Artigo Anais IV CONBRACIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

ESGOTAMENTO PROFISSIONAL EM DOCENTES: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Palavra-chaves: ESGOTAMENTO PROFISSIONAL, DOCENTES, ADAPTAÇÃO PSICOLÓGICA, , Artigo Completo AT 11 - Ergonomia, Organização do Trabalho e Saúde do trabalhador
"2020-12-09 17:55:44" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 72194
    "edicao_id" => 146
    "trabalho_id" => 217
    "inscrito_id" => 628
    "titulo" => """
      ESGOTAMENTO PROFISSIONAL EM DOCENTES: UMA\r\n
      REVISÃO INTEGRATIVA
      """
    "resumo" => """
      A S?NDROME DE BURNOUT OU ESGOTAMENTO PROFISSIONAL ? UM FEN?MENO PSICOSSOCIAL CORRESPONDENTE AOS\r\n
      ESTRESSORES INTERPESSOAIS CR?NICOS PRESENTES NAS ATIVIDADES LABORAIS. V?RIOS ESTRESSORES ASSOCIAM-SE A\r\n
      VULNERABILIDADE ENTRE OS PROFESSORES, EM SITUA??ES COTIDIANAS NAS ATIVIDADES INERENTES A ESTE TRABALHO,\r\n
      PODENDO DESENCADEAR O BURNOUT. O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI REALIZAR UMA REVIS?O INTEGRATIVA ACERCA\r\n
      DO ESGOTAMENTO PROFISSIONAL EM PROFISSIONAIS DOCENTES NO BRASIL. FEITO UM LEVANTAMENTO NAS BASES\r\n
      DE DADOS DO PORTAL REGIONAL DA BIBLIOTECA VIRTUAL EM SA?DE - BVS (MEDLINE, LILACS, BBO -\r\n
      ODONTOLOGIA), USANDO O DESCRITOR ?ESGOTAMENTO PROFISSIONAL?. FORAM ENCONTRADAS 14.064\r\n
      PUBLICA??ES. OS CRIT?RIOS DE INCLUS?O FORAM: ESTUDOS PUBLICADOS NOS ?LTIMOS 5 ANOS, DISPON?VEIS NA\r\n
      ?NTEGRA, NOS IDIOMAS PORTUGU?S, INGL?S E FRANC?S, CONTEMPLANDO INVESTIGA??ES EM DOCENTES E TENDO O\r\n
      BRASIL COMO PA?S DE ORIGEM. EXCLU?RAM-SE DOCUMENTOS REPETIDOS, DISSERTA??ES, TESES E TRABALHOS DE\r\n
      CONCLUS?O DE CURSO. CHEGOU-SE AO TOTAL DE 3 PUBLICA??ES, A SEREM INCLU?DAS PARA A REVIS?O. A MAIORIA\r\n
      DOS INDIV?DUOS ESTUDADOS FORAM MULHERES, CASADAS ENTRE 30 E 40 ANOS, SENDO MAIS SUSCET?VEIS AO\r\n
      DESENVOLVIMENTO DA S?NDROME PELO AC?MULO DE FUN??ES SOCIAIS, MATERNAS, DOM?STICAS E LABORAIS, BEM\r\n
      COMO O MAU COMPORTAMENTO DOS ALUNOS. ESTE DESENVOLVIMENTO TAMB?M FOI CORRELACIONADO COM A\r\n
      QUANTIDADE DE DISCIPLINAS LECIONADAS PELOS PROFISSIONAIS. A MANIFESTA??O DA S?NDROME DE BURNOUT EM\r\n
      DOCENTES PODE SER INFLUENCIADA POR FATORES INTR?NSECOS E EXTR?NSECOS ? ROTINA DE TRABALHO, SENDO ASSIM, ?\r\n
      FUNDAMENTAL PRIORIZAR A APLICABILIDADE DE MUDAN?AS ESTRUTURADAS QUE MELHOREM A QUALIDADE DE VIDA\r\n
      PROFISSIONAL E PESSOAL DOS DOCENTES, BEM COMO A IMPLEMENTA??O DE ESTRAT?GIAS DE ENFRENTAMENTO DE\r\n
      COMPLICA??ES RELACIONADAS AO BURNOUT.
      """
    "modalidade" => "Artigo Completo"
    "area_tematica" => "AT 11 - Ergonomia, Organização do Trabalho e Saúde do trabalhador"
    "palavra_chave" => "ESGOTAMENTO PROFISSIONAL, DOCENTES, ADAPTAÇÃO PSICOLÓGICA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV135_MD1_SA11_ID_04112020140450.pdf"
    "created_at" => "2020-12-10 14:06:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CLARA HECKER DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "ANA CLARA HECKER"
    "autor_email" => "anahecker98@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-conbracis"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONBRACIS"
    "edicao_evento" => "IV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conbracis/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd2182f70902_10122020094431.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-09 17:55:44"
    "publicacao_id" => 29
    "publicacao_nome" => "Anais Conbracis"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 72194
    "edicao_id" => 146
    "trabalho_id" => 217
    "inscrito_id" => 628
    "titulo" => """
      ESGOTAMENTO PROFISSIONAL EM DOCENTES: UMA\r\n
      REVISÃO INTEGRATIVA
      """
    "resumo" => """
      A S?NDROME DE BURNOUT OU ESGOTAMENTO PROFISSIONAL ? UM FEN?MENO PSICOSSOCIAL CORRESPONDENTE AOS\r\n
      ESTRESSORES INTERPESSOAIS CR?NICOS PRESENTES NAS ATIVIDADES LABORAIS. V?RIOS ESTRESSORES ASSOCIAM-SE A\r\n
      VULNERABILIDADE ENTRE OS PROFESSORES, EM SITUA??ES COTIDIANAS NAS ATIVIDADES INERENTES A ESTE TRABALHO,\r\n
      PODENDO DESENCADEAR O BURNOUT. O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI REALIZAR UMA REVIS?O INTEGRATIVA ACERCA\r\n
      DO ESGOTAMENTO PROFISSIONAL EM PROFISSIONAIS DOCENTES NO BRASIL. FEITO UM LEVANTAMENTO NAS BASES\r\n
      DE DADOS DO PORTAL REGIONAL DA BIBLIOTECA VIRTUAL EM SA?DE - BVS (MEDLINE, LILACS, BBO -\r\n
      ODONTOLOGIA), USANDO O DESCRITOR ?ESGOTAMENTO PROFISSIONAL?. FORAM ENCONTRADAS 14.064\r\n
      PUBLICA??ES. OS CRIT?RIOS DE INCLUS?O FORAM: ESTUDOS PUBLICADOS NOS ?LTIMOS 5 ANOS, DISPON?VEIS NA\r\n
      ?NTEGRA, NOS IDIOMAS PORTUGU?S, INGL?S E FRANC?S, CONTEMPLANDO INVESTIGA??ES EM DOCENTES E TENDO O\r\n
      BRASIL COMO PA?S DE ORIGEM. EXCLU?RAM-SE DOCUMENTOS REPETIDOS, DISSERTA??ES, TESES E TRABALHOS DE\r\n
      CONCLUS?O DE CURSO. CHEGOU-SE AO TOTAL DE 3 PUBLICA??ES, A SEREM INCLU?DAS PARA A REVIS?O. A MAIORIA\r\n
      DOS INDIV?DUOS ESTUDADOS FORAM MULHERES, CASADAS ENTRE 30 E 40 ANOS, SENDO MAIS SUSCET?VEIS AO\r\n
      DESENVOLVIMENTO DA S?NDROME PELO AC?MULO DE FUN??ES SOCIAIS, MATERNAS, DOM?STICAS E LABORAIS, BEM\r\n
      COMO O MAU COMPORTAMENTO DOS ALUNOS. ESTE DESENVOLVIMENTO TAMB?M FOI CORRELACIONADO COM A\r\n
      QUANTIDADE DE DISCIPLINAS LECIONADAS PELOS PROFISSIONAIS. A MANIFESTA??O DA S?NDROME DE BURNOUT EM\r\n
      DOCENTES PODE SER INFLUENCIADA POR FATORES INTR?NSECOS E EXTR?NSECOS ? ROTINA DE TRABALHO, SENDO ASSIM, ?\r\n
      FUNDAMENTAL PRIORIZAR A APLICABILIDADE DE MUDAN?AS ESTRUTURADAS QUE MELHOREM A QUALIDADE DE VIDA\r\n
      PROFISSIONAL E PESSOAL DOS DOCENTES, BEM COMO A IMPLEMENTA??O DE ESTRAT?GIAS DE ENFRENTAMENTO DE\r\n
      COMPLICA??ES RELACIONADAS AO BURNOUT.
      """
    "modalidade" => "Artigo Completo"
    "area_tematica" => "AT 11 - Ergonomia, Organização do Trabalho e Saúde do trabalhador"
    "palavra_chave" => "ESGOTAMENTO PROFISSIONAL, DOCENTES, ADAPTAÇÃO PSICOLÓGICA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV135_MD1_SA11_ID_04112020140450.pdf"
    "created_at" => "2020-12-10 14:06:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA CLARA HECKER DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "ANA CLARA HECKER"
    "autor_email" => "anahecker98@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-conbracis"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONBRACIS"
    "edicao_evento" => "IV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conbracis/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fd2182f70902_10122020094431.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-12-09 17:55:44"
    "publicacao_id" => 29
    "publicacao_nome" => "Anais Conbracis"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 09 de dezembro de 2020

Resumo

A S?NDROME DE BURNOUT OU ESGOTAMENTO PROFISSIONAL ? UM FEN?MENO PSICOSSOCIAL CORRESPONDENTE AOS ESTRESSORES INTERPESSOAIS CR?NICOS PRESENTES NAS ATIVIDADES LABORAIS. V?RIOS ESTRESSORES ASSOCIAM-SE A VULNERABILIDADE ENTRE OS PROFESSORES, EM SITUA??ES COTIDIANAS NAS ATIVIDADES INERENTES A ESTE TRABALHO, PODENDO DESENCADEAR O BURNOUT. O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI REALIZAR UMA REVIS?O INTEGRATIVA ACERCA DO ESGOTAMENTO PROFISSIONAL EM PROFISSIONAIS DOCENTES NO BRASIL. FEITO UM LEVANTAMENTO NAS BASES DE DADOS DO PORTAL REGIONAL DA BIBLIOTECA VIRTUAL EM SA?DE - BVS (MEDLINE, LILACS, BBO - ODONTOLOGIA), USANDO O DESCRITOR ?ESGOTAMENTO PROFISSIONAL?. FORAM ENCONTRADAS 14.064 PUBLICA??ES. OS CRIT?RIOS DE INCLUS?O FORAM: ESTUDOS PUBLICADOS NOS ?LTIMOS 5 ANOS, DISPON?VEIS NA ?NTEGRA, NOS IDIOMAS PORTUGU?S, INGL?S E FRANC?S, CONTEMPLANDO INVESTIGA??ES EM DOCENTES E TENDO O BRASIL COMO PA?S DE ORIGEM. EXCLU?RAM-SE DOCUMENTOS REPETIDOS, DISSERTA??ES, TESES E TRABALHOS DE CONCLUS?O DE CURSO. CHEGOU-SE AO TOTAL DE 3 PUBLICA??ES, A SEREM INCLU?DAS PARA A REVIS?O. A MAIORIA DOS INDIV?DUOS ESTUDADOS FORAM MULHERES, CASADAS ENTRE 30 E 40 ANOS, SENDO MAIS SUSCET?VEIS AO DESENVOLVIMENTO DA S?NDROME PELO AC?MULO DE FUN??ES SOCIAIS, MATERNAS, DOM?STICAS E LABORAIS, BEM COMO O MAU COMPORTAMENTO DOS ALUNOS. ESTE DESENVOLVIMENTO TAMB?M FOI CORRELACIONADO COM A QUANTIDADE DE DISCIPLINAS LECIONADAS PELOS PROFISSIONAIS. A MANIFESTA??O DA S?NDROME DE BURNOUT EM DOCENTES PODE SER INFLUENCIADA POR FATORES INTR?NSECOS E EXTR?NSECOS ? ROTINA DE TRABALHO, SENDO ASSIM, ? FUNDAMENTAL PRIORIZAR A APLICABILIDADE DE MUDAN?AS ESTRUTURADAS QUE MELHOREM A QUALIDADE DE VIDA PROFISSIONAL E PESSOAL DOS DOCENTES, BEM COMO A IMPLEMENTA??O DE ESTRAT?GIAS DE ENFRENTAMENTO DE COMPLICA??ES RELACIONADAS AO BURNOUT.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.