Artigo Anais VI FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

REFLEXÕES DA CONTRIBUIÇÃO DO PIBID/UFAM PARA FORMAÇÃO DOCENTE NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DOCENTE, INTERDISCIPLINARIDADE, PIBID Comunicação Oral (CO) EXPERIÊNCIA DA PRÁTICA DOCENTE NO PIBID: DISCUSSÃO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS BOLSISTAS EM CONJUNTO COM PROFESSORES SUPERVISORES
"2014-07-30 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6543
    "edicao_id" => 20
    "trabalho_id" => 446
    "inscrito_id" => 738
    "titulo" => "REFLEXÕES DA CONTRIBUIÇÃO DO PIBID/UFAM PARA FORMAÇÃO DOCENTE NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR"
    "resumo" => "Este trabalho é resultado das observações realizadas em uma escola da rede pública municipal de ensino, que ocorreu por meio de atividade de iniciação à docência PIBID/UFAM. O interesse maior em desenvolver esta pesquisa surgiu da necessidade de conhecer: Quais as contribuições das experiências vivenciadas no espaço escolar pelos acadêmicos, como bolsistas do PIBID no processo de formação docente numa perspectiva interdisciplinar? Os estudos de Tardif, Nóvoa, Pimenta, Veiga, Perrenoud, Fazenda e Fontana contribuíram para a reflexão teórica desta pesquisa. Para a discussão traçada nesse trabalho adotou-se a pesquisa de cunho qualitativo. Portanto, todas as vivências e experiências que tivemos no início e durante o projeto PIBID, contribuíram para a nossa formação inicial, acredita-se que a partir disto crescemos cada vez mais como pessoas e futuros docentes em processo de formação a partir de uma vivência interdisciplinar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EXPERIÊNCIA DA PRÁTICA DOCENTE NO PIBID: DISCUSSÃO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS BOLSISTAS EM CONJUNTO COM PROFESSORES SUPERVISORES"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, INTERDISCIPLINARIDADE, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_13_06_2014_11_38_20_idinscrito_738_3687ba9e0ae3c15867fc0fbd7c971384.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAILCE DA SILVA DE AZEVEDO"
    "autor_nome_curto" => "RAILCE"
    "autor_email" => "railcedasilvadeazevedo@ho"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VI FIPED"
    "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014"
    "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png"
    "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6543
    "edicao_id" => 20
    "trabalho_id" => 446
    "inscrito_id" => 738
    "titulo" => "REFLEXÕES DA CONTRIBUIÇÃO DO PIBID/UFAM PARA FORMAÇÃO DOCENTE NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR"
    "resumo" => "Este trabalho é resultado das observações realizadas em uma escola da rede pública municipal de ensino, que ocorreu por meio de atividade de iniciação à docência PIBID/UFAM. O interesse maior em desenvolver esta pesquisa surgiu da necessidade de conhecer: Quais as contribuições das experiências vivenciadas no espaço escolar pelos acadêmicos, como bolsistas do PIBID no processo de formação docente numa perspectiva interdisciplinar? Os estudos de Tardif, Nóvoa, Pimenta, Veiga, Perrenoud, Fazenda e Fontana contribuíram para a reflexão teórica desta pesquisa. Para a discussão traçada nesse trabalho adotou-se a pesquisa de cunho qualitativo. Portanto, todas as vivências e experiências que tivemos no início e durante o projeto PIBID, contribuíram para a nossa formação inicial, acredita-se que a partir disto crescemos cada vez mais como pessoas e futuros docentes em processo de formação a partir de uma vivência interdisciplinar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EXPERIÊNCIA DA PRÁTICA DOCENTE NO PIBID: DISCUSSÃO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS BOLSISTAS EM CONJUNTO COM PROFESSORES SUPERVISORES"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, INTERDISCIPLINARIDADE, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_13_06_2014_11_38_20_idinscrito_738_3687ba9e0ae3c15867fc0fbd7c971384.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAILCE DA SILVA DE AZEVEDO"
    "autor_nome_curto" => "RAILCE"
    "autor_email" => "railcedasilvadeazevedo@ho"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VI FIPED"
    "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014"
    "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png"
    "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 30 de julho de 2014

Resumo

Este trabalho é resultado das observações realizadas em uma escola da rede pública municipal de ensino, que ocorreu por meio de atividade de iniciação à docência PIBID/UFAM. O interesse maior em desenvolver esta pesquisa surgiu da necessidade de conhecer: Quais as contribuições das experiências vivenciadas no espaço escolar pelos acadêmicos, como bolsistas do PIBID no processo de formação docente numa perspectiva interdisciplinar? Os estudos de Tardif, Nóvoa, Pimenta, Veiga, Perrenoud, Fazenda e Fontana contribuíram para a reflexão teórica desta pesquisa. Para a discussão traçada nesse trabalho adotou-se a pesquisa de cunho qualitativo. Portanto, todas as vivências e experiências que tivemos no início e durante o projeto PIBID, contribuíram para a nossa formação inicial, acredita-se que a partir disto crescemos cada vez mais como pessoas e futuros docentes em processo de formação a partir de uma vivência interdisciplinar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.