AS ATIVIDADES LÚDICAS SÃO PRÁTICAS PRIVILEGIADAS PARA A APLICAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO QUE VISE O DESENVOLVIMENTO PESSOAL DO ALUNO E A ATUAÇÃO EM COOPERAÇÃO NA SOCIEDADE. SÃO TAMBÉM INSTRUMENTOS QUE MOTIVAM, ATRAEM E ESTIMULAM O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. DESTE MODO, A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO ENSINO DE QUÍMICA TEM SIDO MUITO IMPORTANTE, OBJETIVANDO FACILITAR O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. ESTE ESTUDO OBJETIVOU AVALIAR AS CONTRIBUIÇÕES DA UTILIZAÇÃO DE JOGOS PARA O ENSINO DE TABELA PERIÓDICA EM UMA TURMA DE 1° ANO DO ENSINO MÉDIO. PARA REALIZAÇÃO DO MESMO FORAM CONFECCIONADAS CARTAS CONTENDO INFORMAÇÕES RELACIONADAS A CADA ELEMENTO QUÍMICO, COMO NOME, SÍMBOLO, NÚMERO ATÔMICO, MASSA ATÔMICA E DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA, AO QUAL FOI DENOMINADO DE “ ENTENDENDO A TABELA PERIÓDICA” SEQUENCIALMENTE FOI REALIZADA A MONTAGEM DA TABELA, OBJETIVANDO A COMPREENSÃO DA CLASSIFICAÇÃO DOS ELEMENTOS E DA ORGANIZAÇÃO EM FAMÍLIAS E PERÍODOS E EM SEGUIDA PROCEDEU-SE COM O SORTEIO DE QUESTÕES ELABORADAS PELO PROFESSOR, OBJETIVANDO A FIXAÇÃO DO CONTEÚDO, POR FIM APLICOU-SE UM QUESTIONÁRIO VISANDO AVALIAR AS CONTRIBUIÇÃO DO USO DE JOGOS NO ENSINO DO CONTEÚDO DE TABELA PERIÓDICA. OBSERVOU-SE QUE O USO DE JOGOS POSSIBILITOU UMA MELHOR APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS RELACIONADOS A TABELA PERIÓDICA, PERMITINDO AOS ALUNOS UM MAIOR ENVOLVIMENTO COM O ASSUNTO E COM OUTROS CONTEÚDOS ABORDADOS NA DISCIPLINA.