Artigo Anais do XI CONGRESSO BRASILEIRO DE HISPANISTAS

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-19-1

O ESTADO BRASILEIRO E O ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: UM OLHAR GLOTOPOLÍTICO SOBRE O ENSINO DE ESPANHOL NA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO

Palavra-chaves: Ensino De Espanhol Para Brasileiros, Rede Federal De Educação, Análise Do Discurso Materialista, Glotopolítica, Comunicação em Simpósio Temático ST20 - A língua espanhola na rede federal de educação tecnológica: reflexões sobre sua presença em diversos contextos e perspectivas futuras
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Publicado em 09 de dezembro de 2020

Resumo

Realizaremos, nesse trabalho, uma reflexão inicial sobre a presença do ensino do espanhol na rede federal de educação, ciência e tecnologia, tomando-a como um lugar de reflexão de uma glotopolítica do Estado brasileiro em relação ao ensino de línguas na educação básica. Composta por mais de 600 campi espalhados por todo o país, tal rede se converte em um importante espaço de observação sobre uma glotopolítica do Estado nacional em relação às línguas estrangeiras e em especial ao espanhol. Isso se deve ao fato de que a língua espanhola ocupa diferentes espaços nessa rede, sobretudo devido à diversidade de cursos nela oferecidos, sendo língua estrangeira obrigatória e optativa em cursos do Ensino Médio, língua para fins específicos em cursos de graduação e como língua de habilitação de cursos de licenciatura em Letras, como se observou em Souza Junior (2017 e 2019) em relação a um campus da rede. Cabe discutir, também, a legitimidade dos saberes e dos valores relacionados à língua espanhola nessa rede federal, em contraposição ao status do inglês como língua de ciência. Esse trabalho é parte de uma pesquisa inicial realizada a partir de dados sobre a presença da língua espanhola na rede federal, tomados de uma amostragem na qual se considerou um campus de cada estado. Nosso referencial teórico é o da Análise do Discurso Materialista (PÊCHEUX, 2002 e 2014) e o da Glotopolítica (ARNOUX, 2010).

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