“A EXPERIÊNCIA DA INICIAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE”
"2014-07-30 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6605 "edicao_id" => 20 "trabalho_id" => 217 "inscrito_id" => 656 "titulo" => "“A EXPERIÊNCIA DA INICIAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE”" "resumo" => "Resumo: Este trabalho resulta da inserção em uma escola estadual e municipal, as quais eram participantes do subprojeto da Pedagogia, inserido no projeto institucional da Universidade Federal de Santa Maria, que atende ao Edital CAPES/DEB nº.02/2009, referente ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). As escolas estão localizadas na zona norte e zona oeste, no município de Santa Maria/RS. O objetivo do trabalho é abordar a primeira experiência de três acadêmicas bolsistas, as quais atuaram em sala de aula pelo PIBID nas escolas no primeiro e segundo semestres de 2013, com turmas de primeiro a quinto ano do ensino fundamental com atividades de ateliê. Esta primeira atuação em sala de aula nos proporcionou pensar sobre o trabalho docente neste contexto e seus desafios, entre outras questões referentes à mesma que nos permitiram refletir a partir da experiência sobre o desafio de atuar em uma sala de aula. Os dados foram coletados através da atuação com os alunos e a observação destes, oriundas do ateliê, no período de duas horas semanais nas escolas em que o projeto está inserido. Para fundamentar essas reflexões, foram usadas as contribuições de Freire (2011) que traz estudos sobre a prática pedagógica. Assim como Lino Rampazzo (2005) que auxilia na compreensão acerca da pesquisa qualitativa e Denise Silveira (2009) contribui na conceitualização da pesquisa participante. O contato com esta realidade foi possível através do projeto que nos possibilitou vivenciar a postura do educador no âmbito escolar e ver como ela reflete na vida dos alunos. Acreditamos que essa realidade vivenciada neste contexto educativo irá nos favorecer em nossa formação inicial, enquanto acadêmicas.Palavras-chaves: Experiência. Trabalho docente. Prática pedagógica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EXPERIÊNCIA DA PRÁTICA DOCENTE NO PIBID: DISCUSSÃO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS BOLSISTAS EM CONJUNTO COM PROFESSORES SUPERVISORES" "palavra_chave" => "EXPERIÊNCIA, TRABALHO DOCENTE, PRÁTICA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_2datahora_25_05_2014_14_43_16_idinscrito_656_d14f16277058d8f24e903a052a84a2e1.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIRIÃ RONCATTO MACHADO" "autor_nome_curto" => "MIRIÃ" "autor_email" => "miriaroncatto@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-fiped" "edicao_nome" => "Anais VI FIPED" "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014" "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png" "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6605 "edicao_id" => 20 "trabalho_id" => 217 "inscrito_id" => 656 "titulo" => "“A EXPERIÊNCIA DA INICIAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE”" "resumo" => "Resumo: Este trabalho resulta da inserção em uma escola estadual e municipal, as quais eram participantes do subprojeto da Pedagogia, inserido no projeto institucional da Universidade Federal de Santa Maria, que atende ao Edital CAPES/DEB nº.02/2009, referente ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). As escolas estão localizadas na zona norte e zona oeste, no município de Santa Maria/RS. O objetivo do trabalho é abordar a primeira experiência de três acadêmicas bolsistas, as quais atuaram em sala de aula pelo PIBID nas escolas no primeiro e segundo semestres de 2013, com turmas de primeiro a quinto ano do ensino fundamental com atividades de ateliê. Esta primeira atuação em sala de aula nos proporcionou pensar sobre o trabalho docente neste contexto e seus desafios, entre outras questões referentes à mesma que nos permitiram refletir a partir da experiência sobre o desafio de atuar em uma sala de aula. Os dados foram coletados através da atuação com os alunos e a observação destes, oriundas do ateliê, no período de duas horas semanais nas escolas em que o projeto está inserido. Para fundamentar essas reflexões, foram usadas as contribuições de Freire (2011) que traz estudos sobre a prática pedagógica. Assim como Lino Rampazzo (2005) que auxilia na compreensão acerca da pesquisa qualitativa e Denise Silveira (2009) contribui na conceitualização da pesquisa participante. O contato com esta realidade foi possível através do projeto que nos possibilitou vivenciar a postura do educador no âmbito escolar e ver como ela reflete na vida dos alunos. Acreditamos que essa realidade vivenciada neste contexto educativo irá nos favorecer em nossa formação inicial, enquanto acadêmicas.Palavras-chaves: Experiência. Trabalho docente. Prática pedagógica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EXPERIÊNCIA DA PRÁTICA DOCENTE NO PIBID: DISCUSSÃO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS BOLSISTAS EM CONJUNTO COM PROFESSORES SUPERVISORES" "palavra_chave" => "EXPERIÊNCIA, TRABALHO DOCENTE, PRÁTICA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_2datahora_25_05_2014_14_43_16_idinscrito_656_d14f16277058d8f24e903a052a84a2e1.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:22" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIRIÃ RONCATTO MACHADO" "autor_nome_curto" => "MIRIÃ" "autor_email" => "miriaroncatto@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-fiped" "edicao_nome" => "Anais VI FIPED" "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014" "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png" "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }