MACHADO, Miriã Roncatto et al.. . Anais VI FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/6605>. Acesso em: 22/12/2024 12:34
Resumo: Este trabalho resulta da inserção em uma escola estadual e municipal, as quais eram participantes do subprojeto da Pedagogia, inserido no projeto institucional da Universidade Federal de Santa Maria, que atende ao Edital CAPES/DEB nº.02/2009, referente ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). As escolas estão localizadas na zona norte e zona oeste, no município de Santa Maria/RS. O objetivo do trabalho é abordar a primeira experiência de três acadêmicas bolsistas, as quais atuaram em sala de aula pelo PIBID nas escolas no primeiro e segundo semestres de 2013, com turmas de primeiro a quinto ano do ensino fundamental com atividades de ateliê. Esta primeira atuação em sala de aula nos proporcionou pensar sobre o trabalho docente neste contexto e seus desafios, entre outras questões referentes à mesma que nos permitiram refletir a partir da experiência sobre o desafio de atuar em uma sala de aula. Os dados foram coletados através da atuação com os alunos e a observação destes, oriundas do ateliê, no período de duas horas semanais nas escolas em que o projeto está inserido. Para fundamentar essas reflexões, foram usadas as contribuições de Freire (2011) que traz estudos sobre a prática pedagógica. Assim como Lino Rampazzo (2005) que auxilia na compreensão acerca da pesquisa qualitativa e Denise Silveira (2009) contribui na conceitualização da pesquisa participante. O contato com esta realidade foi possível através do projeto que nos possibilitou vivenciar a postura do educador no âmbito escolar e ver como ela reflete na vida dos alunos. Acreditamos que essa realidade vivenciada neste contexto educativo irá nos favorecer em nossa formação inicial, enquanto acadêmicas.Palavras-chaves: Experiência. Trabalho docente. Prática pedagógica.