MOURA, Joyce Caroline Feitosa Queiroz et al.. Políticas de leitura do proler - o caso da ufu. Anais VI FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/6518>. Acesso em: 22/12/2024 17:31
O objetivo desta investigação é compreender como as políticas de governo contribuem para o desenvolvimento do senso crítico dos sujeitos através do incentivo à leitura literária. Dentre as políticas escolhi analisar o Programa Nacional de Incentivo à Leitura (PROLER) e a firmação de parcerias com instituições e sociedade civil. Neste sentido questiono a implantação do PROLER na UFU para conhecer como as comunidades são por ela beneficiadas. A pesquisa está em andamento, sendo realizada a partir de analise dos documentos do governo, pesquisa bibliográfica de artigos científicos publicados no Scientifc Eletronic Library Online(SciELO), em Anais de congressos realizados no Brasil, teses e dissertações, que abordem o tema. Os resultados ainda são parciais e até o momento foi possível observar que o Programa é bastante abrangente, mas cabe entender quem de fato está sendo beneficiado. Conclui-se que entre a proposta e a abrangência há um diferencial que merece ser minuciosamente investigado.