Artigo Anais VI FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA ALFABÉTICA: UMA ANÁLISE DA ESCRITA DE DISCENTES DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICO (SEA), FASES DE DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA, ATIVIDADES ESPONTÂNEAS Comunicação Oral (CO) EXPERIÊNCIAS DE LEITURA E DE ESCRITA: A FORMAÇAO DO LEITOR EM FOCO
"2014-07-30 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6447
    "edicao_id" => 20
    "trabalho_id" => 274
    "inscrito_id" => 458
    "titulo" => "O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA ALFABÉTICA: UMA ANÁLISE DA ESCRITA DE DISCENTES DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Objetivamos com o presente artigo identificar as fases de escrita nas atividades de crianças da turma do 2º ano do ensino fundamental, verificando como elas se apropriam do Sistema de Escrita Alfabética (SEA) e se existe ou não práticas exitosas de alfabetização, com enfoque específico na escrita, refletindo acerca das metodologias adotadas pela docente em sala de aula para uma alfabetização voltada para o aprender a escrever. Para guiar nossas discussões partimos dos pressupostos teóricos de Ferreiro e Teberosky (2001), Cagliari (2008), Soares (1998), Morais e Leite (2012), entre outros. Assim, analisamos as escritas de crianças em uma turma do 2º ensino fundamental de uma escola pública do município Rodolfo Fernandes - RN, localizada na região do Alto Oeste Potiguar, identificamos a fase de escrita alfabética em que cada criança se encontra e como resultados percebemos práticas exitosas de alfabetização na escola investigada. Do que se conclui que a docente demonstrou ter conhecimentos do (SEA) e da importância do mesmo para práticas de alfabetização exitosas, uma vez que as escritas analisadas demonstram que as crianças apresentam domínio dos componentes alfabéticos, no qual a prática de leitura e escrita é indispensável para a incorporação dos conhecimentos acerca da língua escrita."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EXPERIÊNCIAS DE LEITURA E DE ESCRITA: A FORMAÇAO DO LEITOR EM FOCO"
    "palavra_chave" => "SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICO (SEA), FASES DE DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA, ATIVIDADES ESPONTÂNEAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_2datahora_25_05_2014_18_16_35_idinscrito_458_c18ca84236fbc762bc156bfdef6d7792.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA ROZÂNGELA GURGEL CAMPÊLO"
    "autor_nome_curto" => "ROZANGELA"
    "autor_email" => "angela-gurgel@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VI FIPED"
    "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014"
    "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png"
    "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6447
    "edicao_id" => 20
    "trabalho_id" => 274
    "inscrito_id" => 458
    "titulo" => "O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA ALFABÉTICA: UMA ANÁLISE DA ESCRITA DE DISCENTES DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Objetivamos com o presente artigo identificar as fases de escrita nas atividades de crianças da turma do 2º ano do ensino fundamental, verificando como elas se apropriam do Sistema de Escrita Alfabética (SEA) e se existe ou não práticas exitosas de alfabetização, com enfoque específico na escrita, refletindo acerca das metodologias adotadas pela docente em sala de aula para uma alfabetização voltada para o aprender a escrever. Para guiar nossas discussões partimos dos pressupostos teóricos de Ferreiro e Teberosky (2001), Cagliari (2008), Soares (1998), Morais e Leite (2012), entre outros. Assim, analisamos as escritas de crianças em uma turma do 2º ensino fundamental de uma escola pública do município Rodolfo Fernandes - RN, localizada na região do Alto Oeste Potiguar, identificamos a fase de escrita alfabética em que cada criança se encontra e como resultados percebemos práticas exitosas de alfabetização na escola investigada. Do que se conclui que a docente demonstrou ter conhecimentos do (SEA) e da importância do mesmo para práticas de alfabetização exitosas, uma vez que as escritas analisadas demonstram que as crianças apresentam domínio dos componentes alfabéticos, no qual a prática de leitura e escrita é indispensável para a incorporação dos conhecimentos acerca da língua escrita."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EXPERIÊNCIAS DE LEITURA E DE ESCRITA: A FORMAÇAO DO LEITOR EM FOCO"
    "palavra_chave" => "SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICO (SEA), FASES DE DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA, ATIVIDADES ESPONTÂNEAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_2datahora_25_05_2014_18_16_35_idinscrito_458_c18ca84236fbc762bc156bfdef6d7792.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA ROZÂNGELA GURGEL CAMPÊLO"
    "autor_nome_curto" => "ROZANGELA"
    "autor_email" => "angela-gurgel@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VI FIPED"
    "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014"
    "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png"
    "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 30 de julho de 2014

Resumo

Objetivamos com o presente artigo identificar as fases de escrita nas atividades de crianças da turma do 2º ano do ensino fundamental, verificando como elas se apropriam do Sistema de Escrita Alfabética (SEA) e se existe ou não práticas exitosas de alfabetização, com enfoque específico na escrita, refletindo acerca das metodologias adotadas pela docente em sala de aula para uma alfabetização voltada para o aprender a escrever. Para guiar nossas discussões partimos dos pressupostos teóricos de Ferreiro e Teberosky (2001), Cagliari (2008), Soares (1998), Morais e Leite (2012), entre outros. Assim, analisamos as escritas de crianças em uma turma do 2º ensino fundamental de uma escola pública do município Rodolfo Fernandes - RN, localizada na região do Alto Oeste Potiguar, identificamos a fase de escrita alfabética em que cada criança se encontra e como resultados percebemos práticas exitosas de alfabetização na escola investigada. Do que se conclui que a docente demonstrou ter conhecimentos do (SEA) e da importância do mesmo para práticas de alfabetização exitosas, uma vez que as escritas analisadas demonstram que as crianças apresentam domínio dos componentes alfabéticos, no qual a prática de leitura e escrita é indispensável para a incorporação dos conhecimentos acerca da língua escrita.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.