O INTUITO DESTE É O DE ABORDAR A RELAÇÃO ENTRE SUJEITXS E PERSONAGENS DRAGS, DESCREVENDO A SUA CONCEPÇÃO ACERCA DA AUTOSEXUALIDADE, COMO ISSO É VISTO NA SUA PRÁTICA DOCENTE E DE QUE FORMA A COMUNIDADE ESCOLAR SE RELACIONA COM ESTXS DOCENTES. DISCUTO OS ELEMENTOS DO PROCESSO DE [TRANS]FORMAÇÃO DXS DRAGS E OS MECANISMOS QUE SÃO UTILIZADOS PARA A PRODUÇÃO DE GÊNERO NO CORPO E NAS MARCAS DE IDENTIDADE DESTXS PERFORMERS. PARA ATINGIR ESTE PROPÓSITO, FOI INVESTIGADO COMO SE PROCESSA A RELAÇÃO DE IDENTIFICAÇÃO DXS DRAGS COM OS GÊNEROS FEMININOS E MASCULINOS. ESTES DADOS FORAM OBTIDOS ATRAVÉS DE LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E DE PESQUISA EXPLORATÓRIA COM UM SUJEITO, QUE É PROFESSOR DE DIA E DRAG QUEEN A NOITE, POR MEIO DA CONVERSA[ÇÃO]. PROFESSORXS QUE INTERPRETAM DRAGS [OU SERIAM AS DRAGS QUE ATUAM COMO PROFESSORXS?], NÃO APENAS DESEJAM VIVER, ENSINAR E SEREM ACEITXS COMO SENDO [RE/DES]CONSTRUTORXS DA NATUREZA OPOSTA À DE SEU SEXO BIOLÓGICO, AO CONTRÁRIO, SUPERAM AS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS DE SEU GÊNERO, E VIVIFICAM SUAS IDENTIFICAÇÕES COM O GÊNERO OPOSTO POR MEIO DE SUAS [RE/DES]MONTAGENS, QUE AUXILIAM NA [RE/DES]CONSTRUÇÃO DE SEUS CORPOS, DESEJOS E PAIXÕES. O PROTAGONISMO DE PROFESSORXS DRAGS [OU SERIAM DRAG PROFESSORXS?] É IMPORTANTE, POIS AJUDA A LEGITIMAR AS DISCUSSÕES SOBRE A DIVERSIDADE SEXUAL NAS ESCOLAS.