VIVÊNCIAS DE ESTÁGIO: UMA BREVE REFLEXÃO DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2014-07-30 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6600 "edicao_id" => 20 "trabalho_id" => 48 "inscrito_id" => 926 "titulo" => "VIVÊNCIAS DE ESTÁGIO: UMA BREVE REFLEXÃO DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo discutir a construção de gênero na educação na infantil, a partir das vivências da Disciplina Estágio Supervisionado em Educação Infantil. O interesse pelo tema surgiu da necessidade de refletirmos sobre nossa formação inicial frente às questões de gênero, pois para a nossa surpresa e estranhamento o professor titular da sala de aula qual estagiamos era um homem, o que de modo quase que imediato, nos inquietou devido às nossas crenças já fixas em nosso modo de pensar e agir nos trouxe à tona a questão do preconceito pelo fato de um homem lecionar para crianças de 4 e 5 anos. Daí surgiu como questão mobilizadora o seguinte questionamento: Qual é realmente o papel da escola frente à construção de gênero na educação infantil? Percebemos, durante as observações realizadas na vivência do estágio, que a escola ajuda a produzir ou a reproduzir valores relacionados às questões de gêneros diante de pequenas práticas e ações cotidianas. Diante destas constatações defendemos que o papel do professor no âmbito desta questão é transformar o ambiente escolar em um local colaborativo, onde as crianças possam desempenhar variadas tarefas e brincadeiras que não necessariamente sejam rotuladas como masculinas ou femininas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA: DESAFIOS PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, EDUCAÇÃO INFANTIL, GÊNERO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_2datahora_18_05_2014_16_52_59_idinscrito_926_68af3ed8a7baa1303492837590fd5059.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO ANTÔNIO DE SOUSA LIRA" "autor_nome_curto" => "JOÃO LIRA" "autor_email" => "joao.lira.antonio@hotmail" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-fiped" "edicao_nome" => "Anais VI FIPED" "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014" "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png" "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6600 "edicao_id" => 20 "trabalho_id" => 48 "inscrito_id" => 926 "titulo" => "VIVÊNCIAS DE ESTÁGIO: UMA BREVE REFLEXÃO DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo discutir a construção de gênero na educação na infantil, a partir das vivências da Disciplina Estágio Supervisionado em Educação Infantil. O interesse pelo tema surgiu da necessidade de refletirmos sobre nossa formação inicial frente às questões de gênero, pois para a nossa surpresa e estranhamento o professor titular da sala de aula qual estagiamos era um homem, o que de modo quase que imediato, nos inquietou devido às nossas crenças já fixas em nosso modo de pensar e agir nos trouxe à tona a questão do preconceito pelo fato de um homem lecionar para crianças de 4 e 5 anos. Daí surgiu como questão mobilizadora o seguinte questionamento: Qual é realmente o papel da escola frente à construção de gênero na educação infantil? Percebemos, durante as observações realizadas na vivência do estágio, que a escola ajuda a produzir ou a reproduzir valores relacionados às questões de gêneros diante de pequenas práticas e ações cotidianas. Diante destas constatações defendemos que o papel do professor no âmbito desta questão é transformar o ambiente escolar em um local colaborativo, onde as crianças possam desempenhar variadas tarefas e brincadeiras que não necessariamente sejam rotuladas como masculinas ou femininas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA: DESAFIOS PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, EDUCAÇÃO INFANTIL, GÊNERO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_2datahora_18_05_2014_16_52_59_idinscrito_926_68af3ed8a7baa1303492837590fd5059.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:53" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO ANTÔNIO DE SOUSA LIRA" "autor_nome_curto" => "JOÃO LIRA" "autor_email" => "joao.lira.antonio@hotmail" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-fiped" "edicao_nome" => "Anais VI FIPED" "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014" "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png" "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }