HEGEMONIA E FICÇÃO NA NARRATIVA BRASILEIRA E CUBANA DA DÉCADA DE 1990
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De uma perspectiva neo-gramsciana, os romances “articulam” de um novo sujeito político, vinda da revisão das categorias de estado e hegemonia de viés pós-estrutural (LACLAU, 2001). Com efeito, a ficção realista do estado falido—por parte de narradores “apolíticos” nos anos 1990s divididos entre o fim das utopias e o anelo pela democracia—faz sintonia com a indignação do leitor-cidadão contemporâneo. Primeiro: para reconhecer, por um lado, a herança latino-americana da exclusão social dos sujeitos historicamente marginalizados (MIGNOLO, 2012), e por outro, a atualidade desta exclusão nas tendências político-partidaristas representadas ou ausentes nos romances. Segundo: para reconhecer essa escrita e a sua leitura como atos democráticos que têm como o objetivo “se identificar” com aquele sujeito desfavorecido na história e assim “articular” um novo posicionamento de disposição coletiva transformadora. Conclui-se que tal projeto, literário e não literário, democratizante e transformador, a despeito dele, corre o risco de ser tão falido quanto o estado que representa. Isto devido à prática disfuncional de leitura no subdesenvolvimento latino-americano (CÂNDIDO, 1989) que impede desarmar, no caso, os aparelhos hegemônicos tanto conservador quanto unipartidarista dos estados liberal ou socialista ficcionalizados." 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