Artigo Anais IV ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

NARRATIVA, VOCÊ NÃO SAI DO MEU CORPIM

"2012-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 714
    "edicao_id" => 3
    "trabalho_id" => 279
    "inscrito_id" => 542
    "titulo" => "NARRATIVA, VOCÊ NÃO SAI DO MEU CORPIM"
    "resumo" => "NARRATIVA, VOCÊ NÃO SAI DO MEU “CORPIM”LIMA , Isabelly Cristiany Chaves(Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade/UEPB)DINIZ, Marjorie Lopes Guimarães Loureiro (Mestrado Profissional em Formação de Professores/UEPB)A narrativa está presente nas ruas, nas escolas, nos lares e até no corpo. O corpo, por sua vez, passa a ser suporte de textos, narrativas que ultrapassam a carne e o osso – inanimados – para ganhar dimensões da alma – animadas. Partindo dessas afirmações, objetivamos apresentar o texto “Rolim”, o umbigo, presente na coletânea “Corpim”, de Ziraldo, como uma proposta efetiva de letramento literário, dentro de uma sequência de aula para uma turma multiciclada de primeiro ciclo. Para isso, utilizaremos como suporte teórico Mogollón et. al. (2004) que mostram o desafio de se trabalhar com as turmas mulicicladas, sem perder o foco da diversidade de faixa etária e de desenvolvimento cognitivo. Com Cosson (2006) apontaremos a possibilidade se realizar o letramento literário passando entre teoria e prática. Palavras-chave: Turma multiciclada. Sequência de aula. Letramento literário."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "772813719078f9958673236b653876af_542_279_.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:09:18"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABELLY CRISTIANY CHAVES LIMA"
    "autor_nome_curto" => "ISABELLY CHAVES"
    "autor_email" => "belly_bb@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENLIJE"
    "edicao_evento" => "IV Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b73cb0e3d_16022020184220.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b4573556_22072020133725.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 714
    "edicao_id" => 3
    "trabalho_id" => 279
    "inscrito_id" => 542
    "titulo" => "NARRATIVA, VOCÊ NÃO SAI DO MEU CORPIM"
    "resumo" => "NARRATIVA, VOCÊ NÃO SAI DO MEU “CORPIM”LIMA , Isabelly Cristiany Chaves(Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade/UEPB)DINIZ, Marjorie Lopes Guimarães Loureiro (Mestrado Profissional em Formação de Professores/UEPB)A narrativa está presente nas ruas, nas escolas, nos lares e até no corpo. O corpo, por sua vez, passa a ser suporte de textos, narrativas que ultrapassam a carne e o osso – inanimados – para ganhar dimensões da alma – animadas. Partindo dessas afirmações, objetivamos apresentar o texto “Rolim”, o umbigo, presente na coletânea “Corpim”, de Ziraldo, como uma proposta efetiva de letramento literário, dentro de uma sequência de aula para uma turma multiciclada de primeiro ciclo. Para isso, utilizaremos como suporte teórico Mogollón et. al. (2004) que mostram o desafio de se trabalhar com as turmas mulicicladas, sem perder o foco da diversidade de faixa etária e de desenvolvimento cognitivo. Com Cosson (2006) apontaremos a possibilidade se realizar o letramento literário passando entre teoria e prática. Palavras-chave: Turma multiciclada. Sequência de aula. Letramento literário."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "772813719078f9958673236b653876af_542_279_.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-10 13:09:18"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABELLY CRISTIANY CHAVES LIMA"
    "autor_nome_curto" => "ISABELLY CHAVES"
    "autor_email" => "belly_bb@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENLIJE"
    "edicao_evento" => "IV Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b73cb0e3d_16022020184220.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b4573556_22072020133725.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2012

Resumo

NARRATIVA, VOCÊ NÃO SAI DO MEU “CORPIM”LIMA , Isabelly Cristiany Chaves(Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade/UEPB)DINIZ, Marjorie Lopes Guimarães Loureiro (Mestrado Profissional em Formação de Professores/UEPB)A narrativa está presente nas ruas, nas escolas, nos lares e até no corpo. O corpo, por sua vez, passa a ser suporte de textos, narrativas que ultrapassam a carne e o osso – inanimados – para ganhar dimensões da alma – animadas. Partindo dessas afirmações, objetivamos apresentar o texto “Rolim”, o umbigo, presente na coletânea “Corpim”, de Ziraldo, como uma proposta efetiva de letramento literário, dentro de uma sequência de aula para uma turma multiciclada de primeiro ciclo. Para isso, utilizaremos como suporte teórico Mogollón et. al. (2004) que mostram o desafio de se trabalhar com as turmas mulicicladas, sem perder o foco da diversidade de faixa etária e de desenvolvimento cognitivo. Com Cosson (2006) apontaremos a possibilidade se realizar o letramento literário passando entre teoria e prática. Palavras-chave: Turma multiciclada. Sequência de aula. Letramento literário.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.