O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS DO CAMPO É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA QUE OS ALUNOS COMPREENDAM OS ELEMENTOS QUE COMPÕEM O ESPAÇO GEOGRÁFICO, OU SEJA, O MUNDO E SUAS PROBLEMÁTICAS SOCIAIS E AMBIENTAIS. CONTUDO, PARA QUE O ENSINO DESSA DISCIPLINA SEJA PROVEITOSO, DEVEM-SE CONSIDERAR AS NECESSIDADES DOS ALUNOS E O DIA A DIA, POIS É FAZENDO A RELAÇÃO COM O MEIO EM QUE CONVIVEM QUE É POSSÍVEL TER UM ENSINO DE QUALIDADE NA REFERIDA DISCIPLINA. DESSA FORMA, ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR OS RECURSOS DIDÁTICOS PRODUZIDOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA NA ESCOLA DO CAMPO E RELATAR A CONTRIBUIÇÃO DESSES RECURSOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA NO ÂMBITO DA ÁREA DAS CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS. O PROJETO FOI DESENVOLVIDO NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO MARIA BALBINA PEREIRA, LOCALIZADA NO DISTRITO DE SANTA LUZIA DO CARIRI, ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE SERRA BRANCA – PB. A PESQUISA É IMPORTANTE, POIS CONSIDERAMOS QUE O ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS DO CAMPO É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA QUE OS ALUNOS COMPREENDAM OS ELEMENTOS QUE COMPÕEM O ESPAÇO GEOGRÁFICO, OU SEJA, O MUNDO E SUAS PROBLEMÁTICAS, PROBLEMAS SOCIAIS E AMBIENTAIS, MAS QUE ATENDA ÀS NECESSIDADES DOS ALUNOS E DO SEU DIA A DIA, POIS É FAZENDO A RELAÇÃO COM O MEIO EM QUE CONVIVEM QUE É POSSÍVEL TER UM ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUALIDADE NA GEOGRAFIA. PARA EXECUÇÃO DESSA PESQUISA, UTILIZAMOS OS PRESSUPOSTOS DA PESQUISA QUALITATIVA, ATRAVÉS DA PESQUISA-AÇÃO, QUE FOI DIVIDIDA EM MOMENTOS DE CAPACITAÇÕES/PRODUÇÕES E EXPERIMENTAÇÃO NOS CONTEXTOS ACADÊMICO E ESCOLAR. VERIFICAMOS, AO CONCLUIRMOS O PROJETO DE EXTENSÃO, QUE OS RECURSOS DIDÁTICOS PRODUZIDOS E EXPERIMENTADOS NAS AULAS DE GEOGRAFIA, EM ARTICULAÇÃO COM A EDUCAÇÃO DO CAMPO, TORNARAM-SE UM POTENCIAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA.