A PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA ATRAVÉS DO VENTO E DA RADIAÇÃO SOLAR SÃO PROMESSAS PARA O FUTURO DA MATRIZ ENERGÉTICA BRASILEIRA. O NORDESTE BRASILEIRO É A REGIÃO COM MAIOR POTENCIAL PARA A IMPLANTAÇÃO DE PARQUES EÓLICOS E USINAS FOTOVOLTAICAS, POIS APRESENTA SOL ABUNDANTE DURANTE O DIA E RAJADAS DE VENTO DURANTE A NOITE. COM INVESTIMENTOS ADEQUADOS, PRINCIPALMENTE EM PESQUISAS, O CUSTO DE GERAÇÃO DA ENERGIA ELÉTRICA PROVENIENTE DE FONTES ALTERNATIVAS PODE DIMINUIR, JÁ QUE O CUSTO É O FATOR PRINCIPAL DE DESVANTAGEM DAS ENERGIAS RENOVÁVEIS FRENTE ÀS FONTES DE ENERGIAS TRADICIONAIS (HIDRÁULICA E TERMELÉTRICA).
A ÁREA DE ENERGIA HÍBRIDA (SOLAR + EÓLICA) É FUNDAMENTAL EM DIVERSOS CURSOS DE ENGENHARIA APESAR DA POUCA DISCUSSÃO A SEU RESPEITO EM SALA DE AULA, OUTRO FATO QUE TORNA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DAS ENERGIAS RENOVÁVEIS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO É O CUSTO DAS BANCADAS DIDÁTICAS COMERCIAIS (EM MÉDIA DE 80 MIL REAIS) E AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS DOCENTES NA ELABORAÇÃO DE EXPERIMENTOS DIDÁTICOS A BAIXO CUSTO.
NESTE CONTEXTO, O TRABALHO TEM COMO FINALIDADE PRINCIPAL PROJETAR E CONSTRUIR UMA BANCADA DIDÁTICA A BAIXO CUSTO INTEGRANDO ENERGIA FOTOVOLTAICA E EÓLICA PARA AUXILIAR OS DISCENTES DOS CURSO DA ÁREA DA ENGENHARIA ELÉTRICA E TAMBÉM DE OUTROS CURSOS DO INSTITUTO FEDERAL DE PERNAMBUCO – CAMPUS GARANHUNS. APÓS A CONSTRUÇÃO DA BANCADA FOI POSSÍVEL REALIZAR AULAS PRÁTICAS, A COLETA DE DADOS EXPERIMENTAIS DA PRODUÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA, COMPARAÇÃO DOS DADOS TEÓRICOS DE GERAÇÃO COM OS DADOS EXPERIMENTAIS, ESTUDOS DOS VENTOS NO MUNICÍPIO DE GARANHUNS, TREINAMENTO DAS TECNOLOGIAS ENVOLVIDAS PARA A COMUNIDADE ACADÊMICA E A DIFUSÃO DAS FONTES RENOVÁVEIS DE ENERGIA NO AGRESTE PERNAMBUCANO POR MEIO DE TREINAMENTOS A COMUNIDADE EXTERNA. ALÉM DE PROMOVER A DISCUSSÃO SOBRE ENERGIA HÍBRIDA NO AGRESTE MERIDIONAL PERNAMBUCANO, A BANCADA HÍBRIDA CONFECCIONADA SERVE COMO AUXÍLIO PARA O DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE PESQUISA E TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO E SUPORTE PARA AULAS EXPERIMENTAIS NA GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA DO CAMPUS.
O DIFERENCIAL DO TRABALHO ESTÁ EM: (1) SUPERVISÃO REMOTA DE DADOS; (2) BAIXO CUSTO; (3) BAIXO CONSUMO DE ENERGIA PELOS COMPONENTES UTILIZADOS NO PROTÓTIPO; (4) CARÁTER DIDÁTICO.