METAIS PESADOS LIBERADOS PELO TRÁFEGO VEICULAR PODEM SE ACUMULAR NA FORMA DE POEIRA DE ASFALTO E OFERECER RISCOS A SAÚDE DA POPULAÇÃO EXPOSTA. POR ISSO, O MONITORAMENTO DOS SEUS TEORES É NECESSÁRIO PARA CONTROLAR A QUALIDADE DO AMBIENTE URBANO. NESSE SENTIDO, O PRESENTE ESTUDO OBJETIVOU AVALIAR O EFEITO DO FLUXO VEICULAR SOBRE OS TEORES TOTAIS DE CD, CR, NI E SB PRESENTES NA POEIRA DO ASFALTO DAS PRINCIPAIS VIAS URBANAS DO RECIFE. AMOSTRAS DE POEIRA FORAM COLETADAS POR MEIO DA VARREDURA DO ASFALTO EM VIAS COM DIFERENTES FLUXOS VEICULARES. OS TEORES TOTAIS DOS METAIS FORAM EXTRAÍDOS POR DIGESTÃO TOTAL E DETERMINADOS POR ESPECTROMETRIA DE EMISSÃO ÓTICA COM PLASMA INDUTIVAMENTE ACOPLADO (ICP-OES). OS TEORES MÉDIOS DOS METAIS SEGUIRAM A SEGUINTE ORDEM DECRESCENTE (MG KG-1): CR (55,0); > NI (12,0); > CD (2,0); > SB (1,0), SUPERANDO OS RESPECTIVOS VALORES DE REFERÊNCIA DE QUALIDADE DO SOLO. OS TEORES MAIS ELEVADOS OCORRERAM NAS VIAS DE ALTO FLUXO VEICULAR, SEGUIDOS POR MÉDIO E BAIXO FLUXO, INDICANDO A FORTE INFLUÊNCIA DO TRÁFEGO NO ENRIQUECIMENTO DA POEIRA POR METAIS. O ÍNDICE DE POLUIÇÃO DO METAL TAMBÉM SEGUIU A TENDÊNCIA DECRESCENTE EM RELAÇÃO AO FLUXO VEICULAR (ALTO > MÉDIO > BAIXO), SUGERINDO MAIOR DEGRADAÇÃO DE LOCAIS COM TRÁFEGO MAIS INTENSO. O MONITORAMENTO DAS POEIRAS DE ASFALTO E AVALIAÇÕES DE RISCO À SAÚDE HUMANA DEVEM SER REALIZADOS PERIODICAMENTE EM DECORRÊNCIA DO CRESCIMENTO ACELERADO DA FROTA VEICULAR, QUE CONSEQUENTEMENTE TENDE A AUMENTAR O ENRIQUECIMENTO DESTE MATERIAL POR METAIS PESADOS.