Artigo Anais VI FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES QUE ORIENTAM E CONSTITUEM AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Palavra-chaves: FORMAÇÃO CONTINUADA, EDUCAÇÃO INFANTIL, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO INFANTIL E SUA PRÁTICA EDUCATIVA
"2014-07-30 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6484
    "edicao_id" => 20
    "trabalho_id" => 307
    "inscrito_id" => 1319
    "titulo" => "O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES QUE ORIENTAM E CONSTITUEM AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "resumo" => "Este artigo trata de aspectos relativos à prática pedagógica na Educação Infantil com ênfase nos elementos observação, registro, reflexão e avaliação das aprendizagens das crianças, os quais constituem as ações educativas nesta etapa da educação básica e, são compreendidas como parte integrante do processo de formação continuada de professores. Busca-se relacionar os elementos presentes na elaboração das avaliações das aprendizagens às demais práticas vivenciadas pelos educadores e que, desse modo, contribuem para construção de aprendizagens em seus processos formativos. Tais discussões vêm sendo compartilhadas pelos pesquisadores no Grupo de Investigação e Estudos Contemporâneos em Educação e Infância, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Inicialmente, situa-se a Educação Infantil e, em perspectiva conceitual, traz-se elementos constituidores da prática dos educadores e as relações com seus processos de formação continuada. Por fim, ressalta-se que o objetivo desta produção é contribuir com as atuais discussões referentes à Qualidade da educação na infância."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO INFANTIL E  SUA PRÁTICA EDUCATIVA"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, EDUCAÇÃO INFANTIL, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_2datahora_25_05_2014_20_25_08_idinscrito_1319_7ce92f75180da684f939dd05a99d0f27.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DIOLINDA FRANCIELE WINTERHALTER"
    "autor_nome_curto" => "FRANCIELE"
    "autor_email" => "francielewinterhalter@gma"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VI FIPED"
    "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014"
    "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png"
    "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6484
    "edicao_id" => 20
    "trabalho_id" => 307
    "inscrito_id" => 1319
    "titulo" => "O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES QUE ORIENTAM E CONSTITUEM AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "resumo" => "Este artigo trata de aspectos relativos à prática pedagógica na Educação Infantil com ênfase nos elementos observação, registro, reflexão e avaliação das aprendizagens das crianças, os quais constituem as ações educativas nesta etapa da educação básica e, são compreendidas como parte integrante do processo de formação continuada de professores. Busca-se relacionar os elementos presentes na elaboração das avaliações das aprendizagens às demais práticas vivenciadas pelos educadores e que, desse modo, contribuem para construção de aprendizagens em seus processos formativos. Tais discussões vêm sendo compartilhadas pelos pesquisadores no Grupo de Investigação e Estudos Contemporâneos em Educação e Infância, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Inicialmente, situa-se a Educação Infantil e, em perspectiva conceitual, traz-se elementos constituidores da prática dos educadores e as relações com seus processos de formação continuada. Por fim, ressalta-se que o objetivo desta produção é contribuir com as atuais discussões referentes à Qualidade da educação na infância."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO INFANTIL E  SUA PRÁTICA EDUCATIVA"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, EDUCAÇÃO INFANTIL, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_2datahora_25_05_2014_20_25_08_idinscrito_1319_7ce92f75180da684f939dd05a99d0f27.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DIOLINDA FRANCIELE WINTERHALTER"
    "autor_nome_curto" => "FRANCIELE"
    "autor_email" => "francielewinterhalter@gma"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VI FIPED"
    "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014"
    "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png"
    "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 30 de julho de 2014

Resumo

Este artigo trata de aspectos relativos à prática pedagógica na Educação Infantil com ênfase nos elementos observação, registro, reflexão e avaliação das aprendizagens das crianças, os quais constituem as ações educativas nesta etapa da educação básica e, são compreendidas como parte integrante do processo de formação continuada de professores. Busca-se relacionar os elementos presentes na elaboração das avaliações das aprendizagens às demais práticas vivenciadas pelos educadores e que, desse modo, contribuem para construção de aprendizagens em seus processos formativos. Tais discussões vêm sendo compartilhadas pelos pesquisadores no Grupo de Investigação e Estudos Contemporâneos em Educação e Infância, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Inicialmente, situa-se a Educação Infantil e, em perspectiva conceitual, traz-se elementos constituidores da prática dos educadores e as relações com seus processos de formação continuada. Por fim, ressalta-se que o objetivo desta produção é contribuir com as atuais discussões referentes à Qualidade da educação na infância.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.