BARBOSA, Maria Aparecida Gomes. Perfil do leitor conectado. Anais VI FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/6510>. Acesso em: 22/12/2024 16:55
ResumoEste estudo traça o perfil do leitor conectado, usuário inseparável das mídias móveis. Os argumentos empregados para caracterizar este perfil sustentam-se na definição dos modos do pensamento humano, bem como na relação destes com as tecnologias empregadas pelo homem no registro e transmissão de informações. Trata-se de uma investigação em desenvolvimento pelo Grupo de Pesquisa Linguagem, Cognição Humana e Processos Educacionais, do PROPED/UERJ. A natureza sintética desta exposição distribui-se em três segmentos contíguos, que abordam, respectivamente: (i) o conceito de leitor conectado;(ii) as características desse leitor, usuário de mídias que veiculam hipertextos e (iii) os aspectos relevantes desse perfil de leitor, relativamente à formação de professores e à organização da experiência curricular no ensino básico. A nossa interlocução é com Senna (2001 a 2013), Bruner (1990, 1999), Vigotsky (2003, 1988).