O FILME NADA QUE EU OUÇA, DESCREVE A COMPLEXA DECISÃO DO CASAL LAURA (SURDA) E DAM (OUVINTE), EM DECIDIR SE O FILHO DELES, ADAM (SURDO), REALIZE UMA CIRURGIA DE IMPLANTE COCLEAR. O OBJETIVO DO PRESENTE TRABALHO É APRESENTAR UMA ANÁLISE DESCRITIVA DO REFERIDO FILME, A PARTIR DE CONSIDERAÇÕES SOBRE A HISTÓRIA DO SURDO E DA SURDEZ, DE MODO A REALIZAR ARTICULAÇÕES COM O QUE FOI OBSERVADO NO FILME. TRATA-SE, ESPECIFICAMENTE DE UMA ANÁLISE FÍLMICA, A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA QUE TECE CONSIDERAÇÕES SOBRE O SUJEITO SURDO E A SURDEZ. NESSE SENTIDO, FOI EMPREGADO O TIPO DE ANÁLISE FÍLMICA DENOMINADO DE ANÁLISE DE CONTEÚDO, POR CONSIDERAR O FILME COMO UM RELATO, CONSIDERANDO COMO FOCO, A TEMÁTICA ABORDADA PELA PRODUÇÃO. EM UM PRIMEIRO MOMENTO, REALIZOU-SE A IDENTIFICAÇÃO DO TEMA DO FILME, DEPOIS, FOI REALIZADO UM RESUMO SOBRE A TRAMA E A IDENTIFICAÇÃO DE ELEMENTOS IMPORTANTES PARA A INTERPRETAÇÃO PROPRIAMENTE DITA. FICA CLARA A DEFESA DE DAM EM RELAÇÃO À COMUNIDADE DOS OUVINTES E A DE LAURA EM RELAÇÃO À COMUNIDADE DOS SURDOS. PODEMOS INTUIR POR MEIO DO FILME E DO REFERENCIAL TEÓRICO APRESENTADO, A INFLUÊNCIA E A PRESENÇA DO CARÁTER HISTÓRICO E TEMPORAL CONCERNENTE AO PASSADO, PRESENTE E FUTURO, QUE CONSTITUIU A IDENTIDADE DO SURDO E DA SURDEZ. SENDO IMPORTANTE TAMBÉM, DESTACAR OS ENTRAVES PARA QUE O SURDO PASSASSE A SER CONSIDERADO PORTADOR DE LINGUAGEM, BEM COMO PARA QUE PASSASSE A SER RESPEITADA A SUA MANEIRA DE ADQUIRIR LINGUAGEM, SENDO ELA POR MEIO DO CAMPO VISUAL.