Artigo Anais I CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A REPRESENTAÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR ATRAVÉS DAS IMAGENS PROPAGADAS PELA MÍDIA

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Publicado em 18 de setembro de 2014

Resumo

A nossa imagem é construída ao longo dos tempos através do olhar do outro e de nós mesmos. Desse modo, na busca dessa construção das nossas identidades é comum nos deparamos com imagens estereotipadas que interferem diretamente na forma como somos vistos. Através delas, somos submetidos a determinados grupos que possuem vontades de verdade diferentes das nossas e que inevitavelmente acabam nos influenciando. Nesse contexto, é comum nos depararmos com imagens, muitas vezes, negativas em relação ao professor que cristalizam as ações e visões desse sujeito, fazendo com que a sociedade o conceba como um sujeito à margem. Diante disso, pretendemos nesse trabalho analisar a representação da identidade do professor no gênero charge atentando para as vontades de verdade perpassadas através da construção dessas identidades. Para tanto, utilizamos os pressupostos teóricos da Análise do Discurso (AD) de linha francesa, sobretudo através dos estudos de Coracini (2007), Foucault (1995, 2010), Hall (2006), Orlandi (2007, 2008), dentre outros. Este trabalho vem sendo desenvolvido como forma de amadurecimento teórico e a busca incessante de tentarmos compreender a forma como professor é visto na sociedade contemporânea. Desse modo, pretendemos com este trabalho apresentar um olhar mais crítico em relação às imagens que são propagadas como verdades absolutas e que, comumente, são aceitas sem questionamentos.

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