ESTE TRABALHO PROCURA COMPREENDER A RETÓRICA ARGUMENTATIVA DO PENSAMENTO CONSERVADOR, ESPECIALMENTE A MANEIRA RELATIVAMENTE FIXA DE SUAS PRESSUPOSIÇÕES. ESSAS ACOMPANHAM MODELOS INVARIANTES DE ARGUMENTAÇÕES TEÓRICAS. IGUALMENTE, TAL PENSAMENTO INFLUENCIA AS ALOCUÇÕES, AS ATITUDES, AS PRÁTICAS MACHISTAS E LESBOFÓBICAS NA SOCIEDADE E NOS COTIDIANOS DE MUITOS ESTABELECIMENTOS ESCOLARES. A PARTIR DE UMA PESQUISA TECIDA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE FAETEC (FUNDAÇÃO DE APOIO A ESCOLA TÉCNICA), FOI APREENDIDO QUE O PENSAMENTO CONSERVADOR É UM DOS ELEMENTOS QUE NORTEIA O DISCURSO E AS PRÁTICAS MACHISTAS E CHAUVINISTAS EM RELAÇÃO A UMA ALUNA LÉSBICA. A METODOLOGIA USADA FOI O PARADIGMA INDICIÁRIO DE CARLO GINZBURG. ATRAVÉS DAS OBSERVAÇÕES, ENTREVISTAS E NARRATIVAS DESTA ALUNA FOI PERCEBIDO QUE ELA SOFRIA PROCESSOS DE EXCLUSÃO QUE SE MATERIALIZAVAM EM PRÁTICAS LESBOFÓBICAS. FOI APREENDIDO TAMBÉM QUE OS PROCEDIMENTOS DE DISCRIMINAÇÃO E PERSEGUIÇÃO, FRUTOS DE UM PENSAMENTO CONSERVADOR INTERFEREM NO DESENVOLVIMENTO DAS IDENTIDADES DE TODXS XS ESTUDANTES.