O CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL (OU SIMPLESMENTE CÁLCULO) ESTÁ VINCULADO A GRADE CURRICULAR DE DIVERSOS CURSOS DE GRADUAÇÃO, PRINCIPALMENTE AQUELES LIGADOS À ÁREA DE CIÊNCIAS EXATAS E AS ENGENHARIAS. A INSERÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA DISCIPLINA DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL (CDI) TEVE COMO OBJETIVO PROPORCIONAR UMA ALTERNATIVA À PRÁTICA TRADICIONAL. ESSA PESQUISA FOI FEITA COM UMA TURMA DE 32 DISCENTES, NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL, EM 2019, NA FACULDADE PANAMERICANA DE JI-PARANÁ-RO. A PROPOSTA FOI REALIZADA EM DOIS MOMENTOS DISTINTOS, SENDO O PRIMEIRO LIGADO A CONSTRUÇÃO DO MAPA MENTAL E CONCEITUAL, FOCANDO NA PARTE CONCEITUAL E HISTÓRICA. NA OPORTUNIDADE SEGUINTE FOI PROPOSTO O TBL (APRENDIZAGEM BASEADA EM TIMES), COM UM TEXTO REFERENTE AO CÁLCULO QUE ABORDAVA OS CONCEITOS HISTÓRICOS, SEUS APERFEIÇOAMENTOS E O INÍCIO DE SUA ABORDAGEM NO BRASIL. EM RELAÇÃO AOS RESULTADOS, FOI POSSÍVEL ANALISAR OS DADOS, POR MEIO DE UM QUESTIONÁRIO, COM QUARTO PERGUNTAS PONTUAIS A RESPEITO DA PROPOSTA PEDAGÓGICA INSERIDA. PORTANTO, É RELEVANTE OFERECER AO DISCENTE UMA FORMA SIGNIFICATIVA DE TRABALHAR COM O CDI, PARTINDO DE EXERCÍCIOS CONTEXTUALIZADOS QUE REPRESENTEM SITUAÇÕES CONCRETAS. ASSIM, A INCLUSÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS É UMA ALTERNATIVA EFICAZ PARA AUXILIAR O ESTUDANTE A SANAR AS POSSÍVEIS DÚVIDAS NO DECORRER DA DISCIPLINA E AO MESMO TEMPO TORNAR A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS ABORDADOS NA DISCIPLINA DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL SIGNIFICATIVOS PARA OS DISCENTES.