PINHEIRO, Gizelen Santana et al.. O conto negrinha na sala de aula. Anais IV ENLIJE... Campina Grande: Realize Editora, 2012. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/706>. Acesso em: 22/11/2024 10:15
Este estudo objetiva apresentar os resultados dos experimentos de leitura baseados no conto Negrinha de Monteiro Lobato, realizados através do método de intervenção/experimentos. Os sujeitos da pesquisa foram dois grupos de alunos do Ensino Médio, do Colégio Estadual Luiz Viana Filho, no período de 2010 a 2011. Essa proposta foi parte integrante do projeto de pesquisa Emília vai à escola: uma pesquisa experimental com práticas de leitura da obra adulta lobateana no Ensino Médio. A fundamentação teórica baseia-se em Zilberman (1990), Solé (1998), Lajolo (2000), Azevedo, Camargos e Sacchetta (2001) e Silva (2004).