" => 1922 "titulo" => "A VELHICE CONECTADA NA PUBLICIDADE EM VÍDEO BRASILEIRA" "resumo" => "ESTE ARTIGO TRAZ UM PANORAMA DAS REPRESENTAÇÕES DOS IDOSOS EM PEÇAS PUBLICITÁRIAS EM VÍDEO, COM FOCO EM IMAGENS QUE RETRATAM INDIVÍDUOS DESTA FAIXA ETÁRIA USANDO TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS). O OBJETIVO DO PANORAMA FOI IDENTIFICAR SE O IDOSO É ABORDADO COMO PÚBLICO-ALVO RELEVANTE OU APENAS COMO PERSONAGEM COADJUVANTE E QUAIS SÃO OS ESTEREÓTIPOS ASSOCIADOS À VELHICE MAIS RECORRENTES NESSAS MENSAGENS PUBLICITÁRIAS. O CORPUS DA ANÁLISE FOI COMPOSTO POR 42 ANÚNCIOS, VEICULADOS ENTRE 2011 E 2017, RETRATANDO IDOSOS EM INTERAÇÃO COM AS TICS. A METODOLOGIA ESCOLHIDA FOI A ANÁLISE DE CONTEÚDO (AC) E OS INDICADORES OBSERVADOS SEGUIRAM AS MEDIAÇÕES COMUNICATIVAS DA CULTURA DE MARTÍN-BARBERO. FOI IDENTIFICADO QUE O SEGMENTO DE MERCADO QUE MAIS UTILIZA PERSONAGENS IDOSOS EM CONTATO COM AS TICS É O DE TECNOLOGIA EM SI, COM 43% DO TOTAL DOS ANÚNCIOS DA AMOSTRA. EM SEGUIDA, SURGEM OS BANCOS, COM 24% DA AMOSTRA. O ESTEREÓTIPO MAIS RECORRENTE, PRESENTE EM 37% DAS PEÇAS, FOI CHAMADO PELAS AUTORAS DE AVÓS DIGITAIS E REFORÇA UMA PERCEPÇÃO DE QUE O IDOSO É LIGADO À FAMÍLIA, TRANSMITE AMABILIDADE E GENTILEZA E USA A TECNOLOGIA COM DESENVOLTURA. NO TOTAL, SETE ESTEREÓTIPOS FORAM IDENTIFICADOS, DEMONSTRANDO UMA HETEROGENEIDADE DE VISÕES ACERCA DA VELHICE PRESENTE NO MERCADO PUBLICITÁRIO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 07: Novas tecnologias e envelhecimento" "palavra_chave" => "ENVELHECIMENTO, IDOSOS, TICS, PUBLICIDADE BRASILEIRA, ESTEREÓTIPOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV136_MD1_SA7_ID1922_10092020095525.pdf" "created_at" => "2020-12-11 09:59:41" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA CRISTINA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "AMANDA OLIVEIRA" "autor_email" => "amandac_oliveira@yahoo.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-vii-cieh" "edicao_nome" => "Anais do VII CIEH" "edicao_evento" => "CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENVELHECIMENTO HUMANO" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/cieh/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd234c6854b3_10122020114630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 11:46:30" "publicacao_id" => 10 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (CIEH)" "publicacao_codigo" => "2318-0854" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }