Artigo Anais VI FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

UM OLHAR PSICOPEDAGÓGICO NO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA: UM ESTUDO COM UM ALUNO DO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM, DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA, PSICOPEDAGOGIA Comunicação Oral (CO) EXPERIÊNCIAS DE LEITURA E DE ESCRITA: A FORMAÇAO DO LEITOR EM FOCO
"2014-07-30 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6594
    "edicao_id" => 20
    "trabalho_id" => 420
    "inscrito_id" => 801
    "titulo" => "UM OLHAR PSICOPEDAGÓGICO NO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA: UM ESTUDO COM UM ALUNO DO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O trabalho visa apresentar e analisar, sob a ótica da psicopedagogia, as dificuldades de leitura e escrita de um aluno do terceiro ano do Ensino fundamental, da Escola Estadual Frutuoso Gomes, no município de Frutuoso Gomes/RN. Referenciados por Freire (1999), Fontana e Cruz (1997), Saviani (1986), Scoz (1994), Weiss (1992), dentre outros; o trabalho foi desenvolvido com base em visitas à escola, entrevista com a professora e aplicação de atividades psicopedagógicas com o aluno. O texto em tela evidencia as dificuldades de leitura e escrita do sujeito e traz uma análise de possíveis fatores que podem estar subjacentes a este processo, que estão dificultando a aprendizagem. Por isso, numa visão psicopedagógica, apresenta uma análise da pesquisa nas diferentes áreas de desenvolvimento do sujeito: a cognitiva, a emocional, a socioafetiva, a pedagógica e a psicomotora. Finalizando com considerações sobre a importância desse estudo na vida profissional, no saber-fazer do psicopedagogo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EXPERIÊNCIAS DE LEITURA E DE ESCRITA: A FORMAÇAO DO LEITOR EM FOCO"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA, PSICOPEDAGOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_02_06_2014_23_01_09_idinscrito_801_dbb2498d0537d52cd65a8be30280a230.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DAS DORES DUTRA XAVIER"
    "autor_nome_curto" => "DORINHA XAVIER"
    "autor_email" => "dorinhadx@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VI FIPED"
    "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014"
    "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png"
    "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6594
    "edicao_id" => 20
    "trabalho_id" => 420
    "inscrito_id" => 801
    "titulo" => "UM OLHAR PSICOPEDAGÓGICO NO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA: UM ESTUDO COM UM ALUNO DO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O trabalho visa apresentar e analisar, sob a ótica da psicopedagogia, as dificuldades de leitura e escrita de um aluno do terceiro ano do Ensino fundamental, da Escola Estadual Frutuoso Gomes, no município de Frutuoso Gomes/RN. Referenciados por Freire (1999), Fontana e Cruz (1997), Saviani (1986), Scoz (1994), Weiss (1992), dentre outros; o trabalho foi desenvolvido com base em visitas à escola, entrevista com a professora e aplicação de atividades psicopedagógicas com o aluno. O texto em tela evidencia as dificuldades de leitura e escrita do sujeito e traz uma análise de possíveis fatores que podem estar subjacentes a este processo, que estão dificultando a aprendizagem. Por isso, numa visão psicopedagógica, apresenta uma análise da pesquisa nas diferentes áreas de desenvolvimento do sujeito: a cognitiva, a emocional, a socioafetiva, a pedagógica e a psicomotora. Finalizando com considerações sobre a importância desse estudo na vida profissional, no saber-fazer do psicopedagogo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EXPERIÊNCIAS DE LEITURA E DE ESCRITA: A FORMAÇAO DO LEITOR EM FOCO"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA, PSICOPEDAGOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_02_06_2014_23_01_09_idinscrito_801_dbb2498d0537d52cd65a8be30280a230.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DAS DORES DUTRA XAVIER"
    "autor_nome_curto" => "DORINHA XAVIER"
    "autor_email" => "dorinhadx@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VI FIPED"
    "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014"
    "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png"
    "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 30 de julho de 2014

Resumo

O trabalho visa apresentar e analisar, sob a ótica da psicopedagogia, as dificuldades de leitura e escrita de um aluno do terceiro ano do Ensino fundamental, da Escola Estadual Frutuoso Gomes, no município de Frutuoso Gomes/RN. Referenciados por Freire (1999), Fontana e Cruz (1997), Saviani (1986), Scoz (1994), Weiss (1992), dentre outros; o trabalho foi desenvolvido com base em visitas à escola, entrevista com a professora e aplicação de atividades psicopedagógicas com o aluno. O texto em tela evidencia as dificuldades de leitura e escrita do sujeito e traz uma análise de possíveis fatores que podem estar subjacentes a este processo, que estão dificultando a aprendizagem. Por isso, numa visão psicopedagógica, apresenta uma análise da pesquisa nas diferentes áreas de desenvolvimento do sujeito: a cognitiva, a emocional, a socioafetiva, a pedagógica e a psicomotora. Finalizando com considerações sobre a importância desse estudo na vida profissional, no saber-fazer do psicopedagogo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.