SOCIEDADE-DISCURSO-COGNIÇÃO: UMA PROPOSTA DE PERCURSO DIDÁTICO PARA O DESENVOLVIMENTO DO LETRAMENTO CRÍTICO
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Passa-se a propor reflexões sobre diversos saberes que compõem a formação cidadã dos aprendizes, para torná-los capazes de atuar nas complexas relações contemporâneas. Tais reflexões, devem ocorrer em atividades que promovam o encontro do eu com o outro, preparando os aprendizes para atuar em confrontos de toda sorte (MENEZES DE SOUZA, 2011), com o fim de construir um capital simbólico crítico, ou seja, trata-se de promover a educação linguística. Para tanto, devemos estar conscientes da urgência do desenvolvimento do Letramento Crítico nas escolas, que pode ser proporcionado, essencialmente, por meio da mescla de três campos do saber: a Pedagogia Crítica (FREIRE, 1988; 1994; GIROUX, 1991), a Análise Crítica do Discurso (MAGALHÃES, 2002; Van DIJK, 2003; 2009; FAIRCLOUGH, 2001; 2010) e as Inferências (LEÓN, 2003; ESCUDERO, 2010; ABREU-SILVA, 2018). 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