O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA ALFABÉTICA: UMA ANÁLISE DA ESCRITA DE DISCENTES DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2014-07-30 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6447 "edicao_id" => 20 "trabalho_id" => 274 "inscrito_id" => 458 "titulo" => "O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA ALFABÉTICA: UMA ANÁLISE DA ESCRITA DE DISCENTES DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Objetivamos com o presente artigo identificar as fases de escrita nas atividades de crianças da turma do 2º ano do ensino fundamental, verificando como elas se apropriam do Sistema de Escrita Alfabética (SEA) e se existe ou não práticas exitosas de alfabetização, com enfoque específico na escrita, refletindo acerca das metodologias adotadas pela docente em sala de aula para uma alfabetização voltada para o aprender a escrever. Para guiar nossas discussões partimos dos pressupostos teóricos de Ferreiro e Teberosky (2001), Cagliari (2008), Soares (1998), Morais e Leite (2012), entre outros. Assim, analisamos as escritas de crianças em uma turma do 2º ensino fundamental de uma escola pública do município Rodolfo Fernandes - RN, localizada na região do Alto Oeste Potiguar, identificamos a fase de escrita alfabética em que cada criança se encontra e como resultados percebemos práticas exitosas de alfabetização na escola investigada. Do que se conclui que a docente demonstrou ter conhecimentos do (SEA) e da importância do mesmo para práticas de alfabetização exitosas, uma vez que as escritas analisadas demonstram que as crianças apresentam domínio dos componentes alfabéticos, no qual a prática de leitura e escrita é indispensável para a incorporação dos conhecimentos acerca da língua escrita." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EXPERIÊNCIAS DE LEITURA E DE ESCRITA: A FORMAÇAO DO LEITOR EM FOCO" "palavra_chave" => "SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICO (SEA), FASES DE DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA, ATIVIDADES ESPONTÂNEAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_2datahora_25_05_2014_18_16_35_idinscrito_458_c18ca84236fbc762bc156bfdef6d7792.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:52" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA ROZÂNGELA GURGEL CAMPÊLO" "autor_nome_curto" => "ROZANGELA" "autor_email" => "angela-gurgel@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-fiped" "edicao_nome" => "Anais VI FIPED" "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014" "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png" "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6447 "edicao_id" => 20 "trabalho_id" => 274 "inscrito_id" => 458 "titulo" => "O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA ALFABÉTICA: UMA ANÁLISE DA ESCRITA DE DISCENTES DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Objetivamos com o presente artigo identificar as fases de escrita nas atividades de crianças da turma do 2º ano do ensino fundamental, verificando como elas se apropriam do Sistema de Escrita Alfabética (SEA) e se existe ou não práticas exitosas de alfabetização, com enfoque específico na escrita, refletindo acerca das metodologias adotadas pela docente em sala de aula para uma alfabetização voltada para o aprender a escrever. Para guiar nossas discussões partimos dos pressupostos teóricos de Ferreiro e Teberosky (2001), Cagliari (2008), Soares (1998), Morais e Leite (2012), entre outros. Assim, analisamos as escritas de crianças em uma turma do 2º ensino fundamental de uma escola pública do município Rodolfo Fernandes - RN, localizada na região do Alto Oeste Potiguar, identificamos a fase de escrita alfabética em que cada criança se encontra e como resultados percebemos práticas exitosas de alfabetização na escola investigada. Do que se conclui que a docente demonstrou ter conhecimentos do (SEA) e da importância do mesmo para práticas de alfabetização exitosas, uma vez que as escritas analisadas demonstram que as crianças apresentam domínio dos componentes alfabéticos, no qual a prática de leitura e escrita é indispensável para a incorporação dos conhecimentos acerca da língua escrita." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EXPERIÊNCIAS DE LEITURA E DE ESCRITA: A FORMAÇAO DO LEITOR EM FOCO" "palavra_chave" => "SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICO (SEA), FASES DE DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA, ATIVIDADES ESPONTÂNEAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_2datahora_25_05_2014_18_16_35_idinscrito_458_c18ca84236fbc762bc156bfdef6d7792.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:52" "updated_at" => "2020-06-10 12:46:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA ROZÂNGELA GURGEL CAMPÊLO" "autor_nome_curto" => "ROZANGELA" "autor_email" => "angela-gurgel@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-fiped" "edicao_nome" => "Anais VI FIPED" "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014" "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png" "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }