Artigo Anais do VII CIEH

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-0854

A VELHICE CONECTADA NA PUBLICIDADE EM VÍDEO BRASILEIRA

Palavra-chaves: ENVELHECIMENTO, IDOSOS, TICS, PUBLICIDADE BRASILEIRA, ESTEREÓTIPOS Comunicação Oral (CO) AT 07: Novas tecnologias e envelhecimento
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Publicado em 10 de dezembro de 2020

Resumo

ESTE ARTIGO TRAZ UM PANORAMA DAS REPRESENTAÇÕES DOS IDOSOS EM PEÇAS PUBLICITÁRIAS EM VÍDEO, COM FOCO EM IMAGENS QUE RETRATAM INDIVÍDUOS DESTA FAIXA ETÁRIA USANDO TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS). O OBJETIVO DO PANORAMA FOI IDENTIFICAR SE O IDOSO É ABORDADO COMO PÚBLICO-ALVO RELEVANTE OU APENAS COMO PERSONAGEM COADJUVANTE E QUAIS SÃO OS ESTEREÓTIPOS ASSOCIADOS À VELHICE MAIS RECORRENTES NESSAS MENSAGENS PUBLICITÁRIAS. O CORPUS DA ANÁLISE FOI COMPOSTO POR 42 ANÚNCIOS, VEICULADOS ENTRE 2011 E 2017, RETRATANDO IDOSOS EM INTERAÇÃO COM AS TICS. A METODOLOGIA ESCOLHIDA FOI A ANÁLISE DE CONTEÚDO (AC) E OS INDICADORES OBSERVADOS SEGUIRAM AS MEDIAÇÕES COMUNICATIVAS DA CULTURA DE MARTÍN-BARBERO. FOI IDENTIFICADO QUE O SEGMENTO DE MERCADO QUE MAIS UTILIZA PERSONAGENS IDOSOS EM CONTATO COM AS TICS É O DE TECNOLOGIA EM SI, COM 43% DO TOTAL DOS ANÚNCIOS DA AMOSTRA. EM SEGUIDA, SURGEM OS BANCOS, COM 24% DA AMOSTRA. O ESTEREÓTIPO MAIS RECORRENTE, PRESENTE EM 37% DAS PEÇAS, FOI CHAMADO PELAS AUTORAS DE AVÓS DIGITAIS E REFORÇA UMA PERCEPÇÃO DE QUE O IDOSO É LIGADO À FAMÍLIA, TRANSMITE AMABILIDADE E GENTILEZA E USA A TECNOLOGIA COM DESENVOLTURA. NO TOTAL, SETE ESTEREÓTIPOS FORAM IDENTIFICADOS, DEMONSTRANDO UMA HETEROGENEIDADE DE VISÕES ACERCA DA VELHICE PRESENTE NO MERCADO PUBLICITÁRIO.

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