FERNANDES, Joao Paulo. Vamos por parte: do menor para o maior? ou do maior para o menor?. Anais IV ENLIJE... Campina Grande: Realize Editora, 2012. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/734>. Acesso em: 23/12/2024 04:03
No contexto da Literatura Infantil e Juvenil, alguns questionamentos são possíveis acerca do público leitor, das especificidades, categorização do gênero, entre outros. No entanto, objetivamos explicitar questões teórico-práticas no que tangem à poesia infanto-juvenil em diálogo com o poema Anatomia, de José Paulo Paes, na construção de sentidos por parte do educando. Didaticamente, tomamos como amostragem a experiência com leitores em sala de aula, articulando com as propostas teóricas de Pound (2003), Pinheiro (2006), Coelho (2010), entre outros que versem sobre o tema em estudo. Dessa forma, apontamos elementos simbólicos e ideológicos capazes de construir a identidade de um leitor crítico que transcendem a superficialidade do texto.