Artigo Anais VI FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

LIVROS NARRATIVOS NA INFÂNCIA. REFLEXÃO SOBRE DOIS TEXTOS PUBLICADOS EM PORTUGAL SOBRE ALTERIDADE.

Palavra-chaves: LIVRO NARRATIVO, ALTERIDADE, LITERATURA INFANTIL, EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO INFANTIL E SUA PRÁTICA EDUCATIVA
"2014-07-30 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6425
    "edicao_id" => 20
    "trabalho_id" => 188
    "inscrito_id" => 1003
    "titulo" => "LIVROS NARRATIVOS NA INFÂNCIA. REFLEXÃO SOBRE DOIS TEXTOS PUBLICADOS EM PORTUGAL SOBRE ALTERIDADE."
    "resumo" => "Este trabalho aborda os lugares e os gestos dos livros narrativos no desenvolvimento literário e literácito da criança. Recorrendo a um referencial teórico do domínio dos Estudos Literários, o trabalho dedica a sua atenção a duas obras publicadas em Portugal sobre o tratamento da alteridade.  O trabalho mostra que os livros narrativos estão imbuídos de valores ideológicos relevantes nas comunidades interpretativas e que os mesmos podem, pela sua dimensão formativa, auxiliar na construção de uma sociedade mais solidária e inclusiva.  Os textos presentes nos livros de literatura infantil propõem especialmente mundos possíveis à luz dos quais partilham valores de natureza humanística com seus leitores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO INFANTIL E  SUA PRÁTICA EDUCATIVA"
    "palavra_chave" => "LIVRO NARRATIVO, ALTERIDADE, LITERATURA INFANTIL, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_2datahora_25_05_2014_10_33_08_idinscrito_1003_47d8bfccc317080722cde1fad316d863.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUZIA FERREIRA PEREIRA ENÉAS"
    "autor_nome_curto" => "LUZIA FERREIRA"
    "autor_email" => "luziaenease@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE-UERN- UNIVERSIDADE DO MINHO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VI FIPED"
    "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014"
    "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png"
    "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6425
    "edicao_id" => 20
    "trabalho_id" => 188
    "inscrito_id" => 1003
    "titulo" => "LIVROS NARRATIVOS NA INFÂNCIA. REFLEXÃO SOBRE DOIS TEXTOS PUBLICADOS EM PORTUGAL SOBRE ALTERIDADE."
    "resumo" => "Este trabalho aborda os lugares e os gestos dos livros narrativos no desenvolvimento literário e literácito da criança. Recorrendo a um referencial teórico do domínio dos Estudos Literários, o trabalho dedica a sua atenção a duas obras publicadas em Portugal sobre o tratamento da alteridade.  O trabalho mostra que os livros narrativos estão imbuídos de valores ideológicos relevantes nas comunidades interpretativas e que os mesmos podem, pela sua dimensão formativa, auxiliar na construção de uma sociedade mais solidária e inclusiva.  Os textos presentes nos livros de literatura infantil propõem especialmente mundos possíveis à luz dos quais partilham valores de natureza humanística com seus leitores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO INFANTIL E  SUA PRÁTICA EDUCATIVA"
    "palavra_chave" => "LIVRO NARRATIVO, ALTERIDADE, LITERATURA INFANTIL, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_2datahora_25_05_2014_10_33_08_idinscrito_1003_47d8bfccc317080722cde1fad316d863.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUZIA FERREIRA PEREIRA ENÉAS"
    "autor_nome_curto" => "LUZIA FERREIRA"
    "autor_email" => "luziaenease@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE-UERN- UNIVERSIDADE DO MINHO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VI FIPED"
    "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014"
    "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png"
    "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 30 de julho de 2014

Resumo

Este trabalho aborda os lugares e os gestos dos livros narrativos no desenvolvimento literário e literácito da criança. Recorrendo a um referencial teórico do domínio dos Estudos Literários, o trabalho dedica a sua atenção a duas obras publicadas em Portugal sobre o tratamento da alteridade. O trabalho mostra que os livros narrativos estão imbuídos de valores ideológicos relevantes nas comunidades interpretativas e que os mesmos podem, pela sua dimensão formativa, auxiliar na construção de uma sociedade mais solidária e inclusiva. Os textos presentes nos livros de literatura infantil propõem especialmente mundos possíveis à luz dos quais partilham valores de natureza humanística com seus leitores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.