O ESPAÇO RESERVADO À FORMAÇÃO DO LEITOR NO EMENTÁRIO DE DISCIPLINAS DE LETRAS VERNÁCULAS/CAMEAM/UERN
"2014-07-30 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6458 "edicao_id" => 20 "trabalho_id" => 330 "inscrito_id" => 466 "titulo" => "O ESPAÇO RESERVADO À FORMAÇÃO DO LEITOR NO EMENTÁRIO DE DISCIPLINAS DE LETRAS VERNÁCULAS/CAMEAM/UERN" "resumo" => "Este trabalho objetiva discutir e analisar as ementas das disciplinas Literatura Brasileira I, II, III, IV e Leitura do Curso Letras Vernáculas/CAMEAM/UERN, no tocante a sua adequação ao trabalho com o texto literário, visando à formação leitora do graduando em Letras/Português, também, futuro formador de leitor. Para auxiliar e reforçar a análise, nos fundamentamos em Guedes (2006), Leahy-Dios (2001), Leyla Perróne (1988), Silva (2006) entre outros. Nossa investigação constata que, nas ementas analisadas, não há espaço para o estudo do texto literário, com vistas a um trabalho mais prático, mais direcionado a formação de leitor daquele que um dia será um formador. Com isso, somos levados a reconhecer que a teoria é fundamental na formação do professor, visto que deve embasar sua prática, nortear seu dia-a-dia em sala de aula, entretanto, esta última parte, a prática, não tem ênfase nas ementas das disciplinas, sendo necessário a reformulação desse ementário, para que possa atender a formação mais eficaz, no tocante ao ensino de leitura literária." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EXPERIÊNCIAS DE LEITURA E DE ESCRITA: A FORMAÇAO DO LEITOR EM FOCO" "palavra_chave" => "EMENTA, LEITURA LITERÁRIA, FORMAÇÃO DO LEITOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_25_05_2014_21_39_54_idinscrito_466_f97a4716cc142323823f4949ca6ee359.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:52" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA CRISTINA VIANA LOPES" "autor_nome_curto" => "LARISSA VIANA" "autor_email" => "larissinhafontes@gmail.co" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-fiped" "edicao_nome" => "Anais VI FIPED" "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014" "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png" "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6458 "edicao_id" => 20 "trabalho_id" => 330 "inscrito_id" => 466 "titulo" => "O ESPAÇO RESERVADO À FORMAÇÃO DO LEITOR NO EMENTÁRIO DE DISCIPLINAS DE LETRAS VERNÁCULAS/CAMEAM/UERN" "resumo" => "Este trabalho objetiva discutir e analisar as ementas das disciplinas Literatura Brasileira I, II, III, IV e Leitura do Curso Letras Vernáculas/CAMEAM/UERN, no tocante a sua adequação ao trabalho com o texto literário, visando à formação leitora do graduando em Letras/Português, também, futuro formador de leitor. Para auxiliar e reforçar a análise, nos fundamentamos em Guedes (2006), Leahy-Dios (2001), Leyla Perróne (1988), Silva (2006) entre outros. Nossa investigação constata que, nas ementas analisadas, não há espaço para o estudo do texto literário, com vistas a um trabalho mais prático, mais direcionado a formação de leitor daquele que um dia será um formador. Com isso, somos levados a reconhecer que a teoria é fundamental na formação do professor, visto que deve embasar sua prática, nortear seu dia-a-dia em sala de aula, entretanto, esta última parte, a prática, não tem ênfase nas ementas das disciplinas, sendo necessário a reformulação desse ementário, para que possa atender a formação mais eficaz, no tocante ao ensino de leitura literária." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EXPERIÊNCIAS DE LEITURA E DE ESCRITA: A FORMAÇAO DO LEITOR EM FOCO" "palavra_chave" => "EMENTA, LEITURA LITERÁRIA, FORMAÇÃO DO LEITOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_25_05_2014_21_39_54_idinscrito_466_f97a4716cc142323823f4949ca6ee359.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:52" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA CRISTINA VIANA LOPES" "autor_nome_curto" => "LARISSA VIANA" "autor_email" => "larissinhafontes@gmail.co" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-fiped" "edicao_nome" => "Anais VI FIPED" "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014" "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png" "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }