OS RECURSOS LÚDICOS SÃO COMPONENTES UTILIZADOS NO AMBIENTE ESCOLAR PARA ESTIMULAR OS ALUNOS, ENRIQUECENDO E FACILITANDO O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. O USO DESSES RECURSOS SURGE COM O INTUITO DE PREENCHER OS ESPAÇOS DEIXADOS PELO ENSINO TRADICIONAL, AO PROMOVER UMA AULA MAIS ATRATIVA E INTERESSANTE, PERMITINDO O ENSINAR E O APRENDER DE MANEIRA SIGNIFICATIVA. O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO ELABORAR UM JOGO DE TABULEIRO, NA ÁREA DE ECOLOGIA, PARA AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM SOBRE O CONHECIMENTO DO BIOMA CAATINGA EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE PATOS, PARAÍBA. PARTICIPARAM DA PESQUISA 17 ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO PÚBLICO, COM IDADES ENTRE 16 A 18 ANOS. A EXPERIÊNCIA DIDÁTICA CONSISTIU EM DUAS FASES: UMA EXPOSIÇÃO TEÓRICA SOBRE O TEMA “BIOMA CAATINGA”, E POSTERIORMENTE, UM JOGO DE TABULEIRO, NA QUAL SE UTILIZOU UM QUESTIONÁRIO, CONSTITUÍDO POR QUATRO AFIRMATIVAS, SEGUNDO O MODELO DE ESCALA DE LIKERT, E SEIS QUESTÕES DISCURSIVAS, SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DO BIOMA, EM RELAÇÃO AO CLIMA E AS ADAPTAÇÕES DAS PLANTAS. DURANTE O JOGO, PERCEBEU-SE UM GRANDE INTERESSE DOS ALUNOS PELA AULA. A ATIVIDADE LÚDICA APRESENTOU O BIOMA CAATINGA DE FORMA DINÂMICA E PRODUTIVA PROPORCIONANDO A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO E PRESERVAÇÃO DO MESMO. O JOGO “TRILHA DO BIOMA CAATINGA” FAVORECEU A INTERAÇÃO E A PARTICIPAÇÃO, TORNANDO O ENSINO PRAZEROSO E SIGNIFICATIVO PARA OS ALUNOS E EDUCADOR.